quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Trio russo domina nos caminhões há uma década

Movidos a diesel e cerveja, equipe Kamaz Master sobra no Dacar

Eles são altos, corpulentos, de pele branca contrastando com seus uniformes azuis. Eles não falam nada além de russo, têm uma serpentina de chopp nos caminhões de apoio e dominam o rali mais difícil domundo, com oito vitórias nos últimos dez anos. Eles são a equipe Kamaz Master no Dacar.

Atrás do volante de cada uma das três bestas, três russos: Vladimir Chagin, Firdaus Kabirov e Eduard Nikolaev. Os dois primeiros dividem as vitórias do time até hoje, com seis para Chagin, o atual campeão, e duas para Kabirov.

O esquadrão da Red Bull Kamaz é formado por três caminhões, cada um operado por um trio – um piloto, um navegador e um mecânico. O terceiro tripulante é imprescindível por um motivo quase prosaico: dois homens sozinhos não conseguem trocar um pneu desses mastodontes de 9,5 toneladas.

É Chagin a indubitável estrela do time, contudo. O piloto de 40 anos, natural da pequena cidade de Nytva, desenvolveu uma reputação impressionante entre seus pares. O brasileiro Maurício Neves, ex-piloto da Volkswagen no Dacar, recorda uma ocasião em que, ao descer com seu Touareg uma estrada de encosta de montanha ao estilo "caracol", foi surpreendido pelo Kamaz de Chagin descendo montanha abaixo – em linha reta! – Este ano temos um caminhão novo. A potência está maior, mas isso não é o mais importante. O caminhão novo é bem mais dócil e por isso mais fácil e confortável de guiar por longas distâncias – revela o russo através do seu intérprete.

No atual rali, o trio mais uma vez se destaca, e está no top 5. O líder, mais uma vez, é Chagin, que ontem assumiu a liderança da prova na etapa entre San Miguel de Tucuman e San Salvador de Jujuy.(Lancenet)

 

Nenhum comentário: