quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Toyota suspende produção em cinco fábricas após recall de oito modelos

A Toyota decidiu nesta quarta-feira (27) suspender de maneira temporária a produção em cinco fábricas na América do Norte, por problemas que obrigaram a empresa a convocar recall de oito modelos de automóveis vendidos nos EUA por problemas de segurança.


As fábricas foram responsáveis pela fabricação dos 2,3 milhões de veículos que foram convocados para revisão nos EUA por possíveis problemas no pedal do acelerador, que em alguns casos tinha ficado preso, provocado uma aceleração involuntária do veículo.


Devido à suspensão das vendas, a Toyota vai interromper a produção dos veículos em quatro fábricas dos EUA (duas no estado de Indiana, uma no de Kentucky e outra no Texas) e uma do Canadá durante uma semana, a partir do dia 1º de fevereiro, para avaliar suas atividades de montagem.


Segundo fontes citadas pelo jornal japonês "Nikkei", a Toyota poderia convocar outros dois milhões de proprietários de seus modelos na Europa por problemas similares com os aceleradores, embora fontes da companhia em Tóquio não confirmem esta informação.


Se as divisões da Europa chamarem para revisão cerca de dois milhões de veículos, o número total de automóveis afetados poderia ser superior à metade de todas as unidades vendidas pelo grupo Toyota em 2009 em todo o mundo.


Segundo o "Nikkei", a Toyota está tentando determinar o número de carros que deverão ser revisados na Europa.


A empresa assegurou hoje que as medidas têm como objetivo melhorar a segurança de seus carros e ajudar os consumidores a recuperarem a confiança.


Na Bolsa de Tóquio, os investidores receberam a notícia de maneira negativa em um primeiro momento, provocando queda na cotação das ações da empresa, primeiro fabricante mundial de automóveis.

(EFE, Jornal Estado de São Paulo)

Nenhum comentário: