sábado, 30 de janeiro de 2010

Rebimboca da Parafuseta Parte 1 - Alternador Automotivo

Alternador automotivo


O alternador é um gerador de eletricidade que serve para carregar a bateria e fornecer energia para os demais componentes elétricos do automóvel.


A geração de eletricidade à partir de energia mecânica é simples ,conforme o desenho acima de um esquema elétrico bem simplificado de um alternador.

O alternador funciona com o movimento de uma correia ligada ao motor do carro, através de uma Polia, quanto mais gira mais energia ele gera, porém, em rotações elevadas poderiam ocasionar problemas nos "consumidores", por isso existe um Regulador de Tensão que regula a saída da tensão para os mesmos.


Alternador com vista explodida

Este sistema elétrico quando apresenta uma pane logo é acionada uma luz no painel, indicando algum problema (Luz da Bateria) o correto seria Luz do Alternador, podem ser por várias causas, desde do próprio alternador, ou a correia está frouxa, o regulador de tensão também. Nos carros equipados com injeção problemas como este podem danificar, mais componentes já que o sistema de injeção é bem sensível a variações de tensão.

Quando o alternador está em funcionamento a bateria quando está totalmente carregada fica em repouso, deixando o serviço com o próprio.





Alfa Romeo lança MiTo série Maserati


Série limitada traz itens de alto padrão; motor 1.4 T-Jet gera 170 cv


A exemplo do Fiat 500 Ferrari, uma versão do compacto com caracterização da casa de Maranello, o Grupo italiano voltou a mesclar as bandeiras de seu catálogo. O modelo da vez é o Alfa Romeo MiTo Maserati, série limitada em 100 unidades que recebeu uma série de itens de customização e equipamentos a fim de também agradar os fãs da marca do tridente. O preço e data de lançamento da série ainda não foram divulgados.


Para se diferenciar do MiTo puro sangue Alfa Romeo, o modelo especial teve tanto as partes visuais internas como externas bastante modificadas. As rodas de liga leve aro 18” tem desenho exclusivo com 14 raios, além da parte frontal carregar faróis bi-xenonio e para-choques com desenho mais esportivo. Na cabine, o acabamento à la Maserati inclui bancos revestidos de couro Frau, ar-condicionado digital com duas zonas independentes de climatização, sistema de navegação Blue&Me e volante multifuncional.


A parte mecânica segue a mesma especificação do MiTo Quadrifoglio Verde, versão mais esportiva da linha, que traz motor 1.4 T-Jet com tecnologia MultiAir e 170 cv.




(Carro Online)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

1º Mega Encontro Automobilístico Supermáquinas 2010

Vendas da Fiat: Brasil supera Itália


Essa foi a primeira vez que outro país lidera vendas da marca italiana


Em 111 anos de história jamais outro país havia liderado as vendas mundiais da Fiat a não ser a própria Itália. O mercado número 1 da marca de Turim agora é o Brasil, que em 2009 registrou mais de 750.000 automóveis emplacados contra cerca de 722.000 anotados na região da bota.


A superação da Fiat no mercado brasileiro frente ao resultado da matriz é reflexo da alta de 12,6% nas vendas em território nacional em 2009 comparado ao total negociado em 2008. Ao mesmo tempo, a alta da fabricante em sua terra natal foi de apenas 0,5%.


Segundo declarações de Sergio Marchionne ao Automotive News, a expectativa é de que a fabricante cresça entre 2% e 3% em 2010 no Brasil. Por outro lado, sob uma óptica positiva, a marca pode ter suas vendas elevadas em 5% na Itália, porém, se o programa de incentivo do governo foi encerrado, o resultado da empresa pode ser até 20% inferior ao registrado em 2009 em seu mercado local.

(Carro Online)

Scania Cabriolet ao estilo V8


Conheça o primeiro pesado Cabriolet, produzido por um dos maiores nomes da Europa no que diz respeito a modificações de caminhões Scania

Onde você busca inspiração? De tanto ser questionado sobre isso, o sueco Sven-Erik Bergendahl Svempa se sentiu de fato motivado a fazer algo que, segundo ele, nunca ninguém havia feito antes. O que leva a crer que os seus lampejos vem da ideia de sempre inovar. E depois de três anos ou 3 000 horas trabalhadas, ele apresentou o primeiro caminhão Cabriolet que se tem notícia no mundo, chamado de Red Pearl 39 — ano de nascimento de seu criador Svempa, como é conhecido em todo continente europeu.


Partindo da premissa de buscar coisas novas para não reproduzir o óbvio, que, segundo Svempa, é comumente visto nos caminhões "tunados", o artista começou seus esboços pela estrutura e, de cara, cortou a cabine do Scania. Por dentro, no intuito de atrair a atenção dos poucos felizardos que adentrarem no caminhão — como a repórter que vos escreve — , Svempa colocou vidro no assoalho entre os bancos, justamente para que possa ser possível visualizar o motor. "Meu intuito foi justamente mostrar o motor do caminhão. É um veículo transformado que, entre as suas inúmeras características, atrai pelo motor", explica Svempa.


E por falar em motor, ele também foi aprimorado. Originalmente, trata-se de um modelo R 500 V8 da Scania — o V8 é o preferido do sueco de 70 anos. Mas, mesmo assim, ele optou por um propulsor mais potente. Para se ter uma ideia, a pressão do turbo é três vezes maior em relação ao original e o caminhão desenvolve de 0 a 100 km/h em 5,5 s.


O 39, como também é chamado carinho samente pelo seu criador, possui agora um motor marinho biturbo de 1 200 cv com velocidade máxima de 200 km/h e é equipado com uma caixa automática Allison. O Cabriolet que já foi apresentado numa feira na Austrália, além de outros países da Europa e Leste Europeu, foi desenvolvido justamente com o propósito de ser um caminhão de show.


O painel e os bancos foram revestidos de couro e os assentos ainda possuem o brasão da Scania. Para dar mais exclusividade ao modelo, Svempa aplicou dois adornos atrás do encosto, do lado externo do caminhão, produzidos de aço cromado, assim como outros detalhes da estrutura. "Prezo pela sobriedade e pelo bom gosto, foi dessa maneira que eu ganhei reconhecimento", ressalta.


Svempa logo adianta que gostaria de vir para o Brasil e apresentar o seu exclusivo modelo, para isso aguarda convite.


Sobre o artista

Sven-Erik Bergendahl Svempa começou no universo dos pesados em 1969, mas muito antes já tinha interesse em tudo o que era automotor. Comprou então, nesse ano, o seu primeiro caminhão, um LS 1965, onde iniciou o serviço de guincho, um braço dos negócios. Ainda naquele ano, ele também comprou a primeira série do V8, o L140, equivalente ao LK no Brasil — no LK, o eixo dianteiro fi ca em torno de meio metro à frente, o que o diferencia do L140 europeu. No início dos anos 1980, então, Svempa começou a transformar caminhões como hobby. O primeiro modelo foi o R 142H 6x2 e, por ele, na Holanda, Svempa recebeu um prêmio por ter produzido o caminhão mais bonito da Europa. Ele é um pioneiro nessa personalização de veículos pesados o que o tornou respeitado.


Indagado sobre a razão de só reestilizar Scania, Svempa rebate se tratar da fabricante que produz um motor V8 e numa tentativa dele de mudar para outra marca, não foi feliz, “o motor não era V8 e não tinha o mesmo desempenho”, completa a razão da sua fidelidade a marca.


Conforme os anos foram se passando, Svempa foi se aprimorando e, cada vez mais, sendo notado pela mídia, recebendo prêmios, inclusive, em outros países da Europa. Contudo, acabou sendo notado pela Scania, inclusive a fabricante adotou o conceito dele e fornece para os mercados do mundo inteiro, especialmente o europeu, caminhões personalizados do artista. Vale dizer, eles chegam a valorizar em torno de 20% quando assinados por Svempa.


Caminhões de show ele produziu mais de 50 e hoje, tem 10 modelos em sua frota. E no negócio de guincho, ele possui dois veículos.





(Transporte Mundial - Fernando Fischer / Texto: Andrea Ramos, de Estocolmo, Suécia)

Ford registra em 2009 primeiro lucro desde 2005

Montadora encerrou o ano passado com lucro líquido de US$ 2,7 bilhões.
Ford foi a única fabricante dos EUA que não pediu empréstimo ao governo.

A Ford anunciou nesta quinta-feira (28) que fechou 2009 com o primeiro lucro líquido desde 2005, e informou que espera resultado positivo em 2010 em meio a ganhos de participação de mercado e uma lenta recuperação das vendas de carros nos Estados Unidos.


A companhia encerrou 2009 com lucro líquido de US$ 2,7 bilhões, gerado em parte por cortes de custos, ganhos com redução de dívida, fortes resultados na divisão financeira e uma política de preços mais forte.


A montadora teve lucro líquido de US$ 868 milhões no quarto trimestre, ou US$ 0,25 por ação, ante um prejuízo um ano antes de US$ 6 bilhões, ou US$ 2,51 por ação. A receita subiu de US$ 29 bilhões para US$ 35,4 bilhões.


O lucro operacional sem incluir eventos não recorrentes foi de US$ 0,43 por ação, ante expectativa média de analistas consultados pela Reuters de US$ 0,26 por ação.


A Ford, única grande montadora dos Estados Unidos que não se submeteu a um pacote de resgate financeiro do governo em 2009, ganhou participação de mercado no ano passado em meio aos problemas das rivais Chrysler, que agora está sob administração da Fiat, e General Motors.
(G1)

Revista flagra teste de checagem do novo carro da Williams


Hulkenberg estreia FW32; Rubinho fará primeiro teste para valer


O site da revista inglesa "Autosport" flagrou o primeiro teste de checagem (shakedown) do novo carro da Williams, o FW32, no circuito inglês de Silverstone. O responsável pela atividade foi o novato alemão Nico Hulkenberg. Caberão ao brasileiro Rubens Barrichello os primeiros testes para valer com o bólido, na segunda e terça da próxima semana, na pista espanhola de Valência.

Como fez a Ferrari no modelo F10, a Williams adotou um bico mais alto e comprido, lembrando o projeto do Red Bull da última temporada feito por Adrian Newey.

(Lancenet)

Algumas Ferraris que fizeram hstória na F1

Juan Manuel Fangio - Argentina


Phil Hill - Estados Unidos


Jonh Surtess - Grã Bretanha


Niki Lauda - Austria


Gilles Villeuneve - Canadá


Alain Prost - França


Michael Shumacher - Alemanha

(Lancenet)

McLaren apresenta carro para bater Mercedes


MP4-25


Conhecida como "Flechas Prateadas" desde que iniciou a parceria com a Mercedes, em 1997, a McLaren manterá a cor em seu equipamento apesar da criação da equipe de fábrica dos alemães. Nesta sexta-feira, o time de Lewis Hamilton e Jenson Button apresentou o novo carro, batizado de MP4-25, em Newbury.

Na próxima temporada da Fórmula 1, assim, haverá dois carros cuja cor predominante é o prateado - a Mercedes GP havia apresentado a sua pintura na última segunda-feira, em Stuttgart. Na McLaren, os detalhes seguem predominantemente em vermelho, e a novidade no design é a presença do chamado 'rabo de tubarão', um alongamento da tampa do motor que busca melhorias na parte aerodinâmica.


Para pilotar o MP4-25, a escuderia de Woking juntou pela primeira vez na história da categoria os dois últimos campeões, no caso Hamilton e Button. Com essa escalação, nada mais natural que o pensamento seja o título. "Primeiramente nós temos um grande desafio técnico quando temos dois campeões do mundo", comentou o diretor de engenharia, Paddy Lowe. "Nós sentimos pressão para fornecer o equipamento certo".


Segundo Lowe, o carro "sofisticado, mas também muito elegante" dará aos britânicos as condições necessárias para lutar pelo título. Essa também é a opinião do chefe do time, Martin Whitmarsh. "Um ótimo time e um carro competitivo só pode se dar bem com os melhores pilotos. Nosso objetivo é claro e queremos vencer".


Durante a apresentação do monoposto, a McLaren ainda endereçou palavras à Mercedes. Embora a equipe garanta permanecer como uma "orgulhosa parceira" da montadora, que continua como fornecedora de motores para Woking, Whitmarsh também mandou um recado: "Precisamos estar no melhor nível para bater o time de fábrica deles".
(Correio Braziliense)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DKW-Vemag Candango

Ferrari lança modelo F10 para recuperar hegemonia na F-1


Carro de Massa e Alonso tem bico mais longo e entreeixos maior


A Ferrari apresentou na manhã desta quinta-feira o modelo com o qual competirá na temporada deste ano da Fórmula 1. Batizado de F10, o carro projetado por Aldo Costa terá a missão de apagar o mau desempenho em 2009, quando um conjunto de difícil acerto e performances irregulares deixou o time numa modesta quarta posição no Mundial de Construtores, com apenas uma vitória (na Bélgica, com Kimi Raikkonen).



Na aparência, as maiores mudanças estão na parte dianteira, com um bico mais longo e fino em relação ao F2009 - lembrando o carro da Red Bull do ano passado - e uma cobertura do motor mais afilada. Além disso, para abrigar um maior tanque de gasolina devido à proibição do reabastecimento, o carro tem um entreeixos mais comprido. Na pintura, a novidade é a presença do patrocínio do Banco Santander - as asas passaram a ser brancas, como aconteceu entre as temporadas de 2000 e 2006.



Felipe Massa e seu novo companheiro de equipe, o bicampeão Fernando Alonso, falarão com os jornalistas ainda nesta quinta para comentar suas impressões sobre o F10. Felipe até dará algumas voltas para filmagens promocionais no circuito da equipe, em Fiorano, mas os primeiros testes para valer serão na próxima semana, em Valência (Espanha).




(Lancenet)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

35 anos da vitória do Moco em Interlagos

Brabham BT44B

No dia 26 de Janeiro o piloto brasileiro, que considero como um dos melhores que já correram na F1, venceu o GP do Brasil em Interlagos, com Emerson chegando em segundo lugar. Foi a única vitória de uma carreira encurtada por um acidente aéreo chegando na sua cidade natal Mairiporã em São Paulo no dia 18 de março de 1977.

London-Sydney Marathon - 1968

(luiscezar.blogspot.com)

Camaro Iroc-Z28


Toyota suspende produção em cinco fábricas após recall de oito modelos

A Toyota decidiu nesta quarta-feira (27) suspender de maneira temporária a produção em cinco fábricas na América do Norte, por problemas que obrigaram a empresa a convocar recall de oito modelos de automóveis vendidos nos EUA por problemas de segurança.


As fábricas foram responsáveis pela fabricação dos 2,3 milhões de veículos que foram convocados para revisão nos EUA por possíveis problemas no pedal do acelerador, que em alguns casos tinha ficado preso, provocado uma aceleração involuntária do veículo.


Devido à suspensão das vendas, a Toyota vai interromper a produção dos veículos em quatro fábricas dos EUA (duas no estado de Indiana, uma no de Kentucky e outra no Texas) e uma do Canadá durante uma semana, a partir do dia 1º de fevereiro, para avaliar suas atividades de montagem.


Segundo fontes citadas pelo jornal japonês "Nikkei", a Toyota poderia convocar outros dois milhões de proprietários de seus modelos na Europa por problemas similares com os aceleradores, embora fontes da companhia em Tóquio não confirmem esta informação.


Se as divisões da Europa chamarem para revisão cerca de dois milhões de veículos, o número total de automóveis afetados poderia ser superior à metade de todas as unidades vendidas pelo grupo Toyota em 2009 em todo o mundo.


Segundo o "Nikkei", a Toyota está tentando determinar o número de carros que deverão ser revisados na Europa.


A empresa assegurou hoje que as medidas têm como objetivo melhorar a segurança de seus carros e ajudar os consumidores a recuperarem a confiança.


Na Bolsa de Tóquio, os investidores receberam a notícia de maneira negativa em um primeiro momento, provocando queda na cotação das ações da empresa, primeiro fabricante mundial de automóveis.

(EFE, Jornal Estado de São Paulo)

GM confirma acordo com a Spyker para venda da Saab


Nova companhia deverá se chamar Saab Spyker Automobiles.
Negócio envolve US$ 74 milhões em dinheiro e US$ 326 milhões em ações.


A General Motors concordou em vender a marca sueca Saab para a fabricante holandesa de carros esportivos Spyker por cerca de US$ 74 milhões em dinheiro e mais US$ 326 milhões em ações da companhia resultante do negócio.

A conclusão da transação ainda depende da liberação de um empréstimo de 400 milhões de euros (US$ 566 milhões) pelo Banco de Investimento Europeu para a companhia sueca. O empréstimo terá garantia do governo da Suécia. O negócio deve ser fechado até meados de fevereiro e a nova companhia deverá se chamar Saab Spyker Automobiles.


"A GM sempre teve esperança de encontrar uma solução para a Saab que evitasse o fim da marca", declarou Nick Reilly, presidente da GM Europa. "Estou muito contente que conseguimos chegar a um bom acordo, que preservará empregos na Suécia e em outros países."


A GM tem trabalhado para enxugar seus negócios, livrando-se de marcas como Saab, Pontiac, Saturn e Hummer. A montadora americana, que saiu de concordata no meio do ano passado, pretende se concentrar em sua linhas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac.


A marca sueca estava à venda desde fevereiro do ano passado e a GM já havia ameaçado encerrar as atividades da marca caso não encontrasse um comprador com uma oferta razoável.

(G1)

Heidfeld pode acertar com McLaren

Chefe da equipe diz que piloto quase foi escolhido como titular


Após ter sido garantido como terceiro piloto da Mercedes por seu empresário, o destino de Nick Heidfeld poderá ser outra flecha de prata. É o que publica a revista alemã Auto Motor und Sport.


Em entrevista a publicação, o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, afirmou que cogitou seriamente contratar Nick como piloto titular antes de acertar com Jenson Button.


Agora, o alemão viria para ocupar a vaga de Pedro de La Rosa, que será piloto titular da Sauber. O outro piloto de testes da McLaren, Gary Paffett, dividirá as atenções com a disputa de mais uma temporada na DTM, a categoria de turismo da Alemanha.

(Lancenet)

Campos F1 não fará testes de pré-temporada


Equipe de Bruno Senna só vai à pista nos treinos livres para o GP do Bahrein


A Campos Meta F1, equipe de Bruno Senna, anunciou, através de seu diretor de estratégia, Danie Elsen, que não vai participar de nenhum teste antes do início da temporada. O carro da equipe espanhola, que ainda não tem um segundo piloto, só estará na pista nos primeiros treinos livres para o GP do Bahrein, no dia 12 de março.


Em entrevista a agência Associated Press, Elsen refutou a possibilidade sinalizada pelo chefe comercial da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, de a equipe não conseguir viabilizar sua estreia na categoria. No entanto, admitiu as dificuldades financeiras e disse que ainda negocia com investidores.


- Não é segredo que nós estamos negociando com investidores e patrocinadores, especialmente numa escala internacional, mas tudo está de acordo com o planejado.


Elsen negou que Bruno Senna tenha trazido dinheiro para a equipe e disse que a procura por um segundo piloto não prioriza a possibilidade de este levar dinheiro para a escuderia. Segundo o chefe, um segundo piloto só será contratado quando a equipe estiver com patrocinadores e investidores assegurados, o que pode ocorrer somente após o GP do Bahrein.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Largada da Indy será na reta do sambódromo

Traçado terá 4,1 quilômetros e corrida será em 75 voltas


A direção da IndyCar revelou a versão definitiva do traçado do circuito nas ruas de São Paulo e revelou que a linha de largada/chegada será na reta que cortará o sambódromo. Além disso, foi confirmado que não haverá mais a chicane no meio da reta da Marginal Tietê. São Paulo será o palco da abertura do campeonato, em 14 de março. O traçado terá 4,1 quilômetros e a corrida terá 75 voltas, totalizando 307 quilômetros.



- É uma pista desafiadora, mas que pode proporcionar uma corrida emocionante. Gosto de ver um circuito que seja realmente um desafio para os pilotos - declarou Tony Gotman, responsável pela criação do traçado.



Tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Helio Castroneves aprovou o traçado:

- Com as longas retas, certamente será uma pista veloz. Definitivamente, teremos desafios. Não há dúvidas de que será uma boa corrida, o público está ansioso para ver a Indy no Brasil.

(Lancenet)

GM investe em novo motor elétrico

Propulsor irá equipar a segunda geração de híbridos da marca.
Bloco está em desenvolvimento há sete anos e será 20% mais potente.

A General Motors anunciou neste terça-feira (26) o investimento de US$ 246 mil em um novo motor elétrico. O projeto tem o incentivo do Departamento de Energia dos Estados Unidos que doou US$ 105 milhões do total. A GM está trabalhando no desenvolvimento do novo propulsor há sete anos que será produzido junto com modelos híbridos na fábrica de Baltimore, nos Estados Unidos.



De acordo com a montadora, o novo motor movido a bateria irá equipar a segunda geração de híbridos da empresa que será lançada a partir de 2013. O chefe de engenharia de veículos híbridos e elétricos, Peter Savagian, afirma que os novos propulsores serão mais econômicos e terão 20% a mais de potência que os atuais. “Nós reconhecemos que a eletricidade é a evolução dos automóveis”, afirma Savagian.

(G1)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

GM pode fechar nesta semana acordo de venda da Saab para Spyker

A montadora americana General Motors pode fechar nesta semana os termos de venda da subsidiária sueca Saab à fabricante holandesa Spyker Cars. O valor do acordo pode variar entre US$ 400 milhões e US$ 500 milhões de dólares, segundo a agência Automotive News Europe.


Citando a Bloomberg News, a Automotive News informa que a Spyker fez uma oferta pela Saab no valor de US$ 75 milhões em dinheiro e de US$ 325 milhões em ações preferenciais da nova companhia que surgiria após a compra, proposta que teria deixado os representantes da GM satisfeitos.


De acordo com o jornal Financial Times, um acordo entre as duas fabricantes pode ser anunciado ainda nesta segunda-feira, mas fontes menos otimistas acreditam que a transação ainda corre riscos e que a negociação pode se estender por mais alguns dias.


Além da holandesa Spyker, fabricantes de superesportivos luxuosos, o grupo de investimento Genii Capital -- de Luxemburgo, que tem parceria com Bernie Ecclestone, mandatário da Fórmula 1 -- e o governo sueco demonstram interesse na sueca Saab.
(Uol)

Autódromo de Interlagos - Reta Antiga



(Fotos:www.autodromodeinterlagos.com)

Família Serra e Chico Longo vencem 1.000 km de São Paulo - GP da Cidade de São Paulo

O trio formado por Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra conquistou neste domingo o título dos 1.000 km de Interlagos, prova que faz parte das comemorações pelo 456º aniversário de São Paulo. A bordo de uma Ferrari F-430, o time completou a distância em 7h35min15.

"Tivemos um carro muito bom, que não apresentou problemas durante a corrida. A maior dificuldade foi a chuva, principalmente no momento em que muitos carros rodaram por causa da aquaplanagem", analisou Daniel Serra.

"Foi uma prova cansativa, mas que no final valeu a pena. A equipe trabalhou muito durante todo do fim de semana. Funcionou tudo perfeito. A chuva que caiu praticamente durante toda a corrida valorizou ainda mais esta vitória", completou Chico Longo.

A segunda colocação dos 1.000 km de Interlagos ficou o trio Cleber Faria/Vanue Faria /Renan Guerra (Ferrari Challenge) e a equipe formada por Pedro Queirolo, Marcello Sant''anna e Léo Vital (Ferrari Challenge) terminou na terceira posição. "Foi uma experiência fantástica. O carro é excelente em todos os sentidos e estou muito feliz com o resultado", destacou Renan Guerra.

(Terra)

Pioneira, brasileira supera machismo para estrear na Indy

Única mulher brasileira reconhecida mundialmente como piloto, Ana Beatriz Caselato Gomes de Figueiredo, ou Bia Figueiredo, como é conhecida, estreará em uma das principais categorias do automobilismo mundial em 2010, a Fórmula Indy. Ela irá se juntar a musa americana Danica Patrick e promete dar trabalho aos homens nos ovais e nos circuitos mistos americanos.

Aos 24 anos, a brasileira vive entre a ponte aérea Estados Unidos-Brasil. Começou a carreira no automobilismo no kart, aos 9 anos, e ficou na categoria até 2003, quando estreou na Fórmula Renault Brasileira. Em 2006, começou a correr na Fórmula 3 Sul-Americana e dois anos depois, estreou na Indy Lights. Na categoria de acesso à F-Indy, ganhou o prêmio de piloto/a mais popular da categoria (em inglês, Most Popular Indy Light Driver), em votação dos sócios do IndyCar Nation, o fã-clube oficial da Indy.

Mercedes apresenta pintura do carro


Schumacher e Rosberg participaram do evento na Alemanha


A Mercedes apresentou, nesta segunda, sua dupla de pilotos e a pintura do carro da temporada 2010. No evento, ocorrido no museu da montadora, em Sttutgart, na Alemanha, Michael Schumacher e Nico Rosberg posaram ao lado do carro da Brawn GP de 2009, com as cores dos carros da atual temporada. O destaque da nova pintura vai para a predominância da cor prata.


Ross Brawn, chefe da equipe, se mostrou confiante na volta da montadora a categoria, dizendo que espera um futuro brilhante para aequipe. Brawn exaltou também seus pilotos:


- Trabalhar novamente com Michael (Schumacher) é muito especial, algo que eu não esperava que pudesse voltar a ocorrer, isso é muito motivador para mim e para a equipe. Já Nico traz uma perspectiva muito excitante, acho que ele vai gostar de trabalhar com Schumacher - disse o ex-chefe da Ferrari e da Brawn GP.


A Mercedes volta a ter uma equipe de Fórmula 1 depois de 55 anos. A última temporada da montadora havia sido em 1955.


O carro de 2010 só poderá ser visto nos testes de Valência no início de fevereiro.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Hirvonen vence Rali de Monte Carlo

Tradicional corrida contou com a participação de Robert Kubica

O finlandês Mikko Hirvonen, da Ford, conquistou na madrugada da última sexta-feira a vitória no tradicional Rali de Monte Carlo, válido pela Intercontinental Rally Challenge(IRC). Hirvonen, atual vice-campeão do Mundial de Rali, estreou na prova o novo carro da Ford.

O brasileiro Daniel Oliveira, com um Peugeout, terminou a prova na 20ª posição. Esta edição do rali contou com a participação do piloto de Fórmula 1 Robert Kubica. Pilotando um Renault Clio R3, o polonês abandonou a prova logo após o primeiro dia de disputa, por problemas no motor.

A próxima etapa da categoria será em Curitiba, de 4 a 6 de março.



Testes da Ferrari em Barcelona


Foi só o terceiro treino de Felipe com um F-1 desde o acidente


O piloto brasileiro Felipe Massa completou a programação de testes da Ferrari com um modelo F2008 no circuito de Barcelona, na Espanha. Foi apenas a terceira sessão de treinos de Felipe desde o acidente nos treinos para o Grande Prêmio da Hungria do ano passado.


Seguindo o regulamento, que proíbe testes com carros e pneus atuais, Massa usou compostos da GP2 e o carro que deu a ele o vice-campeonato da temporada de 2008. Massa percorreu cerca de 400 quilômetros, cem a mais do que a distância de uma corrida normal, e ficou satisfeito.



- Foi um dia perfeito para otimizar minha forma aqui em Barcelona. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de estar atrás de um volante de um Fórmula 1 numa pista. Mal posso esperar sentar no novo carro.






(Lancenet)