sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Buick antecipa seu primeiro carro de luxo compacto

Verano será apresentado no Salão de Detroit, na próxima semana.
Modelo tem a missão de atrair consumidores mais jovens para a marca.

Pela primeira vez na história a Buick, marca de luxo da General Motors, terá um sedã compacto.

O modelo, chamado de Verano, será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira (10), primeiro dia do Salão do Automóvel de Detroit que acontece até dia 23. A novidade é baseada no Chevrolet Cruze e segundo a GM mira os compactos de luxuosos Audi A3 e Volvo S40.

Nos últimos anos, a GM foi criticada por de vender o mesmo carro em outras de suas marcas, com apenas pequenas diferenças estéticas. Mas de acordo com Jim Federico, engenheiro chefe do projeto Verano, a fabricante “aprendeu com os erros” e o novo modelo será muito diferente do Cruze para competir com as sofisticadas marcas de luxo europeias e japonesas.

De acordo com a empresa, o Verano adotou a suspensão do Astra europeu, mudou a aerodinâmica do veículo, melhorou o isolamento acústico e térmico do sedã e deixou o interior mais requintado.

A fabricação do compacto de luxo será na fábrica de Michigan e sua estreia no mercado norte-americano está prevista para o quarto trimestre. A marca não revelou o preço da novidade, mas segundo especulações, ele deverá ficar posicionado entre a versão mais luxuosa do Cruze, que parte de US$ 22 mil e do sedã médio Buick Regal, que começa em US$ 26 mil.

O Verano espera também atriar compradores mais jovens para a marca que pretende mudar sua imagem de oferecer carros para idosos. Em 2010, a média de idade de um comprador de Buick era de 65 anos.

As vendas da marca cresceram 52% no ano passado impulsionada pelas vendas do Regal renovado e do sedã grande de luxo LaCrosse. (G1)


 

Produção de veículos cresce 14,3% em 2010 e bate novo recorde

De janeiro a dezembro saíram das montadoras 3,63 milhões de unidades.
Setor de caminhões foi o que mais teve alta: 54% sobre 2009.

A indústria automobilística nacional fechou o ano de 2010 com um novo recorde de produção: 3.638.390 unidades fabricadas. O volume representa alta de 14,3% sobre o ano de 2009, quando saíram das linhas das montadoras 3.182.923 veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus). Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), um dia após a divulgação de recorde de vendas no ano pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

De acordo com a entidade, somente de automóveis e comerciais leves foram produzidas 3.401.190 unidades em 2010, expansão de 12,4% em relação ao ano passado, quando 3.024.775 foram fabricadas. (G1)

 

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ferrari anuncia reestruturação da equipe

Dyer, principal responsável pelo episódio de Abu Dhabi, é substituído por Fry

Como era de se esperar, a Ferrari anunciou na noite desta terça-feira uma reestruturação na equipe de engenharia para o campeonato deste ano.

A perda do título de Fernando Alonso para Sebastian Vettel na última corrida, em Abu Dhabi, por um erro de estratégia da equipe causou um grande desconforto dentro do time e uma mudança era inevitável.

A principal delas foi a substituição de Chris Dyer, chefe de engenharia e principal envolvido no episódio de Abu Dhabi, por Pat Fry, ex-membro da McLaren. Dyer será remanejado em outra função dentro da equipe, que ainda não foi definida.

A Ferrari também anunciou a contratação de Neil Martin, ex-Red Bull e McLaren, que vai liderar o novo Departamento de Operações de Pesquisa.(Lancenet)

 

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Trio russo domina nos caminhões há uma década

Movidos a diesel e cerveja, equipe Kamaz Master sobra no Dacar

Eles são altos, corpulentos, de pele branca contrastando com seus uniformes azuis. Eles não falam nada além de russo, têm uma serpentina de chopp nos caminhões de apoio e dominam o rali mais difícil domundo, com oito vitórias nos últimos dez anos. Eles são a equipe Kamaz Master no Dacar.

Atrás do volante de cada uma das três bestas, três russos: Vladimir Chagin, Firdaus Kabirov e Eduard Nikolaev. Os dois primeiros dividem as vitórias do time até hoje, com seis para Chagin, o atual campeão, e duas para Kabirov.

O esquadrão da Red Bull Kamaz é formado por três caminhões, cada um operado por um trio – um piloto, um navegador e um mecânico. O terceiro tripulante é imprescindível por um motivo quase prosaico: dois homens sozinhos não conseguem trocar um pneu desses mastodontes de 9,5 toneladas.

É Chagin a indubitável estrela do time, contudo. O piloto de 40 anos, natural da pequena cidade de Nytva, desenvolveu uma reputação impressionante entre seus pares. O brasileiro Maurício Neves, ex-piloto da Volkswagen no Dacar, recorda uma ocasião em que, ao descer com seu Touareg uma estrada de encosta de montanha ao estilo "caracol", foi surpreendido pelo Kamaz de Chagin descendo montanha abaixo – em linha reta! – Este ano temos um caminhão novo. A potência está maior, mas isso não é o mais importante. O caminhão novo é bem mais dócil e por isso mais fácil e confortável de guiar por longas distâncias – revela o russo através do seu intérprete.

No atual rali, o trio mais uma vez se destaca, e está no top 5. O líder, mais uma vez, é Chagin, que ontem assumiu a liderança da prova na etapa entre San Miguel de Tucuman e San Salvador de Jujuy.(Lancenet)

 

Ford Capri - Cosworth 24V



terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Subaru lança no Japão o WRX STI Spec C


A Subaru acaba de lançar no Japão a série Spec C de seu best-seler Impreza WRX STI. O modelo repete as alterações vistas nas Specs anteriores: nova suspensão, menos peso e mais força.

Na suspensão, as alterações são uma nova barra de torção, o aumento do fluido bombeado pelo sistema de direção e a adoção de pneus Bridgestone Potenza de até 18 polegadas.

No motor houve uma nova programação da injeção eletrônica e no turbo, diminuindo o tempo de resposta em retomadas. O torque teve um pequeno aumento, passando de 43 para 44 kgf.m. A potência, no entanto, se manteve em 308 cv. 

O alívio de peso foi conseguido com a adoção de teto de alumínio, vidros mais finos e bateria mais leve. O ganho obtido não foi divulgado.

O Impreza WRX STI Spec C está a venda exclusivamente no Japão, por preços a partir do equivalente a R$ 73.600.(Auto Estrada)

Ferrari anuncia lançamento do novo carro para o final de janeiro

A Ferrari anunciou que vai apresentar o novo modelo para a temporada de 2011 na última semana de janeiro, logo antes do primeiro teste coletivo do ano, que será realizado em Valência no dia 1º de fevereiro.

Os lançamentos dos carros da maior parte das equipes serão feitos no próprio circuito de Valência, mas a Ferrari seguirá a tradição e apresentará o modelo antes, na sede de Maranello.

A equipe não estabeleceu uma data exata para o lançamento, mas adiantou que o carro já passou pelos testes obrigatórios de resistência e está na fase final de desenvolvimento para ser lançado no final de janeiro.

Antes da apresentação do carro, os pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa farão a primeira aparição pública do ano no "Wroom", tradicional evento da Ferrari na estação de esqui de Madonna di Campiglio, na Itália, a partir da próxima segunda-feira.(Uol)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Revista Race Master de Janeiro

Brasil começa com o pé direito edição de 2011 do Rali Dacar

Dupla nos carros e Zé Hélio nas motos terminam dia no top 10

Os brasileiros começaram com o pé direito a edição de 2011 do Rali Dacar, que está sendo disputado entre a Argentina e o Chile.

Nos carros, a dupla formada por Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, da equipe Mitsubishi, ficou a 12 minutos dos líderes, Carlos Sainz/Lucas Cruz, que fecharam o percurso em 2h18m32s.

Essa performance valeu a nona colocação no geral entre os carros para eles. Além disso, eles lideram a categoria T1-1, destinada apenas para carros à gasolina.

– Ficamos bem satisfeitos com este início de rali. Fizemos uma especial segura, em um bom ritmo e sem problemas no carro. Conseguimos manter nosso lugar no pelotão de elite, o que é fundamental para não pegarmos poeira pela frente – afirmou Guilherme Spinelli.

Os brasileiros completaram os 222km entre Victoria e Córdoba em 2h30m32s. A especial teve muita lama por causa das chuvas. Marlon Koerich/Emerson Cavassin, também da Mitsubishi, está na 20 colocação.

Pelas motos, o brasileiro Zé Hélio conseguiu boa performance e foi oitavo colocado, a pouco mais de três minutos do líder Rúben Faria, que fez o trecho em 1h58m02s.

Jean Azevedo, da KTM, não foi tão bem quanto o compatriota, e ficou com o 16 lugar, nove minutos atrás do líder da competição.

Essa foi a segunda etapa do Dacar 2011. A primeira foi apenas para deslocamento entre Buenos Aires e Vitória e não contou tempo para a classificação geral do rali.

Português surpreende nas motos
O português Rubén Faria surpreendeu aos favoritos para o título Marc Coma e Cyril Despres nesta primeira etapa cronometrada do Rali Dacar 2011. Faria terminou a especial das motos em 1h58m02s, 29 segundos a frente do francês Despres (1h58m31s).

O espanhol Marc Coma, com 1h59m17s, ficou a um minuto e quinze segundos do líder até o momento.
Nos carros, a dupla espanhola composta por Carlos Sainz (piloto) e Lucas Cruz (navegador), da Volkswagen, terminou o dia na liderança, ao completar o percurso em 2h18m32s.

Atrás deles vieram os franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, da BMW, que fizeram em 2h20m03.

A próxima etapa do rali será disputada entre Córdoba e San Miguel de Tucumá, e terá 324km e 440km de deslocamento rumo ao norte da Argentina.(Lancenet)

Preparação: Classe B ganha motor V8

Empresa independente substitui bloco 4 cilindros turbo por propulsor 5.5 l

Em sua versão top de linha vendida comercialmente, o Mercedes-Benz Classe B é capaz de extrair 193 cavalos de potência e 28,5 kgfm de seu propulsor 2.0 turbo, rendimento mais que suficiente para movimentar com agilidade todos os seus cinco ocupantes. A preparadora alemã Rastatt, todavia, viu que havia espaço sobrando no cofre do motor, e decidiu substituir o bloco 4 cilindros por nada menos que um 5.5 V8.
 
Embora não divulgue os dados de desempenho do chamado B55, é possível especular que os 388 cavalos e 53 kgfm de torque produzidos pelo novo motor tenham aprimorado consideravelmente o rendimento do modelo, que originalmente acelera aos 100 km/h em 7s4 e alcança 218 km/h. Confira o vídeo da novidade deixando sua “assinatura” no asfalto e as fotos acima.(Carro Online)