sexta-feira, 24 de julho de 2009

Volkswagen está perto de fechar a compra da Porsche

Porsche anunciou demissão do seu presidente. Acordo prevê a fusão das estruturas jurídicas das montadoras.

Após anos de brigas industriais e familiares, o número um europeu do automóvel, o alemão Volkswagen, parece nesta quinta-feira (23) perto de comprar a compatriota construtora de carros de luxo, Porsche. Esta integração programada, com o apoio do Emirado do Qatar, provocou a saída do presidene da Porsche, o carismático Wendelin Wiedeking, que era tido como o presidente mais bem pago da Alemanha.

Ford registra lucro de US$ 2,3 bilhões no segundo trimestre

Empresa obteve ganhos com cortes estruturais nos Estados Unidos. Montadora ganhou dois pontos percentuais no mercado norte-americano.

A montadora norte-americana Ford anunciou nesta quinta-feira (23) um lucro de US$ 2,26 bilhões no segundo trimestre graças ao benefício originado pela redução de sua dívida. A empresa indicou que durante o período reduziu cortes estruturais nos Estados Unidos, o que representou uma queda de despesas da ordem de US$ 1,2 bilhão.

A companhia anunciou prejuízo operacional no segundo trimestre menor que a previsão de analistas, sem considerar um ganho líquido de US$ 2,8 bilhões a partir de itens não recorrentes que incluem medidas de redução da dívida.

"Os resultados globais indicam redução do prejuízo e aumento de participação de mercado da Ford não só nos Estados Unidos, mas em todas as regiões. Eles mostram que a estratégia da companhia está acertada e que prioriza a sustentabilidade financeira das operações e o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades de consumidores em todo o mundo", afirmou o presidente da Ford Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira.

A Ford informou que espera que a economia norte-americana comece a se recuperar na segunda metade deste ano. O presidente da empresa, Alan Mulally, disse em um comunicado que “ainda que o ambiente econômico segue extramente difícil em todo o mundo, avançamos de forma significativa em nosso plano de transformação. Nossas operações centrais são cada vez mais fortes”.

Os executivos da empresa destacaram que o segundo trimestre do ano ajudou a Ford a ganhar mercado em várias partes do mundo. Nos Estados Unidos, as marcas do grupo alcançaram 16,4% de participação do mercado, com um ganho de dois pontos percentuais. No Canadá e no México, a Ford cresceu 2,8% e 1,1% respectivamente. Na América do Sul, a empresa responde por 10,4% do mercado de veículos.

"Atingimos o vigésimo segundo trimestre consecutivo de lucro na América do Sul, mas a queda observada na lucratividade demonstra claramente que, apesar dos bons níveis de vendas, principalmente no mercado brasileiro, as montadoras continuam fazendo um esforço especial para manter as vendas nos patamares atuais. Ainda existem desafios relativos aos volumes na região e outros fatores macroeconômicos", acrescenta Oliveira. A Ford é a única das grandes montadoras norte-americanas que não recorreu a empréstimos do governo para manter suas operações, enquanto Chrysler e General Motors tiveram de declarar concordata.

Queda na receita
A receita da companhia caiu para US$ 27,2 bilhões no segundo trimestre, contra US$ 38,2 bilhões no mesmo período do ano passado. Analistas estimavam a receita em US$ 23,39 bilhões. A Ford gastou até US$ 1 bilhão em capital nas operações com veículos de abril a junho, quantia inferior frente à saída de US$ 3,7 bilhões no primeiro trimestre. A montadora acrescentou que espera que o fluxo de capital melhore em relação ao primeiro semestre e continuará adotando medidas para melhorar seu balanço.

A Ford cortou sua dívida automotiva em cerca de US$ 10 bilhões ao completar uma série de transações no começo de abril e levantou US$ 1,6 bilhão de dólares por meio de uma oferta pública de ações em maio. Executivos da Ford disseram que a companhia tem liquidez suficiente para completar um plano de recuperação, deixando os investidores focados na preservação de capital e na redução da dívida. A Ford fechou o trimestre com US$ 21 bilhões em caixa, contra US$ 21,3 bilhões de dólares no final de março.

Hamilton faz o melhor tempo do dia na Hungria

McLaren faz dobradinha e Red Bull supera a Brawn

Com uma volta em 1m22s079 no último minuto, o campeão mundial Lewis Hamilton foi o mais rápido no segundo treino livre e ficou com o melhor tempo na sexta-feira de atividades para o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1. Heikki Kovalainen, que havia sido o melhor na primeira sessão, liderou a maior parte da prática e completou a dobradinha da McLaren, com 1m22s126.O alemão Nico Rosberg, da Williams, ficou com a terceira posição, a apenas 0s075 da marca estabelecida por Hamilton. Completaram o grupo dos cinco mais rápidos o australiano Mark Webber (Red Bull) e o japonês Kazuki Nakajima (Williams).

Em um treino marcado pelas saídas de pista, Rubens Barrichello (Brawn) e Felipe Massa (Ferrari) não deixaram de dar suas escapadas. Rubinho ainda conseguiu o sétimo melhor tempo, enquanto o vice-campeão de 2008 foi apenas o 18º. Nelsinho Piquet, que está ameaçado de demissão da Renault, ficou na 15ª posição, três postos atrás do companheiro de equipe Fernando Alonso.Líder do campeonato, Jenson Button, da Brawn, teve uma participação discreta e terminou na 13ª colocação.

O vice-líder Sebastian Vettel, da Red Bull, teve um desempenho melhor e foi o sexto.Os carros voltarão à pista às 6h (de Brasília) deste sábado para o terceiro treino livre. Três horas depois será disputado o treino classificatório para a decisão das posições de largada.

TEMPOS DO SEGUNDO TREINO LIVRE

1º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m22s079
2° - Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - 1m22s126
3º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - 1m22s154
4º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m22s369
5º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - 1m22s426
6º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m22s550
7º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - 1m22s641
8º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - 1m22s663
9º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - 1m22s690
10º - Timo Glock (ALE) Toyota - 1m22s751
11º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - 1m22s763
12º - Fernando Alonso (ESP) Renault - 1m22s793
13º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - 1m22s806
]14º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - 1m22s870
15º - Nelsinho Piquet (BRA) Renault - 1m22s927
16º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m22s978
17º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Mercedes - 1m23s029
18º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m23s156
19º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m23s176
20º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - 1m23s942

8º Mega Encontro em Uberlândia - MG


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Chrysler vai continuar a fabricar o superesportivo Dodge Viper


Carro é feito desde 1995. Modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em quatro segundos.


A Chrysler anunciou que vai manter a produção do carro superesportivo Dodge Viper SRT10. Depois de não conseguir vender a unidade responsável pela produção do Viper nos Estados Unidos, a empresa, que ainda está em processo de concordata, decidiu continuar a fabricar o modelo muito cobiçado pelos amantes de veículos velozes.


Desde o início da produção do modelo, em 1995, a Dodge, marca filiada à Chrysler, já produziu 25 mil unidades do Viper. O carro tem motor 8.4 V10 com 600 cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em quatro segundos. O Viper é oferecido em versões cupê e conversível e custa no mercado norte-americano a partir de US$ 91 mil.

(G1)

Webber supera punição e vence pela primeira vez na Fórmula 1


Em nova dobradinha da Red Bull, Massa é terceiro e Brawn naufraga

Mesmo depois de uma punição com uma passagem pelos boxes após um toque com Rubens Barrichello na largada, Mark Webber conquistou com autoridade no Grande Prêmio da Alemanha a sua primeira vitória na Fórmula 1 após 132 corridas. Desde o GP dos Estados Unidos de 1981, com Alan Jones, um australiano não vencia na categoria. Sebastian Vettel completou a dobradinha da Red Bull e Felipe Massa subiu ao pódio pela primeira vez no ano com a Ferrari, após brilhante atuação.

Barrichello chegou a liderar a corrida no início após ótima largada, mas naufragou devido a uma estratégia de três pit stops, uma falha na mangueira de reabastecimento na sua segunda parada e o desgaste excessivo dos pneus traseiros de seu Brawn, e foi só o sexto, uma posição atrás de seu companheiro de equipe Jenson Button, que também entrou três vezes nos boxes. O inglês segue na ponta do Mundial, com 68 pontos, mas agora o vice-líder é Vettel, com 47, enquanto Webber é o terceiro, com 45,5. Barrichello caiu para quarto, com 44.

Completaram a zona de pontuação o alemão Nico Rosberg, com excelente quarto lugar com seu Williams após ter largado em 15º, o espanhol Fernando Alonso, da Renault, na sétima posição, e o finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, em oitavo. O brasileiro Nelsinho Piquet, que, segundo a mídia europeia corre risco de demissão na Renault, finalizou a corrida em 13º.A próxima etapa da temporada será daqui a duas semanas, na Hungria.

A CORRIDA

Barrichello fez excelente largada e colocou-se ao lado do pole Webber, que, numa manobra perigosa, jogou seu carro contra o do brasileiro. Mesmo com um toque, Barrichello conseguiu contornar a primeira curva à frente. Lewis Hamilton fez ótima largada e pulou para terceiro, mas teve logo um pneu furado, o que o obrigou a fazer um pit stop extra. Com isso, atrás de Barrichello e Webber ficaram Kovalainen, Massa, Button e Vettel.
Com um carro mais leve, Button passou Massa logo na segunda volta, mas depois ficou preso atrás de Kovalainen. Como o finlandês segurava vários carros atrás de si, Barrichello e Webber dispararam na frente nas primeiras voltas. Conforme o previsto, o brasileiro fez o primeiro pit stop na 14ª volta, uma após Button, enquanto Webber cumpriu uma punição (passagem pelos boxes) por ter tocado no piloto da Brawn na largada.

Naquele momento, a corrida começou a ser decidida. Barrichello voltou à pista imediatamente atrás de Massa, que estava com mais combustível pela tática de um pit stop a menos. Com isso, o brasileiro da Brawn não pôde compensar o tempo da parada a mais e perdeu as chances de vitória. Além disso, os pneus macios de Barrichello sofreram um desgaste além do previsto e, quando Massa parou, ele não conseguiu aproveitar a pista livre para abrir vantagem.
Enquanto isso, com uma tática convencional de dois reabastecimentos e um excelente rendimento de seu Red Bull, Webber compensou o tempo perdido com a punição e assumiu a liderança quando Barrichello fez o seu segundo pit stop.

Além de ter visto a ponta escapar, Barrichello ainda perdeu mais tempo porque a mangueira de reabastecimento falhou na parada. Com isso, ele voltou só em quinto, atrás de Vettel, Massa e Nico Rosberg, que fazia ótima corrida e havia retardado seu primeiro reabastecimento.
Livre de Barrichello, Webber se distanciou cada vez mais de Vettel e Massa, que passaram a disputar a segunda posição. O brasileiro chegou a ficar colado no alemão, mas depois perdeu terreno nas voltas que antecederam o segundo reabastecimento de ambos e não conseguiu mais ameaçar a dobradinha da Red Bull.

Já a Brawn promoveu uma mudança de estratégia e chamou Barrichello para o terceiro pit stop uma volta antes de Button, ao contrário do que vinha acontecendo. O inglês aproveitou e voltou na quinta posição após a parada. Nas últimas voltas, o brasileiro partiu para o ataque em cima do inglês, até porque passou a ser pressionado por Alonso, mas as posições foram mantidas.Já Webber cruzou a linha de chegada sem ser ameaçado e vibrou intensamente com a sua primeira vitória a ponto de berrar pelo rádio com os integrantes da Red Bull. Na comemoração, o australiano ainda ouviu a seguinte frase: "Bem-vindo aos vencedores de grande prêmio!".
(Lancenet)

Franchitti fatura a etapa de Toronto e vira líder

Escocês venceu sua terceira prova e brasileiros foram mal

A vitória na confusa etapa de Toronto, no Canadá, deu ao escocês Dario Franchitti a liderança da temporada na IndyCar neste domingo, quando o piloto da Ganassi conseguiu bater as Penskes de Ryan Briscoe e Will Power, segundo e terceiro, respectivamente, para chegar à dianteira do campeonato com 347 pontos contra 345 do companheiro de equipe Scott Dixon (NZL).

Campeão da IRL em 2007, Franchitti voltou à categoria neste ano após correr na Nascar durante a temporada passada e chegou à sua terceira vitória em dez corridas disputadas. Antes de Toronto, ele já havia vencido em Long Beach e Iowa.A corrida no circuito de rua canadense não foi boa para os pilotos brasileiros. Helio Castroneves, da Penske, e Tony Kanaan, da Andretti Green, saíram da prova após se envolverem em colisões. Mário Moraes, da KV, também se envolveu em um incidente no fim da corrida, mas conseguiu voltar e terminar na 11ª posição, logo atrás do melhor brasileiro na prova, Raphael Matos, piloto da Luczo Dragon, que foi o décimo.Na classificação também ficou complicado para os brasileiros.

O melhor do país na temporada, Helio Castroneves, já está 78 pontos atrás do novo líder Franchitti e Tony Kanaan já está praticamente fora da disputa, com 120 pontos distante do topo.A próxima etapa da temporada será no dia 26 de julho, em Edmonton, também no Canadá. Confira o resultado e a classificação da temporada.


sábado, 11 de julho de 2009

Dario Franchitti supera zebras e larga na frente em Toronto

Raphael Matos foi o melhor brasileiro na classificação, com o nono lugar

Prevaleceu a experiência do piloto escocês Dario Franchitti, da Ganassi, na classificação para a etapa de Torono, no Canadá, da IndyCar.


Em uma sessão com surpresas como o desempenho do anfitrião Alex Tagliani, que liderou a segunda etapa da classificação, Franchitti cravou 1m01s0249 na superpole e garantiu a primeira posição.


Enquanto isso, os principais adversários do escocês na temporada não tiveram bons resultados. A segunda colocação ficou com o australiano Will Power, que corre com o terceiro carro da Penske, de cor amarela. O americano Graham Rahal, da Newman/Haas/Lanigan ficou com o terceiro posto da largada.


O líder da temporada com 313 pontos, Scott Dixon (NZL) vai largar em oitavo, o brasileiro Helio Castroneves, quarto no campeonato, larga em décimo, uma posição à frente de seu companheiro de Penske, o australiano Ryan Briscoe, terceiro melhor classificado no ano.


Entre os outros brasileiros, o destaque foi Raphael Matos, da Luczo Dragon, que classificou-se em nono lugar. Mário Moraes, da equipe KV, obteve a 13ª colocação, enquanto Tony Kanaan, que vive uma má fase na categoria pela Andretti-Green, foi apenas o 20º.
A corrida de Toronto tem largada prevista para as 14h (de Brasília) deste domingo. Confira abaixo o grid de largada completo:


Pos. - Piloto - Equipe - Tempo
1º Dario Franchitti (ESC) - Ganassi - 1m01s0249
2º Will Power (AUS) - Penske - 1m01s2851
3º Graham Rahal (EUA) - Newman/Haas/Lanigan - 1m01s3301
4º Justin Wilson (ING) - Dale Coyne - 1m01s5157
5º Alex Tagliani (CAN) - Conquest - 1m01s6980
6º Mike Conway (ING) -Dreyer & Reinbold -1m02s0090
7º Robert Doornbos (HOL) - Newman/Haas/Lanigan -1m01s4419
8º Scott Dixon (NZL) -Ganassi -1m01s4718
9º Raphael Matos (BRA) -Luczo Dragon -1m01s5348
10º Helio Castroneves (BRA) -Penske -1m01s7954
11º Ryan Briscoe (AUS) -Penske -1m01s8575
12º Ryan Hunter-Reay (EUA) -Foyt -1m01s9680
13º Mario Moraes (BRA) -KV -1m01s9704
14º Tomas Scheckter (AFS) - Dreyer & Reinbold -1m01s8681
15º Paul Tracy (CAN) -KV -1m01s9730
16º Ernesto Viso (VEN) -HVM -1m02s1577
17º Marco Andretti (EUA) - Andretti Green -1m02s2138
18º Danica Patrick (EUA) - Andretti Green - 1m02s5839
19º Ed Carpenter (EUA) -Vision - 1m02s5907
20º Tony Kanaan (BRA) - Andretti Green - 1m02s6566
21º Dan Wheldon (ING) - Panther - 1m02s8411
22º Hideki Mutoh (JAP) - Andretti Green -1m03s0413
23º Richard Antinucci (EUA) -3G -1m04s5132

Mark Webber conquista sua primeira pole na Fórmula 1


Em treino emocionante, Barrichello consegue a segunda posição


No treino mais emocionante da temporada da Fórmula 1 até agora, com instabilidade do clima e troca constante na primeira posição, o australiano Mark Webber conquistou a pole position para o GP da Alemanha, em Nürburgring. É a primeira pole da carreira do piloto da Red Bull, que terá ao seu lado na primeira fila o brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn. A segunda fila terá os outros pilotos de Brawn e Red Bull, com o líder do Mundial Jenson Button em terceiro e o alemão Sebastian Vettel a seguir.Os outros dois brasileiros também ficaram entre os dez primeiros, com Felipe Massa em oitavo, logo à frente do companheiro de equipe Kimi Raikkonen, e Nelsinho Piquet em décimo, pela primeira vez à frente de Fernando Alonso justamente na corrida que pode marcar a sua despedida da Renault, que, segundo as últimas informações da mídia especializada, substituirá o brasileiro pelo piloto reserva Romain Grosjean.Outros dois pilotos tiveram ótimo desempenho na sessão deste sábado. O campeão Lewis Hamilton, com um McLaren melhorado, brigou pela pole até os instantes finais, e acabou com a quinta posição. Além dele, destacou-se o alemão Adrian Sutil, que levou um Force India pela primeira vez a um lugar entre os dez primeiros em um grid, na sétima posição.


A largada para a nona corrida da temporada será às 9h (de Brasília) deste domingo e a previsão da meteorologia indica chuva.O TREINOA Red Bull dominou a primeira etapa da classificação, ainda sem chuva. Mark Webber foi o mais veloz, seguido por Alonso, Hamilton, Vettel, Barrichello e Button. Para que se tenha ideia do ótimo rendimento da Red Bull naquele momento, Vettel conseguiu a quarta posição mesmo andando apenas com pneus mais duros, enquanto todos os outros estavam com macios.
No intervalo da primeira para a segunda etapa, a chuva começou a cair, obrigando os pilotos a entrar rapidamente na pista. Todos entraram com pneus slicks, mas o asfalto molhou tão rapidamente que foi necessária uma troca imediata para intermediários.


Barrichello, entretanto, resolveu esperar um pouco e, ao perceber que a pista secava, arriscou abortar sua tentativa com intermediários e tentou os slicks com sucesso, ficando com o primeiro lugar. Depois, os demais também tentaram com slicks, mas a chuva voltou a cair, deixando o brasileiro em primeiro. Quem acertou uma boa volta foi Piquet, que ficou em segundo. Já Alonso, de quem se esperava muito, errou e ficou em 12º.Na etapa final da classificação a chuva não voltou e a pista foi ficando cada vez mais seca, embora ainda sem as condições ideais de aderência. Na primeira rodada de tentativas, Barrichello voltou a ser o mais rápido. Mas, nos minutos finais, a briga pela pole ficou acirrada entre o brasileiro, Hamilton, Button, Vettel e, finalmente, Webber, que na sua última tentativa cravou a quarta pole da Red Bull na temporada e a sua primeira após 132 tentativas.


GRID DE LARGADA DO GP DA ALEMANHA


1º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m32s230

2º - Rubens Barrichello (BRA) Brawn-Mercedes - 1m32s357

3º - Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes - 1m32s473

4º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m32s480

5º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m32s616

6º - Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - 1m33s859

7º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - 1m34s316

8º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1m34s574

9º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - 1m34s710

10º - Nelsinho Piquet (BRA) Renault - 1m34s803

11º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - 1m42s310

12º - Fernando Alonso (ESP) Renault - 1m42s318

13º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - 1m42s500

14º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - 1m42s771

15º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - 1m42s859

16º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - 1m32s190

17º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - 1m32s251

18º - Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Mercedes - 1m32s402

19º - Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - 1m33s559

20º - Timo Glock (ALE) Toyota - punido

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Brasil deve começar a reciclar veículos


Atualmente 1,5% da frota brasileira vai para reciclagem.
Peças reaproveitadas custam cerca de 30% a menos.

Você já deve ter se perguntado para onde vão os carros que saem de circulação. No Brasil, 98,5% da frota nacional termina em desmanches e depósitos, segundo estimativa do Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa (Sindinesfa).


Isso porque no país não há uma legislação que torne obrigatório e regulamente o reaproveitamento de peças de automóveis, ao contrário dos Estados Unidos, Japão e Europa, onde há leis de reciclagem. No caso dos países europeus, as próprias montadoras são responsáveis por reutilizar os componentes dos veículos.


Além de benefícios para o meio ambiente, que sofre com o acúmulo de lixo poluente, a peça reciclada custa em média 30% a menos do que o componente comercializado na concessionária. O preço competitivo somado à atividade legalizada inibem também a ação dos desmanches ilegais, que são os principais destinos dos veículos roubados no Brasil.


“Mesmo sem a existência de uma legislação é possível viabilizar o projeto no Brasil, já que há interesse da cadeia produtiva na legalização da atividade de reutilização de peças”, afirma o diretor de operações do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI), José Aurélio Ramalho.


Uma situação muito semelhante ao do Brasil vive a Argentina. Para tentar diminuir as irregularidades na atuação dos desmanches e a ligação com o furto de veículos, em 2005 foi implantado no país vizinho um centro de tratamento de veículos fora de uso, que recicla peças de 250 veículos por mês e já atingiu a marca de 25 mil componentes reaproveitados.

(G1)

FIA e equipes ainda discordam sobre regras

Redução de custos e peso dos carros seguem sem acordo

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se reuniu nesta quarta-feira com representantes das 13 equipes que disputarão a próxima temporada da Fórmula 1 para discutir o regulamento e a reunião pode ter servido para reacender a guerra entre as partes.

Isso porque FIA anunciou que as equipes não tinham direito a voto nas regras, o que fez as oito integrantes da Fota deixarem o encontro.Apesar de a FIA ter desistido do teto orçamentário para o ano que vem, a entidade exige que em dois anos as equipes reduzam seus gastos aos níveis do início da década de 90. Porém, ainda não há um acordo assinado para que os valores pretendidos sejam atingidos, o que pode causar a retomada da guerra política que tanto perturbou a categoria nos últimos meses.

Existe ainda um outro ponto em que há divergências: o peso dos carros. Para este ano, o mínimo é de 605 quilos, mas há a ideia de aumentar esta quantia para 620 a fim de beneficiar os pilotos mais pesados, que estão sofrendo na temporada deste ano por causa do Kers, cuja massa não é descontada na aferição."Após a decisão do Conselho Mundial, em 24 de junho, o regulamento esportivo e técnico da Fórmula 1 voltará para o que estava decidido antes de 29 de abril.

Todas as mudanças foram acertadas e será discutida apenas a manutenção do peso mínimo em 620 quilos e a assinatura de um acordo entre todas as equipes concorrentes em 2010 para reduzir os custos ao nível do início da década de 1990 em dois anos, como foi prometido pela Fota em 24 de junho", informou a FIA, em nota.

A Fota respondeu com dureza:"Os representantes da Fota solicitaram um adiamento das reuniões de hoje porque nenhum novo Pacto da Concórdia seria permitido antes de uma aprovação unânime dos regulamentos para a próxima temporada. Ficou claro para as equipes que a base dos regulamentos técnicos e esportivos para 2010 já havia sido firmada em Paris pelo Conselho Mundial da FIA em 24 de junho.

Em nenhum momento da reunião em Paris foi feita qualquer exigência de um acordo unânime para qualquer mudança de regulamento. A Fota não teve como exercer seus direitos e não teve outra opção além de encerrar sua participação".

Para ter Alonso, Ferrari terá de pagar multa a Kimi


Advogado do Homem de Gelo costura acordo com a escuderia

De acordo com informações do jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", a Ferrari já acertou com Fernando Alonso para a próxima temporada da Fórmula 1, mas precisa ainda se livrar de Kimi Raikkonen.


Em resumo: tem de pagar uma "multa" de 28 milhões de euros (cerca de R$ 80 milhões) porque o finlandês tem contrato até o fim do ano que vem.Segundo a publicação, Kimi já sabe que a Ferrari quer se livrar dele, mas mesmo assim vem dizendo que pretende cumprir o contrato até o fim. Para que o Homem de Gelo não fique a ver navios, seu advogado pediu o pagamento da "multa".


O "La Gazzetta dello Sport" em nenhum momento põe em risco o nome de Felipe Massa, que, por ter uma simbiose muito melhor com os engenheiros e mecânicos, é querido pela equipe, ao contrário do fechado e desmotivado Raikkonen.Outro fator para fechar a cadeia que cerca a contratação de Alonso pela Ferrari é o acerto de patrocínio com o Banco Santander, um dos mais importantes da Espanha.


Recentemente, os jornais espanhóis cravaram a contratação de Alonso e ainda informaram que o time fará o anúncio no fim de semana do GP da Itália.

domingo, 5 de julho de 2009

Stock Car passa a ter resgate mais eficiente


Escotilha no teto dos carros facilitará trabalho dos médicos


A Stock Car deu um passo para aumentar ainda mais a segurança dos pilotos em caso de acidente. Após a colocação de estruturas mais resistentes nas partes traseira e dianteira, os novos carros passaram a ter uma espécie de escotilha no teto, para facilitar o trabalho dos médicos durante o resgate.


Ontem, após o treino classificatório, foi realizada com sucesso uma simulação com os nove integrantes da equipe de resgate, e o novo procedimento médico entrará em prática na corrida de hoje, caso algum piloto tenha problemas para deixar o carro após acidente.
A retirada da escotilha promete ser um grande benefício porque os pilotos serão imobilizados muito mais facilmente, como disse o médico da categoria, Dino Altmann: – Em caso de fratura de vértebra, mexer o mínimo que seja com o piloto pode atrapalhar. Agora poderemos retirar o capacete e pôr a coluna de imobilização por cima.
Luciano Burti, que viveu na F-1 a experiência de passar por um resgate difícil após acidente no GP da Bélgica de 2001, ficou satisfeito.
– A coluna do competidor será preservada. Quero ver um treino de resgate, mas tudo que for feito pela segurança é sempre bem-vindo – disse o piloto da Boettger.
Já Popó Bueno (Hot Car), que no início do ano participou de uma simulação sem escotilha, até brincou com a novidade: – A gente nem vê que o teto é removível. Era complicada a saída, mas com este teto solar, digamos assim, a questão foi resolvida.

(Lancenet)

sábado, 4 de julho de 2009

Festival de Goodwood

Veja as máquinas que fizeram a história!



Red Bull Renault RB4 2008


Ferrari F2008 2008


Mclaren Mercedes MP423 2008



Williams Renault FW18 1996


Benetton Ford B192 1992


Judd CG901B 1990


Benetton Ford B188 1988


Mclaren Honda MP44 1988


Lola Hart THL1 1985


Ferrari 126C4 M2 1984


Williams Cosworth Fw07 1980


Williams Cosworth FWw06 1978


Ferrari 312 T3 1978


March Cosworth 761 1977


Mclaren Cosworth M23 1973


Tyrrell Cosworth 002 1971


De Tomaso Cosworth 1970


Matra Cosworth MS80 1969


Matra Cosworth MS10 1968


Vanwall 1958


Maserati 250F 1957


Mercedes Benz W196 1954


Mercedes Benz W25 1934


Auto Union Type D 1938


Auto Union Type C 1936


Auto Union Type A 1934

(F1 Fanatic)

Bruno Senna pilota McLaren de Ayrton em festival

Bruno Senna e o histórico MP4/4 de 1988

Fãs do tricampeão mundial viajaram no tempo na Inglaterra

Os fãs de Ayrton Senna acompanharam neste sábado um momento de nostalgia, durante o tradicional Festival de Goodwood (Inglaterra). Sobrinho do tricampeão, Bruno Senna guiou o modelo McLaren-Honda MP4/4 com o qual Ayrton conquistou seu primeiro título mundial na Fórmula 1, em 1988.

Com esse carro, a McLaren conseguiu a temporada mais dominante de uma escuderia na História da F-1. Foram 15 vitórias em 16 corridas, sendo oito de Senna contra sete do francês Alain Prost.

Além de Bruno, marcaram presença no festival de carros antigos o atual campeão mundial de F-1 Lewis Hamilton e o líder da temporada deste ano Jenson Button.

(Lancenet)

Ricardo Maurício é pole na Stock em Interlagos


Atual campeão tem boa chance de encostar nos líderes


Atual campeão da Stock Car, Ricardo Maurício conquistou neste sábado a pole position para a quinta etapa da temporada deste ano, em Interlagos. Na última etapa do treino classificatório, o piloto da Eurofarma-RC obteve a melhor média nas suas três melhores voltas. Maurício, que tentará ser o quinto vencedor diferente em cinco provas no ano, vai dividir a primeira fila com Thiago Camilo (Vogel), com quem curiosamente teve um acidente na última etapa, em Santa Cruz do Sul (RS).

Oitavo colocado no campeonato, Maurício ganhou três pontos pela pole e ainda terá uma boa chance para reduzir a diferença em relação aos primeiros colocados, que não tiveram um grande treino. O líder Max Wilson, companheiro de equipe de Maurício, ficou com a sétima colocação no grid, uma abaixo de um dos vice-líderes, Valdeno Brito (RCM Motorsports). Já Cacá Bueno (Red Bull W.A.Mattheis), que divide o segundo lugar com o paraibano, teve um treino problemático e vai largar só em 20.

A largada para a etapa de Interlagos será às 11h deste domingo.

GRID DE LARGADA DA ETAPA DE INTERLAGOS
1º - Ricardo Mauricio (SP) Eurofarma-RC/C - 1m40s195*
2º - Thiago Camilo (SP) Vogel/C - 1m40s257*
3º - Marcos Gomes (SP) Dolly Action Power/C - 1m40s280*
4º - Átila Abreu (SP) AMG Motorsports/C - 1m40s472*
5º - Allam Khodair (SP) Full Time/P - 1m40s517*
6º - Valdeno Brito (PB) RCM Motorsports/P - sem tempo
7º - Max Wilson (SP) Eurofarma-RC/C - 1m40s399
8º - Ricardo Sperafico (PR) Panasonic RZ/P - 1m40s425
9º - Paulo Salustiano (SP) Vogel/C - 1m40s571
10º - Duda Pamplona (RJ) Officer Pamplona/C - 1m40s618
11º - David Muffato (PR) R6 Bassani/C - 1m40s634
12º - Giuliano Losacco (SP) JF Racing/P - 1m40s694
13º - Daniel Serra (SP) Red Bull W.A.Mattheis/P- 1m40s881
14º - Lico Kaesemodel (PR) AMG Motorsport/C - 1m40s889
15º - Luciano Burti (SP) Boettger/C - 1m41s101
16º - Chico Serra (SP) Hot Wheels Racing/P - 1m41s378
17º - Antonio Pizzonia (AM) Amir Nasr/P - 1m40s295
18º - Ricardo Zonta (PR) Panasonic RZ/P - 1m40s295
19º - Xandinho Negrão (SP) Medley Mattheis/C - 1m40s360
20º - Cacá Bueno (RJ) Red Bull W.A.Mattheis/P - 1m40s559
21º - Thiago Marques (PR) JF Racing/P - 1m40s566
22º - William Starostik (PR) Medley Mattheis/C - 1m40s650
23º - Claudio Capparelli (RJ) Amir Nasr/P - 1m40s689
24º - Popó Bueno (RJ) São Luiz Hot Car/C - 1m40s733
25º - Fabio Carreira (SP) Dolly Action Power/C - 1m40s756
26º - Alceu Feldmann (PR) Boettger/C - 1m41s042
27º - Norberto Gresse (SP) Bardahl Hot Car/C - 1m41s069
28º - Felipe Maluhy (SP) Tracker Racing/P - 1m41s190
29º - Guto Negrão (SP) Full Time/P - 1m41s712
30º - Beto Giorgi (SP) RCM Motorsports/P - 1m41s859
31º - Nonô Figueiredo (SP) Officer Pamplona/C - 1m57s457
32º - Antonio Jorge Neto (SP) R6 Bassani/P - 2m13s461

* média das três melhores voltas na etapa final do treino
Legenda: C-Chevrolet, P-Peugeot

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
1º - Max Wilson - 53 pontos
2º - Valdeno Brito - 49
Cacá Bueno - 49
4º - Antonio Pizzonia - 44
5º - Atila Abreu - 41
6º - Allam Khodair - 39
7º - Paulo Salustiano - 36
8º - Ricardo Mauricio - 35
9º - Daniel Serra - 32
10º - Thiago Camilo - 31

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Por apenas 1 centésimo, Thiago Camilo é o melhor no primeiro treino em Interlagos

Líder do campeonato, Max Wilson fica apenas com o 12º tempo na sessão

Thiago Camilo começou o fim de semana em Interlagos na frente. Por apenas um centésimo, o paulista da equipe Vogel foi o mais rápido no primeiro treino livre para a quinta etapa da temporada 2009 da Stock Car. Ricardo Sperafico, da RZ, ficou na segunda posição, seguido por Átila Abreu, da AMG.

Allam Khodair, vencedor da etapa de Brasília, marcou o quarto tempo com o carro da Full Time, seguido por Ricardo Maurício, atual campeão da categoria. Lico Kaesemodel, da AMG, ficou na sexta posição, logo à frente de Giuliano Losacco, da JF. Paulo Salustiano, ganhador da primeira etapa de 2009, também em Interlagos, ficou em oitavo.

Max Wilson, atual líder do campeonato, ficou apenas na 12ª posição. O piloto da RC ficou três postos atrás de Valdeno Brito, vice-líder. O paraibano da equipe RCM marcou o nono tempo na primeira sessão de treinos livres.

Confira os melhores tempos do primeiro treino livre em Interlagos:

1 - Thiago Camilo (SP/Chevrolet Vectra) - 1m39s888
2 - Ricardo Sperafico (PR/Peugeot 307) - 1m39s898
3 - Átila Abreu (SP/Chevrolet Vectra) - 1m40s053
4 - Allam Khodair (SP/Peugeot 307) - 1m40s060
5 - Ricardo Mauricio (SP/Chevrolet Vectra) - 1m40s133
6 - Lico Kaesemodel (PR/Chevrolet Vectra) - 1m40s411
7 - Giuliano Losacco (SP/Peugeot 307) - 1m40s605
8 - Paulo Salustiano (SP/Chevrolet Vectra) - 1m40s772
9 - Valdeno Brito (PB/Peugeot 307) - 1m40s787
10 - Duda Pamplona (RJ/Chevrolet Vectra) - 1m40s806
11 - Nonô Figueiredo (SP/Chevrolet Vectra) - 1m40s873
12 - Max Wilson (SP/Chevrolet Vectra) - 1m40s998
13 - Chico Serra (SP/Peugeot 307) - 1m41s068
14 - Antonio Jorge Neto (SP/Peugeot 307) - 1m41s068
15 - Popó Bueno (RJ/Chevrolet Vectra) - 1m41s077
16 - Norberto Gresse (SP/Chevrolet Vectra) - 1m41s308
17 - Marcos Gomes (SP/Chevrolet Vectra) - 1m41s414
18 - Claudio Capparelli (RJ/Peugeot 307) - 1m41s507
19 - Felipe Maluhy (SP/Peugeot 307) - 1m41s601
20 - Ricardo Zonta (PR/Peugeot 307) - 1m41s624
21 - Alceu Feldmann (PR/Chevrolet Vectra) - 1m41s666
22 - Guto Negrão (SP/Peugeot 307) - 1m41s787
23 - Luciano Burti (SP/Chevrolet Vectra) - 1m41s854
24 - Antonio Pizzonia (AM/Peugeot 307) - 1m42s506
25 - David Muffato (PR/Peugeot 307) - 1m42s742
26 - Fabio Carreira (SP/Chevrolet Vectra) - 1m42s935
27 - Beto Giorgi (SP/Peugeot 307) - 1m43s827
28 - Thiago Marques (PR/Peugeot 307) - 1m46s925
29 - William Starostik (PR/Chevrolet Vectra) - 2m12s347
30 - Xandinho Negrão (SP/Chevrolet Vectra) - 2m33s324
31 - Daniel Serra (SP/Peugeot 307) - 2m55s636
32 - Cacá Bueno (RJ/Peugeot 307) - sem tempo

Com liderança de ponta a ponta, Zé Hélio garante o penta do Sertões

Só deu Zé Hélio no 17º Rally Internacional do Sertões. Com uma Honda CRF 450X, o piloto paulista não deu chance para os adversários e ganhou, com certa tranqüilidade, a principal prova do off-road brasileiro pela quinta vez, sendo o terceiro triunfo consecutivo.

A carreira e a paixão pelas motos começaram cedo na vida deste paulista. Por influência da família, ele estreou nas duas rodas com apenas 11 anos. Ainda adolescente, aos 15 anos, e seguindo os passos do irmão, teve as primeiras experiências no Sertões.

Agora, no total, Zé Hélio acumula 14 participações na mais tradicional competição do país. Em sua carreira, o brasileiro ainda foi campeão das categorias Prodution e da 450 em etapas do Rally Por Las Pampas.

Também neste ano, na Argentina e no Chile, Zé Hélio ficou com a terceira posição na categoria 450 e a 12ª colocação na classificação geral do Rally Dakar, logo em sua primeira participação na tradicional prova de off-road. Zé Hélio ainda soma experiência em competições de enduro, motocross e supermoto.

A prova - O título de Zé Hélio veio após sete vitórias nas dez especiais do Sertões. A briga com Denísio do Nascimento, vice-campeão, e líder do Campeonato Brasileiro de Off-road, foi direta, e a hegemonia do brasileiro na prova foi quebrada pelo polonês Jakub Przygonski e por Deni. Porém, a liderança adquirida desde a primeira especial jamais foi abalada.

A prova de Zé foi garantida ainda na primeira metade do rali, quando ele acelerou muito nas primeiras especiais e garantiu larga vantagem para administrar o resultado até o fim da prova e também poupar seu equipamento na Etapa Maratona, já que qualquer quebra não poderia receber reparos dos mecânicos e isso poderia tirá-lo da prova.

A vantagem que o pentacampeão abriu foi de 59min13 para Deni do Nascimento. Além da vitória na classificação geral, Zé Hélio sagrou-se campeão da categoria FIM 450 Super Production.

Edu Piano consegue vantagem em duelo final e fatura o tetracampeonato do Rally dos Sertões

Não faltou emoção na categoria Caminhões na 17ª edição do Rally Internacional do Sertões. O trio Edu Piano, Sólon Mendes e Davi Fonseca se recuperou no último dia de competição e conquistou o tetracampeonato da principal prova do off-road nacional, nesta sexta-feira, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Apesar de ter vencido nove etapas, o título foi definido apenas nos metros finais. Isso porque Edu mantinha uma pequena vanategem sobre Amable Barrasa, porém na sétima especial ele sofreu com problemas, terminou com o terceiro tempo, mais de uma hora atrás de Barrasa.

Com essa vanatagem na etapa vencida por Guido Salvini, Amable assumiu a liderança e partiu para a 10ª especial com apenas 1min11 de vantagem.

A prova acabou com a nona vitória de Edu Piano, que abriu 4min28 de distância. Assim como aconteceu em 2008, a disputa de Piano foi com Amable Barrasa, que desta vez teve como companheiros de equipe Guilherme Petrine e Raphael Bettoni.

Este foi o segundo título consecutivo do trio na categoria dos caminhões. Com a conquista, Edu Piano tornou-se tetracampeão, sendo a terceira vitória nos caminhões e outra entre os carros, em 2005.

Com uma carreira repleta de conquistas, Edu participou pela 13ª vez do Sertões. Desde 1996, quando foi aberta a categoria Carros, o piloto marca presença e sempre figura entre os principais competidores. No total, foram dez participações entre os carros e três nos caminhões.

Carlos Sainz é campeão do Rally dos Sertões após batalha com companheiro de equipe nas 10 etapas


Pouco mais de seis meses após o Rally Dakar, no qual sofreu um acidente e não prosseguiu na prova, Carlos Sainz voltou a se consagrar no cenário off-road. Nesta sexta-feira, em Natal, no Rio Grande do Norte, o piloto espanhol, ao lado do navegador Lucas Cruz, conquistou o título da 17ª edição do Rally Internacional do Sertões.

Mais uma vez, Sainz teve de disputar, especial a especial, a vitória com um companheiro de equipe. Enquanto no Dakar, o espanhol buscou a primeira colocação contra o colega de Volkswagen Giniel de Villiers, agora a batalha foi com Nasser Al-Attiyah – ambos com uma Touareg da montadora alemã.

Sainz venceu quatro especiais – 2ª, 6ª, 8ª e 9ª - no Rally dos Sertões, e entrou na última prova na liderança, com uma vantagem de 3min53. Ele mantinha a frente da disputa até se perder em uma localização da planilha.

O erro deu a Nasser a vantagem na trilha e o melhor tempo ao final da prova. Já o espanhol se contentou com o terceiro tempo, porém com uma diferença menor que sua vantagem. Ele completou a especial com 2min43 depois de Al-Attiyah, ou seja, por 1min09, Sainz sagrou-se campeão pela primeira vez do Rally dos Sertões.

O Sertões marcou ainda a estréia do Sainz em terras brasileiras, e desde 2006, quando ele participou pela primeira vez ao volante de um Volkswagen Touareg do Dakar, vem competindo em todas as edições da principal prova de off-road do planeta.

Carros (especial)
1º – Carlos Sainz / Lucas Cruz - VW – 1h51m04s
2º – Nasser Al-Attiyah / Timo Gottschalk - VW – 1h52m42s
3º – Maurício Neves / Eduardo Bampi - VW – 1h56m50s
4º – João Franciosi / João Batista Tagino - Sherpa - 2h07m46s
5º – Reinaldo Varela / Marcos Macedo - Mitsubishi - 2h07m48s

Carros (tempo acumulado)
1º – Nasser Al Attiya / Timo Gottschalk - VW – 26h13m44s
2º – Carlos Sainz / Lucas Sebastian - VW – 26h13m48s
3º – Jean Azevedo / Youssef Haddad - Mitsubishi – 29h26m13s
4º – Roberto Reijers / Marcos Almeida - Ford – 31h09m52s
5º – Fellipe Bibas / Emerson Cavassin Mitsubishi – 31h35m49s

Caminhões (especial 7ª etapa)
1º – Guido Salvini / Fernando Chwaigert / Weidner Moreira - Mercedes Benz – 3h03m49s
2º – Amable Barrasa / Guilherme Signoretti / Raphael Bettoni - Ford – 3h11m57s
3º – Edu Piano / Solon Mendes / Davi Fonseca - Ford – 4h11m58s

Caminhões (especial 8ª etapa)
1º – Edu Piano / Solon Mendes / Davi Fonseca - Ford – 2h17m47s
2º – Amable Barrasa / Guilherme Signoretti / Raphael Bettoni - Ford – 2h34m44s
3º – Ulysses Filho / Evandro Bautz / José de Carvalho - Ford - 2h50m56s

Caminhões (acumulado)
1º – Amable Barrasa / Guilherme Signoretti / Raphael Bettoni - Ford – 24h15m54s

2º – Edu Piano / Solon Mendes / Davi Fonseca - Ford – 24h19m01s
3º – Guido Salvini / Fernando Chwaigert / Weidner Moreira - Mercedes Benz – 27h05m43s
4º – Ulysses Filho / Evandro Bautz / José de Carvalho - Ford - 31h54m39s

quinta-feira, 2 de julho de 2009

GNV poderá ficar até 12% mais barato para o consumidor

O Gás Natural Veicular (GNV) deverá ficar até 18% mais barato para os postos nos próximos três meses, no Rio de Janeiro, mas a queda para o consumidor final deverá ficar em, no máximo, 12%. A previsão é do coordenador do Comitê de GNV do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), Rosalino Fernandes.

De acordo com ele, sobra gás no país e a tendência é a de que os motoristas passem a encontrar preços mais atraentes. A queda de até 18% nas tarifas deverá ser observada na venda do produto das distribuidoras para os revendedores.

- Os consumidores deverão encontrar preços de 10% a 12% mais baixos no metro cúbico, porque os postos nunca diminuem tanto os valores cobrados, já que têm outras despesas - explicou.

O Brasil está com excesso de gás natural no mercado desde o início do ano, por conta da queda na produção industrial e no consumo das termoelétricas. Rosalino Fernandes diz acreditar que a Petrobras fará novos leilões, em breve, para vender o gás natural que está sobrando. A informação, entretanto, não foi confirmada pela estatal.

Hoje, o metro cúbico do GNV no Rio custa, em média, R$ 1,47, de acordo com um levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Di Grassi: 'Estaria na F-1 só pelos resultados'


Brasileiro espera por uma chance para estrear em 2010

Lucas di Grassi tem consciência de que a chegada à Fórmula 1 é uma questão de tempo. Tinha chances para este ano após testes na Honda, mas o fim da equipe, que virou Brawn, atrapalhou. Para 2010, as portas podem se abrir na Campos e na Manor, times que estrearão na F-1 e nos quais Lucas esteve em outras categorias. Só que, antes de carimbar o passaporte para a F-1, o piloto tentará o título da GP2 – em 2007, ele foi vice e em 2008, o terceiro colocado.

(Lancenet)


Bruno Senna pilota carro de Ayrton em evento na Inglaterra



Piloto brasileiro estará no tradicional Festival de Goodwood

O piloto brasileiro Bruno Senna participará no próximo fim de semana do tradicional Festival de Goodwood, na Inglaterra. No evento, pilotos do passado e do presente pilotam carros antigos e Bruno guiará o modelo McLaren-Honda MP4/4 da temporada em que seu tio Ayrton conquistou o primeiro título na Fórmula 1. Bruno já fez os ajustes no banco do modelo que venceu 15 das 16 corridas no ano.


- Dirigir esse carro empurrado por uma monstruosidade como esse motor turbo será uma grande experiência para mim nesta semana de folga do meu programa na Série Le Mans. Um F-1 daquele tempo não é muito similar a um Fórmula 1 atual, e Goodwood também não é exatamente uma pista de grande prêmio. Mas estou certo que este final de semana vai aguçar novamente meu apetite pela F-1 - disse Bruno, que tinha boas chances de estrear este ano, mas foi preterido por Rubens Barrichello na Brawn após a compra da Honda.

Também marcarão presença em Goodwood o atual campeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton e o líder da temporada deste ano Jenson Button.

Carlos Sainz vence, assume liderança e aumenta disputa nos carros pelo título do Sertões


Carlos Sainz e Lucas Cruz travaram uma briga enorme pelo título dos carros no Rally dos Sertões ao vencerem a nona especial. Com o tempo de 1h55min54, eles alcançam a liderança da categoria, porém a vantagem para Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk é de 3min59. O piloto do Qatar cravou o segundo tempo do dia, com o total de 1h59min57.

A disputa entre os dois pilotos da Volkswagen foi enorme neste dia. Sainz largou na frente e seguia de uma maneira agressiva na trilha, derrapando nas curvas, acelerando nas lombas e voando alto, até ter um pneu furado no quilômetro 74.8 da especial. A troca de pneu foi muito rápida, porém ele tinha que correr atrás do prejuízo, já que Nasser o ultrapassou neste momento.

O espanhol saiu acelerando e colou em Al-Attiyah, o seguindo por uma diferença de 50 metros. Para complicar ainda mais a briga, Nasser se perdeu no caminho e Sainz foi atrás, o seguindo também na retomada do caminho correto, momentos depois. A partir daí, a corrida foi pela recuperação da liderança.

O terceiro Touareg, de Maurício Neves e Eduardo Bampi, terminou com o terceiro tempo, ao chegarem em 2h03min12.

Reinaldo Varela/ Marcos Macedo foi a quarta dupla do dia, com o tempo de 2h05min08, e na seqüência chegou João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani, com o tempo de 2h06min22.

Felipe Bibas e Emerson Cavassin fizeram o sexto tempo nesta quinta-feira. A dupla chegou com 2h15min35.

Com uma diferença muito pequena, menor do que a que Sainz e Nasser tiveram na especial de hoje, a dupla da Volkswagen irá definir amanhã quem será o campeão nos carros.

Confira o resultado extra-oficial da 9ª especial

1º) Carlos Sainz/ Lucas Cruz 1h55min54
2º) Nasser Al-Attiyah/ Timo Gottschalk – 1h59min57
3º) Maurício Neves/ Eduardo Bampi – 2h03min12
4º) Reinaldo Varela/ Marcos Macedo – 2h05min08
5º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani – 2h06min22
6º) Felipe Bibas/ Emerson Cavassin – 2h15min35

Zé Hélio faz 2º tempo e caminha para o pentacampeonato; Jakub Przygonski vence etapa

A liderança de Zé Hélio na categoria motos ainda não foi abalada, mesmo que com uma nova vitória do polonês Jakub Przygonski na nona e penúltima especial do Rally dos Sertões. A diferença entre eles no percurso entre Juazeiro do Norte (CE) e Caicó (RN) foi de 1min20, chegando o campeão em um total de 2h04min54 para os 141 quilômetros de especial. Já o brasileiro finalizou o dia em 2h06min15 e caminha amanhã, na última especial, para o pentacampeonato.

Ike Klaumann apareceu entre os três melhores do dia, ao cravar 2h06min39 na especial. Denísio do Nascimento fez o quarto melhor tempo do dia, completando a especial em 2h08min12. Na classificação geral, o líder do Campeonato Brasileiro ocupa a 2ª posição, com uma diferença de 1h00min50 para Zé Hélio.

Juca Bala, que lidera a categoria Production, foi o quinto piloto do dia, com menos de um minuto de diferença para Deni. O total dele no percurso foi 2h09min06. Guto Klaumann alcançou mais um bom resultado com a sexta colocação, e 2h09min18 para completar o percurso do dia.

Já o português Pedro Bianchi alcançou a sétima melhor marca nesta quinta-feira ao finalizar a especial em 2h12min50. Leo Uratani voltou às dez primeiras colocações ao marcar o oitavo tempo, e 2h14min03 para os 141 quilômetros.

Jacek Czachor, companheiro de equipe de Jakub, cravou o nono tempo, com o total de 2h14min06, deixando Rodolpho Mattheis com o décimo lugar, em 2h17min01. Todos os tempos são extra-oficiais.

Confira a classificação extra-oficial da 9ª especial

1º) Jakub Przygonski – 2h04min54
2º) Zé Hélio – 2h06min15
3º) Sérgio Henrique (Ike) Klaumann - 2h06min39
4º) Denísio do Nascimento – 2h08min12
5º) Juca Bala – 2h09min06
6º) Sérgio Augusto (Guto) Klaumann – 2h09min18
7º) Pedro Bianchi – 2h12min50
8º) Leonardo Uratani – 2h14min03
9º) Jacek Czachor – 2h14min06
10º) Rodolpho Mattheis – 2h17min01

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ferrari rechaça notícia do acerto com Alonso


Segundo assessor, matéria de jornal é apenas especulação


Um dia após o jornal espanhol "As" publicar a informação de que a Ferrari já teria acertado a contratação de Fernando Alonso para o ano que vem, o assessor de comunicação da escuderia, Luca Colajanni, rechaçou a possibilidade e classificou a notícia como especulação. Curiosamente, Alonso e a Ferrari já haviam manifestado publicamente em várias ocasiões o desejo de trabalharem juntos.- Não perderemos tempo comentando especulações.


Todos devem lembrar que Massa e Raikkonen têm contrato até 2010 - disse Colajanni.Segundo o "As", a Ferrari faria o anúncio da contratação no dia 11 de setembro, na sexta-feira que abre o fim de semana do GP da Itália. Além disso, mudaria o local do tradicional evento de fim de ano para a Espanha, para dar as boas-vindas ao piloto e anunciar um contrato de patrocínio com o Banco Santander.

2º Encontro Brasil Curitiba Roadsters de Hot Rods