sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Por que algumas pessoas tem um paixão tão forte por carros antigos?


carros-antigos (1)
Seja por admiração, paixão ou saudades de um tempo que passou, os colecionadores de carro sabem bem o que é o sentimento de admiração por uma peça antiga. Cuidadosos e responsáveis pelo artigo de luxo na garagem, os admiradores de carros antigos compartilham um sentimento peculiar aos colecionadores, a arte de cuidar.
Isso significa que não é só ter o carro, a relação entre o proprietário e o automóvel é maior. O admirador não mede esforços para possuí-lo, e o que talvez seja ainda mais  notório é que há um prazer em reformá-lo, melhorá-lo em alguns casos, e com perfeição, deixá-lo com a cara de antigamente, até porque quanto mais original melhor.
A busca pela perfeição
Esse período de reforma inclusive é para muitos colecionadores um grande prazer. Procurar peças, serviços especializados, compartilhar com amigos que também sentem prazer nessa área, é um universo que traz diversas paixões focadas por um só bem, o carro. Adicione ainda o prazer de colocá-lo exposto ao público.
Esse costume agrega valores de amizade, trocas de informações, dicas de colecionadores mais experientes, e é por isso que há os chamados clubes de colecionadores, onde além de suporte sobre diversos assuntos ligados aos veículos, há essa atmosfera do saudoso entretenimento.

Seguro auto para carro antigo
Mas quem é colecionador sabe que enfrenta dificuldades, um seguro de carro para um carro antigo é assunto bem mais delicado do que para um proprietário de carro comum. É fácil saber as razões, substituição de peças antigas fora do mercado, por exemplo. Em certas situações, o dono precisa mandar fazer uma determinada peça em uma funilaria, já que não há no mercado.
Ainda é restrita a oferta para os antigomobilistas, ou seja, para a pessoa que possui uma relíquia na garagem. Apesar do Brasil ter um alto número de colecionadores, é baixo o interesse pelas seguradoras de seguro auto em oferecer o seguro de carro para esse tipo de proprietário. A falta desse atendimento é uma dificuldade apontada pela maioria dos entusiastas dessas raridades.
É preciso selecionar as empresas que possuem seguro de veículo para carros “placas pretas” ou para os classificados como auto vintage. Alguns donos preferem somente contratar uma assistência 24 horas por falta de opção ou por vantagem na relação custo/benefício.
A união em torno de uma mesma paixão
Nesta situação clubes sérios de colecionadores acabam tendo uma função também de proteção. É certo afirmar que, a chance de um carro especial se envolver em um sinistro ou ser roubado é muito menor do que os outros veículos comuns. Em muitos casos o mesmo dono tem mais de um carro antigo e o uso é bem mais limitado, se restringe a curtos passeios, e no caso de roubo, é como roubar uma peça de arte. Já que os donos são afiliados e compartilham informações, o clube desempenha um papel de suporte, neste último caso podem ajudar nas buscas, através de envio de emails, por exemplo.
O antigo e o novo juntos
Diante de tanta possibilidade de novas tecnologias atualmente no mercado, é possível aliar o valor de ter um exemplar antigo com certas modernidades. Alguns proprietários adaptam equipamentos de som e DVD e o repertório segue a qualidade musical referente à década do veículo, é como viajar no tempo.
E é ele, o tempo, o grande barato. Não é possível voltar os dias, mas é possível através de uma peça que agrega tantos valores de uma determinada época, ser possível viajar e reviver um tempo que não volta mais.

Artigo exclusivo enviado por Guilherme da Luz, editor do Seguro Auto e Rastreadores.

Nenhum comentário: