sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Por que algumas pessoas tem um paixão tão forte por carros antigos?


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Seja por admiração, paixão ou saudades de um tempo que passou, os colecionadores de carro sabem bem o que é o sentimento de admiração por uma peça antiga. Cuidadosos e responsáveis pelo artigo de luxo na garagem, os admiradores de carros antigos compartilham um sentimento peculiar aos colecionadores, a arte de cuidar.
Isso significa que não é só ter o carro, a relação entre o proprietário e o automóvel é maior. O admirador não mede esforços para possuí-lo, e o que talvez seja ainda mais  notório é que há um prazer em reformá-lo, melhorá-lo em alguns casos, e com perfeição, deixá-lo com a cara de antigamente, até porque quanto mais original melhor.
A busca pela perfeição
Esse período de reforma inclusive é para muitos colecionadores um grande prazer. Procurar peças, serviços especializados, compartilhar com amigos que também sentem prazer nessa área, é um universo que traz diversas paixões focadas por um só bem, o carro. Adicione ainda o prazer de colocá-lo exposto ao público.
Esse costume agrega valores de amizade, trocas de informações, dicas de colecionadores mais experientes, e é por isso que há os chamados clubes de colecionadores, onde além de suporte sobre diversos assuntos ligados aos veículos, há essa atmosfera do saudoso entretenimento.

Seguro auto para carro antigo
Mas quem é colecionador sabe que enfrenta dificuldades, um seguro de carro para um carro antigo é assunto bem mais delicado do que para um proprietário de carro comum. É fácil saber as razões, substituição de peças antigas fora do mercado, por exemplo. Em certas situações, o dono precisa mandar fazer uma determinada peça em uma funilaria, já que não há no mercado.
Ainda é restrita a oferta para os antigomobilistas, ou seja, para a pessoa que possui uma relíquia na garagem. Apesar do Brasil ter um alto número de colecionadores, é baixo o interesse pelas seguradoras de seguro auto em oferecer o seguro de carro para esse tipo de proprietário. A falta desse atendimento é uma dificuldade apontada pela maioria dos entusiastas dessas raridades.
É preciso selecionar as empresas que possuem seguro de veículo para carros “placas pretas” ou para os classificados como auto vintage. Alguns donos preferem somente contratar uma assistência 24 horas por falta de opção ou por vantagem na relação custo/benefício.
A união em torno de uma mesma paixão
Nesta situação clubes sérios de colecionadores acabam tendo uma função também de proteção. É certo afirmar que, a chance de um carro especial se envolver em um sinistro ou ser roubado é muito menor do que os outros veículos comuns. Em muitos casos o mesmo dono tem mais de um carro antigo e o uso é bem mais limitado, se restringe a curtos passeios, e no caso de roubo, é como roubar uma peça de arte. Já que os donos são afiliados e compartilham informações, o clube desempenha um papel de suporte, neste último caso podem ajudar nas buscas, através de envio de emails, por exemplo.
O antigo e o novo juntos
Diante de tanta possibilidade de novas tecnologias atualmente no mercado, é possível aliar o valor de ter um exemplar antigo com certas modernidades. Alguns proprietários adaptam equipamentos de som e DVD e o repertório segue a qualidade musical referente à década do veículo, é como viajar no tempo.
E é ele, o tempo, o grande barato. Não é possível voltar os dias, mas é possível através de uma peça que agrega tantos valores de uma determinada época, ser possível viajar e reviver um tempo que não volta mais.

Artigo exclusivo enviado por Guilherme da Luz, editor do Seguro Auto e Rastreadores.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia 04 de Outubro de 1970, Emerson Fittipaldi ganha em Watkins Glen

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Num dia como hoje o nosso grande campeão Emerson conseguiu sua primeira vitória na F1, a bordo do belo Lotus, num ano complicado para o automobilismo, foram três mortes até então: Bruce McLaren na Cam-Am,  Piers Courage e o Jochen Rindt da própria Lotus e ainda liderava o campeonato com 18 pontos à frente.
O Emerson largava em terceiro no GP dos Estados Unidos, a pole foi conseguida por Jacky Ickx, o único que poderia passar o falecido Jochen Rind, a segunda posição ficou para o escocês Jackie Stewart, ainda fechando as primeiras posições Pedro Rodrigues , Chris Amon e Clay Regazzoni.
Quando começou a prova Jackie Stewart pulou para a primeira posição, Emerson atrapalhado por Jacky Ickx foi parar em 8º até a quinta volta as posições não se alteraram.
A partir daí Emerson começou as suas ultrapassagens, na 32ª volta Stewart consegui por uma volta sobre o sétimo colocado, Emerson sobe para quinto lugar, na volta 48 Emerson fica com a quarta posição com a parada de Chris Amon para uma troca de pneus.
Jacky Ickx então segundo colocado entra no box na volta 56 com problemas de carburação, Stewart coloca uma volta em Emerson, já em terceiro lugar.
Foi quando o motor do Tyrrell de Sterwart começa a "fumar" na volta 70, Emerson recupera a volta que tinha tomado, e por fim Stewart abandona com a explosão do motor.
Pedro Rodrigues assume a liderança da corrida , mas faltando sete voltas entra nos boxes com pane seca quando retorna Emerson já havia posto grande vantagem.
Na volta 108 Emerson recebe a bandeirada com trinta segundos de vantagem sobre Rodrigues. Jacky Ickx chega em terceiro, Emerson consegue que o austríaco Jochen Rindt seja o campeão póstumo da temporada.
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Viva o Emerson Fittipaldi!
Pé no Porão
Leandro Sauerbronn


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Acabaram com o Simca Chambord


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            Isso mesmo, essa triste notícia já se arrasta há décadas e nunca será esquecida, nunca será apagada e principalmente em nós antigomobilistas vai ser uma ferida aberta. Eles não poderiam ter feito isso! Não com aquele carrinho simpático, lindo, majestoso. Eles fizeram pior: acabaram com o Simca Chambord!
Os fatos se misturam, os riffs de guitarra da canção do Camisa de Vênus e o fim da produção do Simca. Não é novidade eles pararem de fazer coisa boa, bonita para entupir o mercado com o supérfluo, insosso, e sem brilhantismo nenhum. Ah, é havia me esquecido, o nome que dão a isso é consumismo. E o povo consome, não sei se é porque queriam consumir aquilo, ou se é porque aquilo existe e a mídia diz que é legal e bonito, mesmo sendo uma mentira.
Eu como antigomobilista (de escassos recursos financeiros) nunca tive a oportunidade de ver um Simca Chambord de perto, nunca ouvi seu motor funcionar, só pude namorar as fotos desse clássico da indústria automobilística nacional. Eles acabaram com o Simca Chambord!
Coincidentemente também não vi nenhum show do Camisa de Vênus, tampouco vi Marcelo Nova tocar ao vivo. Vem ao caso caro leitor desavisado do nosso cenário roqueiro que a banda Camisa de Vênus tem uma música que se chama Simca Chambord e eu, pessoalmente acho que é a banda (ou melhor, como tudo que é bom de verdade: foi) uma das melhores bandas que esse país já teve de Rock. Tudo bem que o dinossauro intitulado Marcelo Nova no auge de seus 62 anos ainda segue de guitarra em punho fazendo do microfone o condensador de suas idéias transmutadas em música. Sim, eu disse em música, música de verdade, com conteúdo, com sentido, com verdades e acima de tudo visceral.
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Ele não usa a maquiagem da indústria fonográfica, não segue tendências, não se apega a moldes pré-fabricados e não se renova para agradar. Ele é como é e faz como acha que tem que fazer, assim como os belos carros de antigamente, eram como eram, sem igual, sem substitutos. Grande obra tem o Marcelo Nova já nestes longos anos de estrada que poderiam ser melhores rodados, mas não, eles acabaram com o Simca!
Acabaram com tanta coisa, até com o devido respaldo que esse grande artista deveria ter na mídia. Se bem, que na atualidade, aparecer na mídia seja sinônimo de frivolidade.
Eles fizeram pior acabaram com o Simca Chambord, mas o Marcelo Nova ainda faz o Simca rodar por aí e te levar em um passeio macio pelo bom ROCK.

Um Ford Abraço

Sabugo.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

E chega a hora

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Não se sabe ao certo quando será a hora, mas sabe-se de antemão que ela chegará sem falhar, mesmo que tardiamente, isto quando não chega antecipadamente e nos pega desprevenidos.
Falo isso pelo adiantar do calendário, já estamos indo para o final do ano, complicado foi que eu não vi passar os outros oito meses.
Dei um tempo nesse domingo para dar um trato no meu velho amigo, um violão Folk Eagle CH882. De vez em quando é bom trocar o encordoamento, dar um trato na madeira do braço, hidratar, conferir parafusos, trastes, curvatura do braço. Adiei tudo o que pude para fazer isso, mas chegou a hora, o encordoamento já estava na espera há mais de dois meses e meu violão pegando pó, sempre tocando ele com as cordas velhas.
Fiz a capricho, cordas 0.11 de bronze, todo hidratado, lustrado e polido, alinhado e afinado. Dá gosto, até toquei um Raulzito nele para não perder o costume.
Levei umas duas horas entre desmontar e montar, afinar e deixar pronto, mas valeu e muito, ficou 100%.
Entrementes, enquanto eu fazia todo esse preparatório, me lembrei das tarde de sábado lavando e polindo o bólido, digo, meu Maverick. Primeiro um jato de água para tirar o máximo possível de pó afim de não riscar a pintura já rota da ação dos anos, depois água com sabão, após bem esfregado com esponja e os pneus lavados com escova vinha o último enxágüe para retirar o sabão e assim evitar que manchasse ainda mais a pintura. Mas não era o fim de tudo. Na sombra eu passava cera por todo o carro, até nas calotas, esperava um pouco e depois eu com uma estopinha na mão polia ele. Era cansativo, mas prazeroso, tal qual uma trilha de moto, tal qual forjar uma faca. Mas eu saboreava o resultado apreciando as curvas reluzentes de um carro feito há mais de trinta anos, me espelhava em sua lataria (ainda feita de lata e não de plástico como os de hoje).
Quem ainda hoje faz isso? Acho que poucos. Raros são os que mantém uma interação com seu carro, uma relação de companheirismo e respeito, cuidado, manutenção, amor.
Muita gente terceiriza a lavação seja por sobra de verba, por falta de tempo ou por pura preguiça. Bom talvez nem seja por isso né, afinal de contar os carros de hoje são como eletrodomésticos: são cheios de fios e botões, são feitos de plásticos, isentos de personalidade e essência já não pertencem mais à família, são apenas objetos que após seu período de uso, assim que começarem a aparecer os primeiros sinais da necessidade de manutenção são descartados/trocados por um novo.
A hora chega, e chegou a hora de voltar ao meu carro, chegou a hora de matar a saudade e viver a louca utopia de voltar no tempo e tentar em vão viver na década em que eu bem queira.

Um Ford Abraço

Sabugo

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Minguando

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Os dias nebulosos continuam pairando em nosso calendário e são nesses dias pesados, compridos que me pergunto sobre o tempo, é a mesma pergunta da canção do Marcelo Nova. Se o tempo não pára, nem chega atrasado, que horas serão quando o tempo mudar para tempo passado? Interessante isso não é mesmo? O que acontece agora, logo será passado, o teu dia a dia pode em um instante virar história, ficar lá, impresso na memória, nunca mais voltar a acontecer.
Eu não faço muito o tipo otimista não, até arriscaria dizer que sou do tipo pessimista, acho que (e meu amigo leitor, tenho provas concretas) a tendência natural das coisas é irem de mal a pior. Sim, existem exceções, mas via de regra se deixar a coisa por si só, vai dar porcaria, é preciso intervir para mudar o rumo, entretanto nem sempre se faz possível essa mudança, nem sempre podemos manipular as várias variáveis do tempo, da vida, dos acontecimentos.
Bem, chega de rodeios, vou direto ao ponto. A coisa toda está minguando, cada dia que passa não é um a mais e sim um a menos! Mais uma banda encerra atividades, não uma banda qualquer, mas uma banda de ROCK com longos anos de carreira, com 22 álbuns de estúdio e várias turnês mundiais. E uma banda dessas com tudo isso acaba sem motivo? Não. A banda acabou porque o fundador, o vocalista não agüenta mais, no auge de seus 66 anos e com doença obstrutiva pulmonar crônica, Dan McCafferty não tem mais condições de usar sua voz rouca que emplacou tantas canções com o Nazareth.
Eu bem sei que tentaram protelar o final, mas o tempo não permite, o fim veio em um show realizado na Suíça, onde após a terceira música ele não pode mais continuar. Eu gosto da banda, fui em um show deles aqui mesmo, no interior de Santa Catarina onde eles fizeram umas 3 turnês, só eles mesmo, qual banda de renome adentra o interior de um país estrangeiro fazendo turnê? Obrigado NAZARETH por isso, por ter músicas pesadas que embalaram minha juventude e por ter baladas que eu ouvi ao lado da mulher que amo e que me marcaram para o resto da vida.
Triste realidade essa do tempo ruim com tudo, perdemos tanto, sempre, é o eterno jogo da velha em que a gente nunca ganha, só perde, quem sabe com muita sorte a gente chega a empatar.
É por isso que digo que a coisa toda está minguando, as bandas de verdade estão acabando, o rock não é mais tão executado pelas rádios que só tocam músicas da moda (mesmo sendo uma porcaria em termos de letras). Hoje não temos mais uma banda que grite contra o governo como fez Legião Urbana, não temos mais pensadores loucos como Raulzito, não temos mais carros feitos de lata que durariam décadas rodando com baixíssima manutenção, nem motores majestosos como os V8 de antigamente.
Mania minha de ser saudosista, hoje qualquer um é sucesso, não precisa ter talento, só saber rebolar e a mídia querer que aquilo seja sucesso. O povo não quer mais pensar, refletir sobre a letra e quanto aos automóveis, não são mais carro de família, são como eletrodomésticos: cheios de fios, feitos de plástico, não duram nada e a qualquer problema a gente troca por um novo e manda aquele para frente.
A coisa está minguando, dia a dia… E uma hora chega a nossa hora também, não vejo muita esperança pela frente, o que salva a estrada é o retrovisor, porque é nele que mesmo indo em frente eu vejo o que já passou, que valeu a pena e que vou levar comigo a diante!
Perdemos uma grande banda, suas músicas ficam, mas o espaço deixado por ela jamais será preenchido!

Um Ford Abraço

Sabugo


Boas notícias, vamos acompanhar – Deputado aprova projeto que regulariza os Hot Rods

Comissão aprova projeto que regulamenta veículos “hot rods”

postado em 21.08 às 18:40
Notícia para os apreciadores e apaixonados por carros: a Comissão de Viação e Transportes (CVT) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (21), o parecer do deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC) ao Projeto de Lei 1.715/2007, que legaliza a situação dos veículos antigos que circulam pelo Brasil, conhecidos como hot rods.
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) e especifica as modificações que poderão ser feitas em veículos fabricados há mais de 30 anos, além de exigir que a expressão “veículo antigo modificado” conste dos registros dos automóveis. Com a regularização, os veículos poderão ter, por exemplo, a carroceria, cor, potência ou o combustível modificados.
O relatório de Mauro Mariani foi apresentado com substitutivo ao projeto original, de autoria do deputado Arnaldo Jardim (PPS/SP). De caráter conclusivo nas comissões, a matéria deverá ser apreciada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como aproveitar uma viagem de carro no Brasil e na Europa


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Se você gosta de dirigir e não perde uma oportunidade para estar em um carro confortável e passar por belos lugares, você é um candidato para entrar no grupo dos fãs de viagens ao volante.
Trocar viagens aéreas ou de trem por carro já faz parte da rotina de muitos viajantes e eles tem razões para isto. Alguns falam de maior liberdade, outros de maior possibilidade de aventura e de estar mais perto das belas paisagens. E você, também compartilha dessas opiniões?
O roteiro pode ser escolhido especialmente para ser desfrutado com carro, muitas cidades em um mesmo roteiro, não tem problemas, é só organizar as direções, ter um mapa, um GPS e um carro preparado para passar horas nas estradas, lembre-se do seguro de carro para evitar qualquer imprevisto. Você deve também pesquisar as regras e limites de velocidade do país escolhido, assim evita multas. Informe-se também sobre os pedágios do país escolhido, coloque os valores também dentro do orçamento da viagem. E tenha sua carteira internacional de motorista em mãos, junto com seu passaporte.
Ao alugar seu carro, verifique os preços através dos modelos, há grandes diferenças nos valores, não abra mão também do seu seguro viagem internacional que vai cobrir suas necessidades em qualquer cidade que você vá. O aluguel pode ser realizado ainda no Brasil, assim você evita filas no aeroporto ao chegar no país de destino, algumas locadoras dão descontos para alugueis de mais de 7 dias. Você pode alugar seu carro em uma cidade e devolver em outra, mas verifique o valor que você pagará pelo  retorno do veículo.
Muitos turistas acostumados a viajar dirigindo acham o continente europeu um dos melhores destinos para alugar um carro e sair estrada afora, isso porque além da segurança, as estradas estão em sua maioria em muito bom estado. Não há dúvidas que muitas cidades europeias são um verdadeiro convite ao passeio de carro. Imagine você poder parar a qualquer hora que você queira para tirar fotos de uma bela paisagem vista da janela de seu automóvel!
Como é viajar de carro?
Você é daqueles turistas que sempre na hora do check-in sofre com medo do peso de suas malas? Então deixe essa preocupação de lado se você for viajar de carro, você fica bem mais livre para carregar o quanto de bagagem que você queira, além de deixá-lo mais livre para comprar mais souvenir pelos lugares visitados.
Outra vantagem é a privacidade que você tem em seu carro, o tempo também é determinado por você mesmo, onde parar ou quando parar. Dividir a direção com um amigo também é bastante válido, além de você poder descansar, os custos podem ser divididos, e no fim, a viagem sai mais barata.
Se a Europa é o destino escolhido, pense em quantos roteiros fantásticos você pode ver com seus próprios olhos através da janela de um automóvel. Use seu carro também como depósito, você não precisa andar carregando muitas coisas, não esqueça de levar casacos, à noite sempre pode fazer um friozinho mesmo no verão.
Que tal conhecer parte da Espanha de carro?
Um dos roteiros pode ser saindo de Barcelona, passando por Valência e seguindo até Madri. De Barcelona até Valência são 340 quilômetros passando pela costa mediterrânea a de Valência até Madri são mais 300 quilômetros.
Depois de você aproveitar as belezas de Barcelona por pelo menos dois dias siga em direção a Valência e tenha diante des seus olhos belíssimas vistas da costa. No meio do caminho você passará por Terragona, uma cidade que está na lista de patrimônio da Unesco, além de belas praias há também locais históricos interessantes para você visitar, como o Casco Antigo, parte alta da cidade com uma muralha romana, o anfiteatro que guarda restos de uma igreja romana e o belo Balcão do Mediterrâneo onde se admira parte da cidade, o anfiteatro, o porto, a estação e as  praias.
Deixando Terragona a próxima parada pode ser no Castelo de la Plana, cidade histórica do século 13 que oferece passeios por ruas medievais, belas igrejas, aqui você pode procurar um local para estacionar seu carro e gastar algumas horas passeando pela cidade. Daqui até Valência são somente mais 75 quilômetros.
Valência é a 3° cidade mais populosa da Espanha, e é também muito visitada todos todos os anos. Visite o Mercado Central de Valência, o Mercado Colombo, as torres antigas da cidade medieval, a Serrano Torres e Quart Towers , assim como os mosteiros de San Miguel de los Reyes. Não deixe de provar a paella espanhola em Valência, inclusive em Portugal esse prato é chamado de arroz à Valência.
Depois de provar as delícias de Valência siga seu roteiro até a badalada capital Madri, tenha um bom planejamento em mãos porque a cidade oferece inúmeras atrações.
Lembre-se que para alugar um carro na Espanha é necessário ter no mínimo 21 anos, sempre observe as áreas reservadas para estacionamento nas cidades, evite as multas. Muitos espaços ficam longe dos centros e tem tabelas de preços de acordo com as horas. Aproveite sua viagem a o conforto de decidir o que fazer dirigindo seu automóvel e parando em locais atrativos e inesquecíveis.