segunda-feira, 13 de julho de 2009

Webber supera punição e vence pela primeira vez na Fórmula 1


Em nova dobradinha da Red Bull, Massa é terceiro e Brawn naufraga

Mesmo depois de uma punição com uma passagem pelos boxes após um toque com Rubens Barrichello na largada, Mark Webber conquistou com autoridade no Grande Prêmio da Alemanha a sua primeira vitória na Fórmula 1 após 132 corridas. Desde o GP dos Estados Unidos de 1981, com Alan Jones, um australiano não vencia na categoria. Sebastian Vettel completou a dobradinha da Red Bull e Felipe Massa subiu ao pódio pela primeira vez no ano com a Ferrari, após brilhante atuação.

Barrichello chegou a liderar a corrida no início após ótima largada, mas naufragou devido a uma estratégia de três pit stops, uma falha na mangueira de reabastecimento na sua segunda parada e o desgaste excessivo dos pneus traseiros de seu Brawn, e foi só o sexto, uma posição atrás de seu companheiro de equipe Jenson Button, que também entrou três vezes nos boxes. O inglês segue na ponta do Mundial, com 68 pontos, mas agora o vice-líder é Vettel, com 47, enquanto Webber é o terceiro, com 45,5. Barrichello caiu para quarto, com 44.

Completaram a zona de pontuação o alemão Nico Rosberg, com excelente quarto lugar com seu Williams após ter largado em 15º, o espanhol Fernando Alonso, da Renault, na sétima posição, e o finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, em oitavo. O brasileiro Nelsinho Piquet, que, segundo a mídia europeia corre risco de demissão na Renault, finalizou a corrida em 13º.A próxima etapa da temporada será daqui a duas semanas, na Hungria.

A CORRIDA

Barrichello fez excelente largada e colocou-se ao lado do pole Webber, que, numa manobra perigosa, jogou seu carro contra o do brasileiro. Mesmo com um toque, Barrichello conseguiu contornar a primeira curva à frente. Lewis Hamilton fez ótima largada e pulou para terceiro, mas teve logo um pneu furado, o que o obrigou a fazer um pit stop extra. Com isso, atrás de Barrichello e Webber ficaram Kovalainen, Massa, Button e Vettel.
Com um carro mais leve, Button passou Massa logo na segunda volta, mas depois ficou preso atrás de Kovalainen. Como o finlandês segurava vários carros atrás de si, Barrichello e Webber dispararam na frente nas primeiras voltas. Conforme o previsto, o brasileiro fez o primeiro pit stop na 14ª volta, uma após Button, enquanto Webber cumpriu uma punição (passagem pelos boxes) por ter tocado no piloto da Brawn na largada.

Naquele momento, a corrida começou a ser decidida. Barrichello voltou à pista imediatamente atrás de Massa, que estava com mais combustível pela tática de um pit stop a menos. Com isso, o brasileiro da Brawn não pôde compensar o tempo da parada a mais e perdeu as chances de vitória. Além disso, os pneus macios de Barrichello sofreram um desgaste além do previsto e, quando Massa parou, ele não conseguiu aproveitar a pista livre para abrir vantagem.
Enquanto isso, com uma tática convencional de dois reabastecimentos e um excelente rendimento de seu Red Bull, Webber compensou o tempo perdido com a punição e assumiu a liderança quando Barrichello fez o seu segundo pit stop.

Além de ter visto a ponta escapar, Barrichello ainda perdeu mais tempo porque a mangueira de reabastecimento falhou na parada. Com isso, ele voltou só em quinto, atrás de Vettel, Massa e Nico Rosberg, que fazia ótima corrida e havia retardado seu primeiro reabastecimento.
Livre de Barrichello, Webber se distanciou cada vez mais de Vettel e Massa, que passaram a disputar a segunda posição. O brasileiro chegou a ficar colado no alemão, mas depois perdeu terreno nas voltas que antecederam o segundo reabastecimento de ambos e não conseguiu mais ameaçar a dobradinha da Red Bull.

Já a Brawn promoveu uma mudança de estratégia e chamou Barrichello para o terceiro pit stop uma volta antes de Button, ao contrário do que vinha acontecendo. O inglês aproveitou e voltou na quinta posição após a parada. Nas últimas voltas, o brasileiro partiu para o ataque em cima do inglês, até porque passou a ser pressionado por Alonso, mas as posições foram mantidas.Já Webber cruzou a linha de chegada sem ser ameaçado e vibrou intensamente com a sua primeira vitória a ponto de berrar pelo rádio com os integrantes da Red Bull. Na comemoração, o australiano ainda ouviu a seguinte frase: "Bem-vindo aos vencedores de grande prêmio!".
(Lancenet)

Nenhum comentário: