terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mazda apresenta conceito que pretende fazer frente a BMW e Audi


Shinari estreia novo design e quer jogar no mesmo time dos alemães.
Fabricante diz que mecânica e acabamento terão o mesmo nível dos rivais.

O conceito Shinari promete apresentar no Salão de Paris, em outubro, o que será futuro estilo da Mazda. O cupê de quatro portas foi criado em parceria pelos estúdios de design do Japão, Estados Unidos e Alemanha com intenção de fazer frente aos modelos da BMW e Audi em seu próprio território.

"Este projeto irá levar à próxima geração de design da Mazda e conduzirá a outros elementos", afirmou Ikuo Maeda, gerente geral de design da Mazda, durante coletiva de imprensa em Milão, na Itália. "Queremos jogar no mesmo time da BMW e Audi", afirma Derek Jenkins, diretor do projeto. "No acerto mecânico e acabamento queremos o mesmo nível de qualidade dos rivais."

Com o lançamento do conceito, a Mazda estreia também o termo Kodo (alma em movimento, em japonês) que será utilizado para identificar o novo design da marca. De acordo com a fabricante, a nova plataforma permitirá a criação da próxima geração de modelos que será responsável por aumentar a participação da empresa na indústria automobilística mundial.

(Auto Esporte)

Organização divulga fotos do circuito da Coreia

Segundo promotores, circuito está perto de ser concluído

Em meio a muita desconfiança a respeito da realização do Grande Prêmio da Coreia, os organizadores do evento divulgaram nesta segunda-feira as primeiras imagens do circuito de Yeongam.

O mau tempo na região provocou um certo atraso nas obras, mas o designer da pistas, Herman Tilke garantiu que o circuito estará pronto a tempo de sediar a competição no dia 24 de outubro e que as obras já estão quase concluídas.

Karun Chandhok, da Hispania, fará uma demosntração na pista neste final de semana, completando 50 voltas no traçado a bordo de um Red Bull.(Lancenet)

Domenicali ainda não desiste de título para Ferrari


Chefe da equipe relembra recuperação do ano de 2007

Após um final de semana ruim para a Ferrari, Stefano Domenicali, chefe da equipe italiana, pediu para que a equipe não desista de brigar pelo título da temporada 2010.

No último domingo, Fernando Alonso se distanciou ainda mais dos líderes, pois bateu e abandonou a prova do GP da Bélgica. Já Felipe Massa, terminou na quarta colocação.

- Claro que não foi um final de semana positivo para nós. Do ponto de vista da pontuação, perdemos espaço, sem dúvida sobre isso e está mais difícil, mas não impossível. Lembro-me que em 2007 estávamos 17 pontos atrás restando duas corridas. Mais difícil que isso eu não conheço - lembrou o dirigente do ano em que a Ferrari conseguiu uma recuperação incrível e foi campeã.

Domenicali acredita que é importante manter o foco do time no título, porque um desastre dos rivais nas próximas corridas muda rápidamente o cenário da disputa.

- Talvez nas próximas corridas alguma coisa vai acontecer de outra maneira, então precisamos estar lá e não desistir. Não estivemos, nesse final de semana, com a performance que esperávamos e precisamos entender o porquê. Precisamos ser cautelosos, porque duas corridás atrás, vimos um de nossos adversários, a McLaren, parecendo estar sofrendo e agora parecem que ele estão muito fortes - concluiu.(Lancenet)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Hamilton vence corrida confusa na Bélgica




Webber é o segundo, Vettel tira Button; no GP 300, Rubinho bate

O inglês Lewis Hamilton venceu neste domingo um agitado Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps, e reassumiu a liderança do Mundial. O piloto da McLaren liderou de ponta a ponta uma prova marcada por alguns períodos de chuva e erros de Sebastian Vettel, que tirou Jenson Button da prova e se tirou da zona de pontuação, e Fernando Alonso, que bateu e abandonou. Hamilton alcançou 182 pontos, três a mais do que Mark Webber, que caiu da pole para o sétimo lugar no começo mas se recuperou e chegou em segundo - Robert Kubica fechou o pódio.



Em relação aos brasileiros, Felipe Massa fez uma boa corrida e terminou em quarto com sua Ferrari. Lucas di Grassi, da Virgin, terminou em 17º. Já Bruno Senna, que teve um problema na suspensão traseira, e Rubens Barrichello, que bateu no fim da primeira volta no seu GP 300, abandonaram a corrida.




Também marcaram pontos Adrian Sutil (Force India), em quinto, Nico Rosberg (Mercedes), em sexto, Michael Schumacher (Mercedes), em sétimo, Kamui Kobayashi (Sauber), em oitavo, Vitaly Petrov (Renault), em nono, e Vitantonio Liuzzi (Force India), em décimo.

A CORRIDA

O GP começou confuso. Webber partiu mal da pole e despencou para sétimo. Hamilton pegou a ponta, seguido por Kubica, Button, Vettel, Massa, Sutil. Mas logo no fim da primeira volta começou a chover e quase todos os pilotos tiveram problemas para frear na Bus Stop com pneus slicks, Barrichello, que caíra de sétimo para nono na largada, não conseguiu parar, bateu em Alonso e abandonou.

O espanhol teve danos na Ferrari, entrou nos boxes e aproveitou para colocar pneus intermediários. Como o safety car reagrupou o pelotão, Alonso poderia ter se dado bem se a chuva tivesse continuado. Mas logo a água parou de cair e, pouco depois da relargada, o espanhol teve de colocar pneus slicks.

Na frente, Hamilton disparou logo nas primeiras voltas, enquanto Button e Vettel se livraram de Kubica e Webber passou Sutil e Massa. As posições se mantiveram assim até a 17ª volta, quando Vettel se enrolou ao tentar passar Button e tirou o inglês da prova. O alemão teve de trocar a asa dianteira e perdeu muitas posições. Para piorar, foi punido pela manobra e ficou sem chances de marcar pontos.

Hamilton continuou liderando com tranquilidade mesmo após a troca de pneus obrigatória, enquanto Kubica não permitia ataques de Webber e Massa. Foi quando a chuva voltou, a menos de dez voltas do fim, e todos os pilotos tiveram de colocar pneus biscoito. Quando parou nos boxes, Kubica errou o ponto de freada e perdeu alguns segundos, proporcionando a Webber assumir o segundo lugar.

Logo depois, Fernando Alonso bateu e levou o safety car de volta à pista. O pelotão se reagrupou de novo, mas as principais posições foram mantidas e Hamilton pôde saborear a recuperação da liderança do campeonato, mesmo que por míseros três pontos sobre Webber, que, após a má largada, até que minimizou muito bem o prejuízo com a segunda colocação.

A próxima corrida será daqui a duas semanas, em Monza (Itália). Antes disso, no dia 8, a Ferrari será julgada pela manipulação de resultado no GP da Alemanha, quando ordenou a Felipe Massa que cedesse o primeiro lugar a Fernando Alonso, e poderá perder todos os pontos.(Lancenet)

RESULTADO FINAL DO GP DA BÉLGICA 
1º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1h29m04s268
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 1s571
3º - Robert Kubica (POL) Renault - a 3s493
4º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 8s264
5º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 9s094
6º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 12s359
7º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 15s548
8º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 16s678
9º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a 23s851
10º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 34s831
11º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a 36s019
12º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 39s895
13º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 49s457
14º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a uma volta
15º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a uma volta
16º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a uma volta
17º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a uma volta
18º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a uma volta
19º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a uma volta
20º - Sakon Yamamoto (JAP) Hispania-Cosworth - a duas voltas
 
ABANDONOS 
Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a sete voltas (acidente)
Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 29 voltas (colisão)
Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a 39 voltas (suspensão)
Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a 44 voltas (colisão)
VOLTA MAIS RÁPIDA
Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m49s069, na 32ª

sábado, 28 de agosto de 2010

GM anuncia recall de todas as unidades do Ágile produzidas no país

Mangueira de alimentação do combustível pode apresentar fissuras.
Em casos extremos, há risco de incêndio no compartimento do motor.

A GM/Chevrolet anunciou nesta sexta-feira (27) o recall de todas as unidades do Ágile produzidas no país. De acordo com a fabricante,  59.714 unidades do hatch, modelos 2010 e 2011, podem apresentar problemas na mangueira de alimentação do combustível e provocar incêndio.

Confira o chassis das unidades envolvidas:

Modelo 2010: de AR100003 a AR191692.
Modelo 2011: de BR100008 a BR143441.

Segundo a General Motors, fabricante do veículo, por causa de problemas no processo de produção, a mangueira pode apresentar fissuras na parte interna. De acordo com a montadora, há riscos de vazamento de combustível com possibilidade remota de incêndio no compartimento do motor.

A partir desta segunda-feira (30), os proprietários devem agendar uma visita a uma concessionária da marca Chevrolet para a substituição da mangueira. O atendimento terá início a partir de 13 de setembro.

Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800 702 4200, ou pelo site da Chevrolet.

A Fundação Procon-SP alerta que, por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança, o atendimento deve ser de imediato. Feito o serviço, os consumidores devem guardar o comprovante, para ser repassado em caso de venda.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito poderão solicitar reparação por danos morais e patrimoniais eventualmente sofridos.

Informações ou reclamações podem ser feitas pelo telefone 151 ou pelo site instituição www.procon.sp.gov.br.(Auto Esporte)

 

Lotus busca subsídio governamental

Marca aguarda verba do governo para produzir protótipo de testes do híbrido Evora 414E

A Lotus está aguardando a liberação de verbas do Conselho de Estratégia e Tecnologia do Reino Unido para construir um protótipo do híbrido Evora 414E, divulgou nesta quinta-feira (26) o informativo britânico Autocar. Segundo o website, a empresa produzirá uma unidade do esportivo por conta própria, mas necessita de auxílio governamental para arcar com os custos de produção de uma segunda unidade. 

Nenhuma informação foi divulgada sobre a função dos dois protótipos em questão, mas é possível especular que os modelos sejam utilizados para testes e aprimoramentos da tecnologia.

O Evora 414E, apresentado no Salão de Genebra deste ano, utiliza dois motores elétricos localizado nas rodas traseiras, que juntos, geram 414 cavalos de potência – o que explica seu nome – e 81,4 kgfm de força, suficientes para acelerá-lo aos 100 km/h em 4s0.

Para que possua tal rendimento aliado a uma autonomia de 480 km, a Lotus equipou o esportivo com um motor 1.2 tricilíndrico a gasolina de 47 cv, que atua como um gerador para recarregar as baterias de íons de lítio. Quando estacionado, o modelo, que pode percorrer até 56 km com uma carga, pode ser recarregado em uma tomada.(Carro Online)

 

Mercedes usará última versão do difusor em Spa

Equipe tinha retirado peça para a etapa da Hungria

A Mercedes voltará utilizar a última versão do difusor rasteiro neste final de semana em Spa-Francorchamps.
Na última etapa, na Hungria, o time foi forçado a utilizar a versão original devido a problemas de superaquecimento.

Por mais que o time de Ross Brawn já tenha admitido focar no projeto de desenvolvimento do carro para o próximo ano, o time ainda apresenta algumas atualizações nesta temporada.

- Você nunca pode dizer ao certo, mas a equipe fez o melhor trabalho possível para tentar mudar as peças. Esperamos que elas funcionem aqui - disse Nico Rosberg.

Apesar disso, o alemão admitiu que não espera muitas mudanças neste ano e destacou a superioridade das rivais.
- No momento, a Ferrari e a Red Bull estão um pouco à frente. Não espero grandes saltos neste momento - completou.(Lancenet)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Chevrolet Omega Suprema do leitor José Marques dos Santos

Na última volta, Alonso faz melhor tempo do dia

Sessão contou com pista molhada no começo e seca no fim; Massa ficou em quinto e Rubinho, em nono

Na última volta da sessão do segundo treino livre para o GP da Bélgica, Fernando Alonso superou Adrian Sutil e terminou a sexta-feira como o mais rápido do grid.

O início da classificação ocorreu sobre o asfalto molhado, protagonizando algumas escapadas, como a de Rubens Barrichello e Felipe Massa. Já Vitantonio Liuzzi acabou parando na brita e Timo Glock bateu na barreira de pneus, danificando a lateral do carro.

Restando 15 minutos para o fim, a sessão foi interompida por suspeita de presença de espectadores em área perigosa do circuito. A pista só foi liberada novamente restando pouco mais de três minutos para o fim. Assim, os pilotos só conseguiram dar apenas mais uma volta.

Sutil, que até então era líder, acabou sendo superado por Alonso, que cravou a marca de 1min49s032, batendo o alemão da Force India em 0s125. A terceira posição ficou com o inglês Lewis Hamilton.
Kubica continuou com um bom desempenho e fechou o dia com a quarta colocação. Felipe Massa e Sebastian Vettel fecharam as seis primeiras posições.

Entre os demais brasileiro, Rubens Barrichello repetiu o mesmo nono lugar da primeira sessão, Lugas Di Grassi foi o 21º e Bruno Senna, o 22º

A classificação acontece neste domingo às 9h (de Brasília). 

Confira os tempos do segundo treino livre para o GP da Bélgica:

1°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min49s032 ( 25 voltas )
2°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 0s125 ( 17 )
3°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s216 ( 14 )
4°. Robert Kubica (POL/Renault), a 0s250 ( 20 )
5°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s556 ( 23 )
6°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s657 ( 19 )
7°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s723 ( 20 )
8°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1s049 ( 27 )
9°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1s096 ( 22 )
10°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s168 ( 24 )
11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1s219 ( 24 )
12°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s309 ( 23 )
13°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s350 ( 21 )
14°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1s650 ( 25 )
15°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1s799 ( 20 )
16°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 2s488 ( 17 )
17°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 2s491 ( 25 )
18°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 2s604 ( 19 )
19°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 4s448 ( 15 )
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 4s607 ( 21 )
21°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 5s293 ( 17 )
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 6s719 ( 24 )
23°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) a 7s007 ( 21 )
24°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 14s147 ( 3 )

Timo Glock bate no treino do GP da Bélgica

Mercedes-Benz SLS AMG da preparadora Brabus

Superesportivo ganha uma série de itens de fibra de carbono; motor V8 vai a 581 cv

A Brabus, uma das preparadoras de carros mais tradicionais da Alemanha, acaba de apresentar a sua variante para o Mercedes-Benz SLS AMG. Sem alterar drasticamente a parte mecânica do superesportivo, que segue com o motor 6.3 V8 e câmbio robotizado de 7 marchas, a empresa focou as alterações somente no visual, a fim de atender proprietários que desejam uma versão ainda mais exclusiva do novo asa-de-gaivota da marca da estrela.

O pacote de mudanças é composto principalmente por evoluções aerodinâmicas, vistas no spoiler dianteiro e no exaustor na porção traseira. As peças adicionais são todas de fibra de carbono, material também visto nos respiros laterais do carro. Além do bodykit diferenciado, o SLS AMG da Brabus tem rodas maiores: aro 20” na frente e 22” atrás. Na configuração original de fábrica, o veículo vem com rodas aro 19” na dianteira e 20” no eixo traseiro.

Para aumentar a potência, a preparadora instalou no superesportivo um sistema de escape mais eficiente, que rende ao carro mais 10 cv, somando 581 cv. A empresa, no entanto, não revela o quanto essa cavalaria extra reflete no desempenho do SLS. Outra alteração mecânica do modelo é sua suspensão ajustável, que oferece ao motorista diferentes opções de altura em relação ao solo.

Por fim, a Brabus também customizou o interior do carro, que ganha bancos concha ainda mais esportivos com o logotipo da preparadora bordado nos encostos de cabeça, iluminação interna por leds e volante com revestimento especial de couro com costura vermelha. (Carro Online)


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Qatar planeja sediar etapa da Fórmula 1

Circuito que está sendo utilizado para Moto GP será alterado 

A Fórmula 1 pode ter mais uma prova no Oriente Médio, além de Abu Dhabi e Bahrein, em seu calendário. Isso porque o Qatar está planejando ser sede da principal categoria do automobilismo em um futuro próximo.
O país já abriga uma etapa noturna da Moto GP, no circuito de Losail, e devido ao sucesso quer sediar também a Fórmula 1.

Os administradores do circuito planejam modificações para que a pista possa acomodar os carros. O presidente da Federação do Qatar, Nasser bin Khalifa Al Attiyah, confirmou a notícia ao jornal "Gulf Weekly".

- Hospedar uma corrida de Fórmula 1 é definitivamente um plano estratégico para o Qatar. Temos uma ótima pista e estamos trabalhando na atualização para as especificações oficiais da Fórmula 1. Já cobrimos as exigências padrão e cumprimos três quartos do projeto. Temos poucas mudanças para fazer - afirmou.

Ainda segundo o jornal, um porta-voz de Bernie Ecclestone disse que o chefão só está aguardando os detalhes da proposta dos organizadores.(Lancenet)

FIA anunciará 13ª equipe nos próximos dias

Segundo imprensa europeia, Durango desponta como favorita

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) deve anunciar nos próximos dias a equipe que ocupará a 13ª vaga no grid da Fórmula 1 de 2010.

Entre as principais concorrentes estão a Durango, que conta com a parceria de Jacques Villeneuve, a Stefan GP e a Epsilon Euskadi, que caso não consiga a vaga pode se juntar à Hispania.

De acordo com a imprensa europeia, o time de Villeneuve é o favorito para conquistar o espaço no grid. O canadense se mostrou confiante com a apresentação do projeto à FIA no último dia 13, mas preferiu se manter cauteloso sobre o resultado.

- Fizemos nossa apresentação para uma bancada e não houve ação imediata, mas todos pareciam satisfeitos. Não sabemos como foram os outros grupos. Sei que fizemos uma boa apresentação. É tudo ou nada. Pode funcionar e ser ótima, como eles podem dizer um "não" e tudo ir por água abaixo. Essa decisão sairá no fim do mês - completou.(Lancenet)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Opala Diplomata SE - 1991 - 4.1


Esse é meu, ainda está longe do que eu quero, espero que gostem, abraços.

Leandro Sauerbronn

Fiat venderá Alfa Romeo nos EUA

Sérgio Marchionne informa que marca do grupo Fiat será comercializada nos Estados Unidos em 2012

Após a completa reestruturação do grupo Chrysler, que teve parte de suas ações adquiridas pela Fiat, o CEO do grupo italiano, Sérgio Marchionne, anunciou que também comercializará automóveis da Alfa Romeo nos Estados Unidos. Até o momento, o plano era de que a Fiat iniciaria suas ações nos EUA no fim deste ano, vendendo somente o 500.
 
“É mais do que provável que a Fiat e a Alfa Romeo sejam vendidas nas mesmas concessionárias”, afirmou Marchionne. Conforme o Automotive News, a Fiat planeja levar sua marca premium para os EUA em 2012. O CEO do grupo informou que realizará uma conferência no dia 30 de agosto para explicar os planos que possui para as empresas nos Estados Unidos.
 
A Fiat visa expandir as vendas de seus produtos para os Estados Unidos por meio da Chrysler, enquanto a companhia norte-americana almeja a possibilidade de comercializar seus produtos na Europa com o auxílio de sua nova aliada.(Carro Online)

 

Mitsubishi Lancer

(Uol)

Circuito de Spa tem alterações de segurança

Lombadas e trechos de grama artificial foram instalados

O circuito de Spa-Francorchamps receberá modificações na chicane da Les Combes, situada após a longa reta do circuito, para evitar que os pilotos cortem a curva.

Como parte de várias revisões no circuito belga, uma parte da grama será substituída por uma camada de asfalto mais poroso. Além disso, lombadas similares a do circuito italiano de Monza foram instaladas como tentativa de fazer os pilotos reduzirem a velocidade nas curvas.

Antes da curva 6, um trecho de grama artificial foi estabelecido, enquanto na saída da curva seguinte foram instalados 50mm de zebra com mais grama artificial.

A outra mudança no circuito de Spa foi a ampliação da área de escape da primeira curva do circuito, a La Source e também teve grama instalada até o fim do trecho.(Lancenet)

Mercedes-Benz revela as imagens oficiais do CLS 2012

Cupê quatro portas está confirmado para o Brasil no ano que vem.
Modelo terá mais Leds e opção de acabamento em fibra de carbono.

 Após o vazamento de imagens na internet, a Mercedes-Benz divulgou oficialmente nesta segunda-feira (23) as primeiras imagens do CLS 2012. O novo cupê quatro portas fará sua estreia para o público no Salão de Paris, no início de outubro.

As especificações técnicas ainda são mantidas em segredo pela fabricante que afirma a utilização de 71 leds no conjunto óptico do modelo. A marca alemã confirma ainda que a novidade trará acabamento de qualidade superior em relação à versão anterior, inclusive, com opção de acabamento interno em fibra de carbono.(G1)


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Power vence e confirma domínio nos mistos

Australiano dominou a prova em Sonoma; Castro Neves terminou em quinto e foi o melhor brasileiro

Will Power, da Penske, confirmou a superioridade nos circuitos mistos e venceu a etapa de Sonoma da Fórmula Indy deste domingo, seu quinto triunfo na temporada.

O australiano sobrou na pista e chegou a abrir mais de cinco segundos para o então segundo colocado, Dario Franchitti, da Ganassi.

Perto do fim, Scott Dixon, da Ganassi, teve uma excelente arrancada, ultrapassou Franchitti e reduziu drásticamente a diferença para Power, mas não foi o suficiente para ameaçar a liderança e terminou na segunda colocação, à frente de Franchitti.

Helio Castro Neves, da Penske, figurou entre os primeiros colocados durante todo o final de semana, mas terminou na quinta colocação, ficando atrás do companheiro de equipe, Ryan Briscoe. 

Entre os demais brasileiros, Tony Kanaan, da Andretti, foi o sétimo colocado, Mario Moraes, da KV, terminou em 11º. Vitor Meira, da A.J. Foyt, ficou com a 15ª posição e Raphael Matos, da De Ferran Dragon, com a 21ª.(Lancenet)

Max Mosley: Ferrari deve perder pontos

Para ex-presidente da FIA, equipe precisa ser punida por ordens

Max Mosley, ex-presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), deu sua opinião sobre o jogo de equipe praticado pela Ferrari no Grande Prêmio da Alemanha e afirmou que o time italiano deveria perder os pontos conquistados naquela ocasião.

Para Mosley, não existe nenhuma evidência que prove a inocência da Ferrari por quebrar o regulamento, mas o ex-dirigente afirmou que não vai interferir na decisão.

- Ambos os carros e pilotos deveriam perder os pontos conquistados no Grande Prêmio da Alemanha. Não vou fazer nenhuma recomendação, mas os fatos apresentados até o momento devem resultar em uma sanção esportiva - disse em entrevista ao jornal "Welt am Sonntag".

A Ferrari foi punida em R$ 175 mil após a prova em Hockenheim e ainda será julgada dia 8 de semtembro em Paris pelo Conselho Mundial da FIA, que é presidida por Jean Todt. Todt, que já comandou a equipe italiana entre os anos de 1993 e 2007, não participará da reunião, mas Mosley garante que não tem relação com o fato de já ter chefiado o time de Maranello.

- Isso não tem nada a ver com a posição de ex-dirigente da Ferrari - garantiu.

Ao contrário da maioria dos dirigentes, Max defende a permanência da proibição do jogo de equipe na Fórmula 1.

- Se você deseja agradar ao torcedor, a proibição do jogo de equipe deve permanecer. Assim, se um time usar das ordens, terá de ser punido de forma severa - completou.(Lancenet)

sábado, 21 de agosto de 2010

Corte de trecho causa polêmica no Sertões

Pilotos que tentavam reação reclamam de encurtamento de etapa

O trecho do Rali dos Sertões entre São Félix do Tocantins (TO) e Balsas (MA) causou desconforto entre os pilotos. Muitos se sentiram prejudicados pelo corte de 300 quilômetros do trecho cronometrado, que vale para a classificação geral. Riamburgo Ximenes, que corre o Sertões há 14 anos, chiou muito:

– A maratona foi comprometida. A segunda parte é a mais importante, e se você não corre 300 quilômetros, perde chance de recuperar tempo. Se para quem está na frente é bom, para quem quer chegar dificulta. Viemos bem, tivemos só um pneu furado. Fomos prejudicados.

O corte de trechos costuma ocorrer em ralis e a organização alegou que quatro equipes de apoio, com seis carros e 26 pessoas, não pôde contornar uma serra por más condições na estrada. Para um caminho alternativo, seria necessário andar 300 quilômetros a mais e o tempo não seria suficiente. Por segurança, a organização encurtou o trecho para 222 quilômetros.

– O Dacar é insano demais. Comparado com o Sertões, é muito pior, mas este ano aqui está bem difícil até pelo equilíbrio entre os pilotos. Em condições normais, bateríamos o Guiga – alfinetou Ximenes, terceiro, a 23 minutos de Spinelli.

Spinelli sabe que para manter a frente, vai precisar correr com cautela, pois este ano o roteiro está difícil e a disputa está acirrada.

– O Sertões tradicionalmente é difícil. Nesta edição a organização escolheu um trecho muito duro. Passar ileso pela maratona é importante, mas faltam dois dias.  (Lancenet)

Pirelli se diz satisfeita com primeiros testes

Dirigente afirma que companhia está no caminho certo

Após dois dias de testes em Mugello, a Pirelli demonstrou-se satisfeita com o resultado obtido e afirmou estar no rumo certo para substituir a Bridgestone no fornecimento de pneus para a Fórmula 1 em 2011.

Os testes foram feitos com Nick Heidfeld, que assinou com a empresa após ser liberado pela Mercedes, a bordo de um TF109, modelo da Toyota de 2009.

Os dois dias em Mugello ajudaram a Pirelli a avaliar os perfis de seus compostos dianteiros e traseiros, além de suas construções, que será melhor analisada nos próximos testes.

- Esse foi o primeiro passo do nosso retorno à Fórmula 1 e estamos satisfeitos com o desenvolvimento dos pneus e a informação que conseguimos coletar - disse.

Segundo o dirigente, a pista italiana tem as características ideais para que possa analisar e aprimorar os pneus.
- Mugello tem uma superfície muito abrasiva, com curvas de média e alta velocidade, bem como mudanças rápidas de direção, então é bom para melhorarmos nossos compostos. Estamos no caminho certo, com muitas informações para analisar, que é a situação em que esperávamos estar - completou.(Lancenet)