terça-feira, 29 de abril de 2008

Ford investe R$ 600 milhões em fabricação de motores


Capacidade de produção do complexo Industrial de Taubaté também será ampliado.
Empresa quer fabricar 500 mil motores até o final do ano.

A Ford anunciou, nesta segunda-feira (29) o investimento de R$ 600 milhões em seu complexo Industrial de Taubaté, em São Paulo, para a fabricação de motores de última geração e ampliação da capacidade de produção desta unidade. A previsão é de que ela atinja mais de 500 mil unidades em 2008.


Para ampliar a oferta de motores no país, Sigma, nome dado à nova geração, se juntará à linha já existente Zetec RoCam, que teve mais de 1,9 milhão de unidades produzidas nos últimos 10 anos.


Destinada aos veículos fabricados pela Ford no Brasil, a produção dos novos propulsores também será exportada.

Jean Todt favorito para assumir a FIA


Se Max Mosley cair, ex-chefe da Ferrari poderá ser o novo presidente



Caso Max Mosley não sobreviva ao escândalo sexual em que se envolveu e seja destituído da presidência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o francês Jean Todt, ex-chefe da equipe Ferrari, seria o favorito para assumir o cargo.


Porém, Todt não é unanimidade entre as escuderias da Fórmula 1. A Williams rejeita a escolha do francês, justamente por suas ligações passadas com a escuderia de Maranello.


Em junho, uma votação será realizada entre membros da FIA para decidir o futuro de Mosley na entidade. Ele deseja permanecer.


Ao mesmo tempo, Bernie Ecclestone, o responsável pelos interesses comerciais da categoria, tentou fazer os chefes de equipe assinarem em Barcelona, na surdina, um documento conjunto de reprimenda à postura de Mosley. Bernie nega que tenha agido contra o antigo aliado, mas comenta-se que a Ferrari teria melado o acordo ao posicionar-se contra a assinatura. O motivo? Mantém ligações com Todt até hoje, uma vez que o francês é membro do conselho da fábrica italiana.

Christian Fittipaldi vai correr 24h de Le Mans


Tradicional prova será nos dias 14 e 15 de junho



O brasileiro Christian Fittipaldi foi anunciado como piloto da equipe Modena nas 24h de Le Mans, tradicional prova do automobilismo mundial, que será disputada nos dias 14 e 15 de junho, em Le Mans (FRA).


Na corrida, Christian volta a pilotar o Aston Martin DBR9, mesmo carro que ele pilotou na edição do ano passado. O piloto da equipe Andretti Green Racing na American Le Mans Series (ALMS) foi liberado para correr a quarta edição nas 24h de Le Mans ao lado dos pilotos Jos Menten e Terry Borcheller. O brasileiro conhece bem a equipe Modena, pois em 2007, além da prova francesa, Christian disputou outras quatro corridas com o carro.


- Estou muito feliz por voltar a disputar as 24h de Le Mans, pois definitivamente é uma prova pela qual eu me apaixonei. É uma corrida fantástica, e acho que estaremos competitivos, até porque nós três já andamos bastante com o Aston Martin e também em Le Mans. Ano passado, nosso carro estava muito competitivo até sofrermos problemas. A competição será dura, mas estou empolgado e ansioso. A expectativa é a melhor possível - afirmou Christian.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Pedágio pode dar desconto no IPVA em SP

Lei foi aprovada na Assembléia Legislativa, mas ainda precisa ser aprovada pelo governo.
Contribuinte terá de apresentar recibos das concessionárias ao pagar imposto.


Os motoristas poderão descontar no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) o dinheiro que pagaram nos pedágios das estradas do estado de São Paulo. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais, mas ainda precisa ser sancionado pelo governador José Serra.


Pela nova lei, o motorista, quando for pagar o IPVA, deverá apresentar os recibos emitidos pelas concessionárias. O abatimento será de até 30% do valor total do imposto, para pessoa física, e de até 10% para empresas. O governador tem prazo de 15 dias para aprovar ou vetar o projeto.


Nesta semana, a Assembléia também aprovou o projeto de lei que cria o Programa de Parcelamento de Débitos (PPD). Ele dá a possibilidade de o contribuinte quitar débitos de taxas como o IPVA e o Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). A lei também precisa ser aprovada pelo governador José Serra e regulamentada antes de entrar em vigor.


Carros vão poder circular com suspensão modificada


Resolução do Contran entrará em vigor na quinta-feira (01).
Seguradoras, no entanto, podem recusar cobertura de veículos modificados.

A resolução 262 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entrará em vigor na próxima quinta-feira, dia 1º de maio, vai permitir com que carros de passeio circulem com a suspensão rebaixada ou elevada, desde que ela não seja regulável. Até então, apenas veículos utilitários podiam ter a suspensão alterada.


Para isso, o proprietário deverá pedir uma autorização ao Detran antes de fazer a modificação e, em seguida, submeter o carro à avaliação de um dos institutos técnicos credenciados pelo Inmetro, que por sua vez emitirá um Certificado de Segurança Veicular. A medida ainda exige que a nova altura seja especificada no documento do carro.


No entanto, antes mesmo de entrar em vigor, a resolução já apresenta falhas. Um exemplo disso é o fato de não determinar com exatidão os tipos de modificações serão permitidas. Em algumas oficinas, para reduzir custos, é comum a prática de cortar ou aquecer as molas originais da suspensão para rebaixá-la, o que aumenta consideravelmente os riscos de acidentes como a perda de controle do carro e desgaste da peça, que terá que absorver mais impactos.


“Ainda não há uma definição dos critérios que serão utilizados para a aprovação e reprovação da suspensão do veículo. Estamos questionando o Inmetro em relação a isso. A altura será medida do farol ao chão, mas ainda não se sabe qual será a mínima e máxima permitidas”, diz Luiz Mauro Orlandi, engenheiro responsável por um grupo de instituições técnicas credenciadas pelo Inmetro.

Jogo de empurra-empurra

Outra dúvida é se quem já tem a suspensão alterada poderá regularizar a situação do veículo. Segundo o Detran, assim que a norma entrar em vigor, eles irão consultar o Denatran para saber como proceder. Já o Denatran, diz que caberá ao Detran decidir que tipo de medida adotar.


O fato é que para qualquer alteração nas características do veículo, o órgão exige a apresentação de nota fiscal original das peças e dos serviços utilizados. Hoje em dia, carros de passeio que circulam com a suspensão rebaixada ou erguida estão sujeitos a pagar uma multa no valor de R$ 127,69. Considerada grave, a infração rende cinco pontos na carteira.


Seguradoras não querem dar cobertura


A decisão do Contran não agradou as seguradoras. Para Neival Rodrigues de Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), as seguradoras ainda vêem com cautela as novas normas e só devem aceitar carros com suspensão rebaixada depois que a avaliação feita pelo órgão do Inmetro ficar clara.


Freitas concorda que o valor do seguro de um automóvel com a suspensão alterada possa sair mais caro. “Ainda que o veículo preencha os requisitos, o seguro pode sofrer um acréscimo dependendo dos fatores de risco”, diz o diretor da FenSeg.


A Porto Seguro, por exemplo, garante que continuará recusando carros com a suspensão alterada. “Isso não muda nossa aceitação de risco. Tendo em vista as más condições das ruas e estradas, são veículos que tem dificuldade para circular e estão mais susceptíveis a danos no dia-a-dia. Uma coisa é ter risco; a outra, ter risco conhecido”, explica Marcelo Sebastião, gerente do produto Automóvel da Porto Seguro.

domingo, 27 de abril de 2008

Primeira Etapa da Le Mans Series EUA


Poster Oficial


Timo Bernhard, Alemanha; Romain Dumas, França; Emmanuel Collard, França; Porsche RS Spyder


56th Mobil 1 Twelve Hours of Sebring
presented by Fresh from Florida
Sebring International Raceway, Sebring, Fla.

Resultado de Sábado

1. (4) Timo Bernhard, Germany; Romain Dumas, France; Emmanuel Collard, France; Porsche RS Spyder (1, P2), 351.
2. (7) Butch Leitzinger, State College, PA; Marino Franchitti, Scotland; Andy Lally, New York, NY; Porsche RS Spyder (3, P2), 351.
3. (1) Rinaldo Capello, Italy; Tom Kristensen, Denmark; Allan McNish, Scotland; Audi AG R10/TDI (1, P1), 351.
4. (10) Chris Dyson, Pleasant Valley, NY; Guy Smith, England; Porsche RS Spyder (4, P2), 350.
5. (11) David Brabham, Australia; Scott Sharp, Jupiter, FL; Stefan Johansson, Sweden; Acura ARX-01B (5, P2), 349.
6. (3) Marco Werner, Germany; Lucas Luhr, Germany; Mike Rockenfeller, Germany; Audi AG R10/TDI (2, P1), 333.
7. (12) Jan Lammers, The Netherlands; Fredy Lienhard Sr., Switzerland; Didier Theys, Belgium; Porsche RS Spyder (6, P2), 333.
8. (16) Jan Magnussen, Denmark; Ron Fellows, Canada; Johnny O'Connell, Flowery Branch, GA; Corvette C6.R (1, GT1), 328.
9. (9) Jon Field, Dublin, OH; Clint Field, Dublin, OH; Richard Berry, Evergreen, CO; Lola B06/10 AER (3, P1), 327.
10. (17) Oliver Gavin, England; Max Papis, Italy; Olivier Beretta, Monaco; Corvette C6.R (2, GT1), 320.
11. (2) Nicola Minassian, England; Stephane Sarrazin, France; Pedro Lamy, Lisbon Portugal; Peugeot 908 (4, P1), 318.
12. (21) Wolf Henzler, Germany; Marc Lieb, Germany; Jörg Bergmeister, Germany; Porsche 911 GT3 RSR (1, GT2), 314.
13. (28) Darren Law, Phoenix, AZ; Seth Neiman, Burlingame, CA; Alex Davison, Australia; Porsche 911 GT3 RSR (2, GT2), 311.
14. (29) Nic Jonsson, Sweden; Eric van de Poele, Belgium; Tracy Krohn, Houston, TX; Ferrari F430 GT (3, GT2), 308.
15. (22) Allan Simonsen, Australia; Jim Tafel, Alpharetta, GA; Pierre Ehret, Santa Rosa, CA; Ferrari F430 GT (4, GT2), 305.
16. (18) Antonio Garcia, Spain; Terry Borcheller, Vero Beach, FL; Chapman Ducote, Miami, FL; Aston Martin DBR 9 (3, GT1), 299.
17. (32) Joel Feinberg, Ft. Lauderdale, FL; Chris Hall, Daytona, FL; Dodge Viper Competition Coupe (5, GT2), 295.
18. (8) Marco Andretti, Nazareth, PA; Bryan Herta, Valencia, CA; Christian Fittipaldi, Miami, FL; Acura ARX-01B (7, P2), 287, Overheating.
19. (26) Craig Stanton, Long Beach, CA; Nathan Swartzbaugh, La Habra Heights, LA; Uwe Alzen, Germany; Porsche 911 GT3 RSR (6, GT2), 286.
20. (20) Dirk Mueller, Germany; Robert Bell, UK; Dominik Farnbacher, Germany; Ferrari F430 GT (7, GT2), 280.
21. (23) Johannes van Overbeek, San Francisco, CA; Patrick Pilet, France; Richard Lietz, Austria; Porsche 911 GT3 RSR (8, GT2), 280.
22. (15) Chris McMurry, Phoenix, AZ; Bryan Willman, Kirkland, WA; Tony Burgess, Canada; Creation CA07-002 Judd (5, P1), 250, Mechanical.
23. (27) Tom Milner, Leesburg, VA; Tom Sutherland, Los Gatos, CA; Joey Hand, Sacramento, CA; Panoz Esperante Ford (9, GT2), 200, Mechanical.
24. (34) David Murry, Cumming, GA; Andrea Robertson, Ray, MI; David Robertson, Ray, MI; Doran Ford GT-R (10, GT2), 186, Accident.
25. (33) Miroslav Konopka, Slovakia; Mauro Casadei, Italy; Miroslav Hornak, Slovakia; Porsche 911 GT3 RSR (11, GT2), 173.
26. (19) Jaime Melo, Brazil; Mika Salo, Finland; Gianmaria Bruni, Italy; Ferrari F430 GT (12, GT2), 137, Accident.
27. (24) Dirk Werner, Germany; Marc Basseng, Germany; Bryce Miller, Hoboken, NJ; Porsche 911 GT3 RSR (13, GT2), 136, Accident.
28. (25) Marc Goosens, Belgium; Lou Gigliotti, Dallas, TX; Doug Peterson, Bonita Springs, FL; Chevrolet Riley Corvette C6 (14, GT2), 99, Overheating.
29. (13) Michael Vergers, England; Jean Ravier, France; Juan Barazi, Switzerland; Zytek 07S (8, P2), 88, Accident.
30. (30) Paul Drayson, London, UK; Jonny Cocker, UK; Tim Sudgen, England; Aston Martin DBRS 9 (15, GT2), 70, Accident.
31. (5) Ryan Briscoe, Australia; Sascha Maassen, Germany; Patrick Long, Oak Park, CA; Porsche RS Spyder (9, P2), 29, Overheating.
32. (6) Luis Diaz, Mexico; Adrian Fernandez, Mexico; Acura ARX-01B (2, P2), 351, Excluded.
33. (14) Ben Devlin, England; Gerardo Bonilla, Orlando, FL; Raphael Matos, Brazil; Lola B07 46 Mazda (10, P2), 0, Excluded.


Fotos da etapa de 2007

















Raikkonen vence de ponta a ponta na Espanha


Finlandês não deu chances para Felipe, que foi o segundo; demais brasileiros abandonam o GP


O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, venceu neste domingo o GP da Espanha de F-1, quarta etapa da temporada, e com o resultado disparou na liderança do Mundial, com 29 pontos, nove a mais que Lewis Hamilton, da McLaren, o novo vice-líder, com 20. Hamilton chegou em terceiro, atrás também de Felipe Massa, com com o resultado pulou da sexta para a quarta colocação no Mundial, com 18 pontos. Entre eles está o polonês Robert Kubica, da BMW, com 19 pontos, e que foi o quarto colocado na prova deste domingo.


Completaram a zona de pontuação: Mark Webber (5º), Jenson Button (6º), Kazuki Nakajima (7º), e Jarno Trulli (8º).


A corrida foi também marcada por muitas quebras, como a do espanhol Fernando Alonso, da Renault, e um forte acidente com o finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, que teve de ser levado ao hospital de helicóptero. Não há, ainda, maiores informações sobre seu estado de saúde, mas ele está consciente.


A próxima etapa da F-1 é o GP da Turquia, daqui a dois fins de semana.


A CORRIDA


Antes da largada, um susto: Alonso passou reto na grana, durante a volta de apresentação, e quase colidiu com uma mureta, o que seria o fiasco do ano. Felipe Massa largou muito bem, ultrapassando Alonso e quase fazendo o mesmo com Kimi Raikkonen. A confusão ficou apenas no fim do grid, com a colisão entre o Force India de Adrian Sutil e o Toro Rosso de Sebastian Vettel - o terceiro abandono do piloto da Toro Rosso na primeira volta em quatro corridas disputadas.


Com a batida, o safety-car entrou na pista e todos então se preocuparam apenas em aquecer os pneus, aguardando o reinício. O carro de segurança ficou apenas duas voltas na pista, e deixou o traçado na quarta passagem. Os cinco primeiros eram Kimi, Felipe, Alonso, Hamilton e Kubica.


Uma volta depois, Nelsinho passou reto e caiu de décimo para 18º, pois teve de fazer um longo retorno pela caixa de brita. Porém, duas voltas depois, ele se chocou com o Toro Rosso de Sebastien Bourdais ao dividir uma curva, e o brasileiro acabou abandonando. Aparentemente, o francês não viu o brasileiro ao seu lado na tomada da curva. Bourdais deixou a prova logo em seguida, ao entrar nos boxes para avaliar seu carro.


Na 15ª volta, a Renault se aprontou para receber Alonso, talvez até antes do que se previa, pela presença do safety-car por duas voltas. O espanhol fez seu reabastecimento em 9s3 e voltou em 11º, logo atrás de Rubens Barrichello.


Na 18ª volta, foi a vez de Felipe Massa parar para reabastecer. Ele levou 8s1 na parada e retornou atrás do Toyota de Jarno Trulli, em oitavo. Na volta seguinte, foi a vez de Raikkonen parar. A parada durou 8s2 e ele voltou à pista imediatamente à frente de Massa. Neste momento, Hamilton assumiria a ponta da corrida.


Na 20ª volta, foi a vez de Kubica e Hamilton pararem. Com isto, Kimi e Felipe recuperaram suas posições na prova. Kovalainen assumiria neste momento a ponta da prova, mas ele em seguida sofreu um violento acidente quando seu MP4/23 passou reto, fruto de um furo no pneu dianteiro esquerdo, e afundou dentro dos pneus. Os fiscais começaram a chamar desesperadamente pelo carro médico e o safety-car entrou na pista.



Kovalainen indo para o hospital


Com o safety-car na pista, Nick Heidfeld fez sua parada nos boxes. Ele vinha em segundo no momento do acidente de Kovalainen, e por isso liderava a prova. Porém, ele fez sua parada quando os boxes estavam fechados e sofreu uma punição.


Já Rubens Barrichello, após fazer sua parada, apareceu para as câmeras com o bico dianteiro quebrado. O replay mostrou que ele se tocou com o Force India de Giancarlo Fisichella na saída dos boxes, e perdeu muito tempo para dar uma volta inteira antes de poder retornar aos boxes para colocar um novo bico.


Enquanto isto, muita preocupação no paddock da Fórmula 1 com Kovalainen. Um helicóptero foi chamado para levar o piloto finlandês da McLaren ao hospital. Não havia, no momento, nenhuma informação quanto ao seu estado de saúde, mas ele foi visto acenando para os torcedores, da maca, fazendo sinal de "ok". Logo em seguida, Heikki foi receber antendimento no próprio centro médico do circuito, para alívio de todos. Ele seria, posteriormente, levado ao hospital no helicóptero.


Seis voltas depois do incidente, o safety-car deixou a pista e a relargada foi autorizada na volta 28. Na ordem, vinham Raikkonen, Massa, Hamilton, Kubica, Heidfeld, Alonso, Webber e Trulli. Heidfeld, porém, teve de pagar sua punição de dez segundos nos boxes, e com isto Alonso herou a quinta posição.


Porém, na 34ª volta, o motor Renault estourou e Fernando teve de abandonar o GP, para decepção do torcedor espanhol. Quem abandonou a prova na mesma volta foi Rubens Barrichello, que vinha em 16º.


Na 41ª volta, Nico Rosberg, que vinha em sétimo, explodiu o motor do seu Williams em frente à reta dos boxes e abandonou. Ele rapidamente pulou a mureta e entrou nos boxes de sua equipe, com os braços abertos, visivelmente contrariado pelos pontos que poderiam ser assegurados. Com isto, apenas 12 carros prosseguiam na corrida.


Na 44ª volta, Felipe Massa cravou a melhor passagem da corrida, e em seguida entrou nos boxes para sua segunda parada. Ele deixou os boxes sem problemas. Kimi Raikkonen voltou aos boxes uma volta depois, e também voltou à pista sem problemas, novamente à frente de Felipe. Após a segunda rodada de paradas nos boxes para os ponteiros, a ordem era: Raikkonen, Massa, Hamilton e Kubica.


Na volta 53, Timo Glock bateu na traseira de David Coulthard e quebrou o bico de seu Toyota. Já Coulthard teve um pneu furado e ficou se arrastando na pista até chegar aos boxes.


Nas últimas dez voltas, Lewis Hamilton esboçou uma aproximação à Ferrari de Felipe, e ambos se viram forçados a apertar o ritmo, se aproximando de Kimi Raikkonen. Mas, como previsto, nada aconteceu e ambos mantiveram suas posições até o fim da prova.


Confira o resultado da prova:


1º - Kimi-Matias Raikkonen (FIN/Ferrari) - 66 voltas
2º - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 3s2
3º - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 4s1
4º - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - a 5s6
5º - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - a 35s7
6º - Jenson Button (ING/Honda) - a 53s0
7º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - a 58s2
8º - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 59s4
9º - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 1min03s0
10º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Ferrari) - a uma volta
11º - Timo Glock (ALE/Toyota) - a uma volta
12º - David Coulthard (ESC/Red Bull-Renault) - a uma volta
13º - Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda) - a uma volta


Não podia deixar passar esta, o Super-Gênio, Guru, Conselheiro de Deus, etc, etc, Galvão Bueno disse o seguinte: "O Rei Juan Carlos é uma das pessoas mais queridas do mundo", mostrando seu grande intelecto e conhecimento em política internacional.


Infelizmente a F1 é transmitida somente pela Rede Globo, o que nos resta torcer para a sua aposentadoria.

sábado, 26 de abril de 2008

Agrale Marruá AM1








MOTOR - MWM - SPRINT 4.07
EURO II
Potência máxima: 97 kw (132 cv) a 3.600 rpm
Torque máximo: 340 Nm 1.600 a 1.800 rpm

EURO III
Potência máxima: 103 kw (140 cv) a 3.500 rpm
Torque máximo: 360 Nm 1.800 a 2.000 rpm

Número de cilindros: 4 em linha
Combustível: Diesel


TRANSMISSÃO - EATON FS 2305
Embreagem: Mecânica
Velocidades: 5 à Frente e 1 à Ré
Embreagem: Disco a seco


CAIXA DE TRANSFERÊNCIA
Modelo: Agrale
Relação: Engate manual 1 : 1


DESEMPENHO
Velocidade Máxima: 128 kmh/h
Velocidade Mínima Controlada: 4 kmh/h
Autonomia: 1000 km
Raio de Giro (guia à guia: 6,5 m


SISTEMA ELÉTRICO
EURO II
Tensão: 24 V
Bateria: 2 x 12 V - 55 Ah
Alternador: 28 V - 80 A

EURO III
Tensão: 12 v
Bateria: 1 x 12 V / 70Ah
Alternador: 14 V / 120 A


SUSPENSÃO
Tipo: Suspensão dianteira e traseira com barras longitudinais oscilantes e barra transversal. Molas helicoidais e amortecedores de dupla ação.
Eixo Dianteiro: Dana 44.3
Eixo Traseiro: Dana 44.3
Rodas e Pneus: Roda estampada com 6" x 16" e pneus 7.50" x 16" modelo militar.


FREIO DE SERVIÇO
Tipo: Servo assistido no eixo dianteiro e tambor traseiro com dois circuitos hidráulicos independentes.


DIMENSÕES
Comprimento total: 3.800 mm
Largura da carroceria: 1.920 mm
Largura total com retrovisores e estribo: 2.090 mm
Altura total: 1.950 mm
Altura com pára-brisa rebatido: 1.400 mm
Vão mínimo do solo: 260 mm
Bitola: 1.540 mm
Distância entre eixos: 2.300 mm


GERAIS
Carroceria: Formada por elementos de chapa de aço
Chassi: Composto por longarinas e travessas de perfil tubular em aço.
Peso em ordem de marcha: 1.960 kg
Peso Bruto Total: 2.460 kg
Ocupantes: 04
Capacidade do tanque de combustível: 100 L
Capacidade do tanque de combustível Reserva: 20 L
Capacidade de carga: 500 kg mais reboque de 500 kg
Pára - brisa: Rebatível e vidro basculante
Instrumentos no painel: Velocímetro com odômetro parcial, medidor de combustível e temperatura do motor, voltímetro, medidor de pressão do óleo do motor, conta-giros, indicador de freio de mão, indicador de bateria, indicador de luz alta, indicador de chave seta, indicador de pressão do óleo, indicador de engate 4x4 e chave de controle tipo NATO.

• Rampa máxima: 120%
• Inclinação lateral máxima: 45%
• Ângulo de Ataque: 64º
• Ângulo de Saída: 52º
• Altura livre do solo: 270mm
• Velocidade máxima: 120 km/h
• Velocidade mínima controlada: 4 km/h
• Passagem a vau: 600 mm (sem Snorkel)
• Degrau máximo: 360 mm
• Capacidade do tanque de combustível de 102 litros
• Tanque adicional de combustível com 20 litros
• Raio de giro:
- (guia a guia): 6590 mm
- (parede a parede): 6790 mm


GP2: Bruno Senna fica em segundo na Espanha


Vencedor do Grande Prêmio foi o estreante português Álvaro Parente


Na primeira corrida da temporada da Fórmula GP2, no Grande Prêmio da Espanha, em Bracelona, melhor para o estreante português Álvaro Parente, da equipe SuperNova, que venceu a primeira prova da rodada dupla da categoria. Parente largou na segunda colocação e assumiu o primeiro lugar ainda na largada, quando ultrapassou o venezuelano Pastor Maldonado, da Piquet Sports.

A segunda colocação do GP da Espanha ficou com o brasileiro Bruno Senna, da iSport. Senna largou na quarta colocação e subiu para a segundo lugar na largada. O brasileiro, vencedor do GP da Espanha na temporada passada, falou sobre a corrida deste sábado e o resultado conquistado.

- Procurei pressionar o Parente o máximo possível, até para tentar fazê-lo acabar com os pneus, mas não foi possível passá-lo. Eu encostava muito a partir do meio do traçado e grudava de vez na chicane de entrada da reta, mas a partir daí ficava difícil porque o carro que estamos usando agora perde ainda mais pressão aerodinâmica no vácuo que o do ano passado. De qualquer forma, estou satisfeito porque fiz o que era possível. E somar oito pontos de cara foi importante. Foi um ótimo resultado e só posso estar contente - afirmou Senna.

O terceiro lugar do pódio ficou com o austríaco Andreas Zuber, da Piquet Sports.

Veja o resultado do GP da Espanha:

1 – Álvaro Parente (Portugal), SuperNova, 38 voltas
2 – Bruno Senna (Brasil), iSport, a 0s570
3 – Andrea Zuber (Áustria), Piquet Sports, a 1s511
4 – Giorgio Pantano (Itália), Racing Engineering, a 3s768
5 – Romain Grosjean (França), ART GP, a 8s155
6 – Vitaly Petrov (Rússia), Campos Team, a 19s729
7 – Sébastien Buemi (Suíça), Arden, a 27s326
8 – Kamui Kobayashi (Japão), DAMS, a 27s945
9 – Karun Chandok (Índia), iSport, a 30s394
10 – Davide Valsecchi (Itália), Durango, a 34s573

Neste domingo, pelo sistema adotado pela Fórmula GP2, os oito primeiros colocados na primeira etapa da categoria, largarão em posições invertidas, que será mais curta – 26 voltas – e sem pit stop. Bruno Senna sairá em 7º, ao lado de Parente. A pole position caiu nas mãos do japonês Kamui Kobayashi (DAMS). Mesmo reconhecendo as dificuldades que encontrará, o piloto brasileiro está confiante.

- Meu ritmo esteve sempre muito bom desde os treinos da sexta-feira. Tem gente boa partindo na minha frente, mas vou correr pela vitória. Se não der, aí sim vou pensar em marcar o maior número de pontos - projetou Senna.

Veja a classificação do campeonato:

1 – Álvaro Parente (Portugal), SuperNova, 11 pontos
2 – Bruno Senna (Brasil), iSport, 8 pontos
3 – Andreas Zuber (Áustria), Piquet Sports, 6 pontos
4 – Giorgio Pantano (Itália), Racing Engineering, 5 pontos
5 – Romain Grosjean (França), ART GP, 4 pontos
6 – Vitaly Petrov (Rússia), Campos Team, 3 pontos
7 – Sébastien Buemi (Suíça), Arden, 2 pontos
8 – Kamui Kobayashi (Japão), DAMS, 2 pontos
9 – Karun Chandok (Índia), iSport, 1 ponto

Raikkonen larga na pole e Massa é terceiro


Felipe terá Renault de Fernando Alonso entre ele e companheiro de equipe



O finlandês Kimi Raikkonen, líder do Mundial de F-1, conquistou neste sábado a pole-position para o Grande Prêmio da Espanha, quarta etapa do Mundial, que acontece neste domingo a partir das 9h (de Brasília). Esta é a 15ª pole da carreira de Kimi Raikkonen, e a primeira na temporada.


Ao lado do piloto da Ferrari largará o espanhol Fernando Alonso, da Renault, para delírio da torcida local. Alonso, porém, aparenta estar carregando menos gasolina, uma vez que Nelson Angelo Piquet, que andou todo o fim de semana muito próximo ao espanhol, conquistou apenas o décimo tempo.


Já Felipe Massa, com a outra Ferrari, larga em terceiro, tendo ao lado o BMW de Robert Kubica. A terceira fila é inteiramente dominada pela McLaren, com Lewis Hamilton em quinto e Heikki Kovalainen em sexto.


Rubens Barrichello largará em 11º lugar, abrindo a sexta fila. Confira abaixo o grid de largada:

1º - Kimi-Matias Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min21s813
2º - Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min21s904
3º - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min22s058
4º - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - 1min22s065
5º - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1min22s096
6º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - 1min22s231
7º - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - 1min22s429
8º - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min22s529
9º - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - 1min22s542
10º - Nelson Angelo Piquet (BRA/Renault) - 1min22s699
11º - Rubens Barrichello (BRA/Honda) - 1min21s049
12º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - 1min21s117
13º - Jenson Button (ING/Honda) - 1min21s211
14º - Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min21s230
15º - Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) - 1min21s349
16º - Sebastian Bourdais (FRA/Toro Rosso-Ferrari) - 1min21s724
17º - David Coulthard (ESC/Red Bull-Renault) - 1min21s810
18º - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso-Ferrari) - 1min22s108
19º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Ferrari) - 1min22s516
20º - Adrian Sutil (ALE/Force India-Ferrari) - 1min23s224
21º - Anthony Davidson (ING/SUper Aguri-Honda) - 1min23s318
22º - Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda) - 1min23s496

Punto 1.4 Turbo nacional está pronto


A Fiat vai mostrar o Punto 1.4 Turbo brasileiro ao público em um evento no mês de maio. Ainda não se trata da versão definitiva, que só chegará às lojas no segundo semestre, mas já dará uma idéia de como será o esportivo da linha. Ao contrário do que alguns chegaram a especular, o motor 1.4 16V Turbo não será nacional.

Virá da Itália, onde equipa a versão Abarth do hatch. Os 155 cv de potência serão mantidos, mas a carroceria de duas portas e o nome da grife esportiva não virão junto com a nova cavalaria. Segundo a Fiat, lançar a Abarth por aqui exigiria todo um trabalho em torno da marca, o que não compensaria. O Punto esportivo ainda não tem nome definido, mas pode ser simplesmente Turbo.

Como sempre as nacionais andando para trás, trabalhar a marca Abarth???? Quem é fã de carros não precisa de propaganda, assim como os AMGs, M5s, Alpines, etc.

Peugeot anuncia produção do 308 RC-Z


Carro será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt de 2009.
Modelo terá motor 1.6 com 218 cavalos de potência.

A Peugeot anunciou no Salão do Automóvel de Lisboa, em Portugal, que vai dar início à produção em série do carro modelo cupê 308 RC-Z.

Tanto o veículo que será comercializado quanto sua denominação serão conhecidos no Salão de Frankfurt em 2009, na Alemanha, exatamente dois anos após a primeira apresentação do conceito ao público.


O 308 RC-Z tem como plataforma o modelo 308. O carro será impulsionado por um motor 1.6 de 218 cavalos de potência, capaz de correr a 235 km/h. O veículo será comercializado a partir de 2010. Não há previsão deste carro chegar ao mercado brasileiro.

Honda registra lucro recorde de US$ 6,08 bilhões

O número é 1,3% maior que o recorde anterior, registrado em 2007.
Nem a queda de 85,6% no lucro líquido do quarto trimestre atrapalhou o feito.

A Honda Motor, segunda maior montadora japonesa (atrás da Toyota Motor), anunciou um lucro recorde no ano fiscal 2007, apesar das fortes perdas apresentadas no quarto trimestre, que corre o risco de se agravar no atual exercício fiscal.


No período de abril de 2007 a março de 2008, a Honda registrou um lucro líquido de US$ 6,08 bilhões, uma alta de 1,3% em comparação aos resultados de abril de 2006 a março de 2007.


O resultado foi obtido apesar da queda de 85,6% no lucro líquido do quarto trimestre, provocada pela crise no mercado americano, a valorização do iene em relação ao dólar e o aumento dos preços das matérias-primas.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Porsche Cayenne Turbo S



A Porsche apresentou, no Salão de Pequim, o novo Cayenne turbo S, nova versão top do utilitário. Segundo a fabricante alemã, o modelo chega para atender a demanda de seus clientes por um utilitário de alta performance, contanto, para isso, com motor V8 de 4,8 litros, auxiliado por dois turbocompressores, que entregam 550 cavalos de potência.

Em termos de performance, isso se traduz em velocidade máxima de 280 km/h e 4,8 segundos para atingir os 100 km/h, partindo da imobilidade. Para efeito de comparação, a versão turbo cumpria a prova de 0 a 100 em 5,1 segundos e atingia máxima de 275 km/h. A tração é integral e o torque máximo é de 76,4 mkgf. As rodas de aro 21, os arcos de roda pintados e o escapamento quádruplo de alumínio fundido são os detalhes exclusivos em seu visual exterior.

O Turbo S possui de série suspensão pneumática, nivelamento da suspensão, controle de altura do veículo e conta com o sistema de gerenciamento ativo da suspensão PASM.

O sistema PCM (Porsche Communication Multimedia Management, gerenciador de comunicação multimídia Porsche), é oferecido como opcional e inclui módulo de navegação com um disco rígido oferecendo uma gama completa de novas funções, facilmente acessíveis através de uma tela touch-screen.


O Turbo S estará à venda, na Europa, a partir de agosto de 2008.




Citroën comemora os 60 anos do 2 CV



Carro foi apresentado ao público em 1948, no Salão do Automóvel de Paris.

Com um motor de 375 cm³ de 2 cilindros, ele percorria entre 20 e 25 km por litro.


Os 60 anos do 2 CV, um modelo da Citroën apresentado ao público em 1948, no Salão do Automóvel de Paris, serão comemorados com uma exposição na capital francesa, que irá da segunda quinzena de abril até o final de novembro.


A “2 CV Expo Show – O essencial na essência” (www.cite-sciences.fr) homenageia o “dechevô” (pronúncia de 2 CV, em francês) no Brasil, um carro considerado econômico na época.

Com um motor de 375 cm³ de 2 cilindros em posição horizontal refrigerado com ar que permite com que alcance 60 km/h, a autonomia do veículo fica entre 20 e 25 km por litro.


Um dos responsáveis pela motorização da França, o 2 CV teve a apresentação de seu protótipo cancelada em 1939 por causa da 2ª Guerra Mundial.


Em 1990, a última unidade do carro saiu da fábrica de Mangualde, em Portugal. Em 42 anos, foram fabricados mais de 5 milhões de exemplares do veículo: 3.868.634 sedãs e 1.246.335 caminhonetes.