quarta-feira, 7 de maio de 2008

Problemas na bomba de combustível do Clio Hi-Flex


Proprietários de Clio Hi-Flex ficam a pé com a queima na bomba de combustível



Um dia antes de seu Clio Hi-Flex 1.0 16V 2005/06 ir para a revisão dos 40 000 quilômetros, o advogado Renan Della Costa, 25 anos, de Porto Alegre, teve uma surpresa desagradável. "Meu carro parou. Na autorizada, constataram que a bomba de combustível tinha queimado. Resultado: 937,38 reais a menos na minha conta bancária", diz Renan. "Mas antes da quebra meu carro sempre apresentou defeitos na ignição e normalmente engasgava. Levava à concessionária e nada de resolverem. Além do prejuízo, o caso é sério porque põe em risco minha segurança, afinal o carro pode parar de repente."

Casos como o de Renan não são poucos, não. Entramos em contato com pelo menos 12 pessoas que tiveram o mesmo problema com Clio Hatch ou Sedan, 1.0 ou 1.6 - mas sempre com o motor Hi- Flex. "Meu carro apresentou a quebra logo aos 2 000 quilômetros. Como ainda estava na garantia, a bomba foi trocada. Porém, aos 22 000 quilômetros, ela queimou novamente. Dessa vez já estava fora da garantia e eu teria de pagar 790 reais, fora a mão-de-obra. Não tive dúvida: levei a um mecânico de confiança e gastei um terço do valor", diz Alexandre Nieto Rios, 46 anos, empresário em Diadema (SP) e dono de um Clio Hi-Flex 1.6 16V.


Em contato com cinco autorizadas Renault, três em São Paulo (SP), uma em Curitiba (PR) e outra em Porto Alegre (RS), todas confirmaram que atenderam casos como esses. "Já peguei três carros com a bomba queimada. Isso é resultado de um acúmulo de material particulado na bomba, que está presente no álcool. Esse pó obstrui a bomba, que trabalha com excesso de pressão e acaba queimando", explica Flávio Ribeiro, chefe de oficina da Itavema, em São Paulo.


Outro chefe de oficina - que preferiu não se identificar - contou que esse defeito é de conhecimento da Renault e que a própria montadora trocou de fornecedor da bomba em 2006. "Isso acontecia porque veio um lote com defeito. Quem está com o carro na garantia consegue efetuar a troca gratuitamente, caso contrário, tem de arcar com a substituição", diz.


Uma dica para quem sofrer essa avaria é fazer o mesmo que Eleno Coelho Filho, 23 anos, publicitário de Florianópolis (SC). "Tive o problema e pedi para a concessionária verificar se a garantia poderia cobrir. Informaram-me que me dariam um desconto de 70% no valor. Contudo, chorei mais um pouco e acabei conseguindo um desconto de 100%", diz o dono de um Clio Hi-Flex 1.0 16V 2006/06. Segundo os proprietários, o problema surge sempre da mesma forma: o motor começa a falhar e a fazer um chiado em porto- morto. Até que um dia a bomba queima.



O POVO RECLAMA


"Compramos para nossa empresa três Clio Hi-Flex 1.6 16V em 2005. De lá para cá já trocamos sete bombas. Pelo menos ainda estavam na garantia."
Angelo Tavano Junior, empresário, Campinas (SP)


"A bomba queimou duas vezes. Uma delas aos 13 quilômetros e a segunda aos 7 500."
Guilherme Renato Caldo Moreira, professor, São Paulo (SP)


"Conversei com a Renault, mas não consegui trocar a bomba. Acabei gastando 868 reais para substituí-la."
Maurício Vieira Xavier, engenheiro,

28 comentários:

Anônimo disse...

Tive os mesmos problemas de bomda de combustivel, um clio 1.6 Hiflex. Primeiro aos 20.000 Km trocado sem onus. Depois apos 31.000 km, fora de garantia e longe da concessionaria não teve choro. Bomba original mas tive que pagar aprox.900,00. Esta bomba apresentou problemas logo aos 32.000Km, aprox. Com a NF deixei a minha esposa tratar do assunto que "chorou as pitangas" e conseguiu um bonus no valor da bomba. Quero advertir ao ALTO RISCO DESTA BOMBA que pode falhar a qualquer instante. p.ex. em fluxo numa estrada em alta velocidade, o motor simplesmente apaga e se vc não tiver uma presença de espírito aguçado pode provocar acidente fatal. Se a Renault preza pela segurança dos proprietáios, êle simplesmente deveria fazer um recall. Estão esperando o quê?

Anônimo disse...

Pelo visto não fui o único. Minha esposa e eu viajávamos pela 101 em SC e quando ela estava na pista da esquerda o carro simplesmente foi perdendo a rotação e velocidade. A sorte é que ela conseguiu levar o carro até o acostamento. Meu Clio é 2006 HiFlex com 39000 Km. Realmente isso é muito sério, poderíamos ter provocado um grande acidente e com certeza a Renault responderia porcesso por isso, uma vez que o problema (defeito) já foi detectado e ela não providenciou um recall.

Anônimo disse...

Tive o mesmo problema por duas vezes com meu clio 1.6 hiflex.
Por sorte estava no meu bairro e sem fazer alguma ultrapassagem.

Jery disse...

Prezados, realmente estou decepcionado com a Renault. Meu carro é um Clio 05/06 com 40000 Km, esse problema da bomba de combustivel tambem aconteceu comigo na semama pasada que simplesmente parou de funcionar no transito. Tambem considero que a Renault deve fazer recall e revisar seus processos de controle de qualidade com seu fornecedor ja que com esa atitude só nos oferece perigo.

Anônimo disse...

Amigos, também tive problemas com meu Clio, logo que o comprei, e o carro tinha apenas 20000Km, como o comprei depois que a garantia havia vencido, garantia de fábrica, não pude trocá-la, e a loja que me vendeu o carro não poderia cobrir pois o prazo de 90 dias havia expirado, mas me ofereceram outros serviços como compensação, mas não resolveria meu problema.
Marcelo M.
Em resumo, acho que foi um lote de bombas comprado pela Renault que vieram com problemas, pois Clios mais recentes, aparentemente não tem apresentado esses problemas. Mas vamos ao que interessa. Nas concessionárias eles vendem apenas o "kit" completo, ou seja, não se vende apenas a "bomba", que custa em média R$170/R$200 aqui em São Paulo. Compensa mais, se seu carro não possui mais a garantia de fábrica, ou de alguma loja, comprar a bomba e em um auto - eletrico de confiança trocá-la, pois o conjunto completo numa concessionaria custa em média R$650/R$950, portanto não vale a pena. Comprei o equipamento em uma conhecida casa de auto peças e até agora, depois de 25000Km não tive mais problemas.
Espero ter colaborado com voces, para que possam economizar, já que preços exorbitantes é uma praxe nas concessionárias em geral.

Ruy disse...

Senhores,

O Clio 16V Hiflex 2007 da minha esposa acaba de entrar na concessionária Renault com o mesmo problema. Simplesmente apagou na avenida mais movimentada de nossa cidade deixando ela e meu fiho a pé. Por sorte não houve um acidente de proporções sérias.
O carro está com 8.000 km e com todas as revisões feitas.
Foi constatada a queima da bomba de combustível e o conserto irá me custar aproximadamente R$900,00.
Entrei em contato com o SAC da Renault e estou esperando que eles sejam sensatos e tomem as devidas providencias o mais rápido possível.

Anônimo disse...

Eu tenho um Clio 1.0 hi-flex 2006. Atualmente com 60.000 Km ... tive problema com a Bomba de combústivel hj pela terceira vez... Ou seja, uma vez por ano... É uma vergonha. Eu gostava da Renault, mas sinceramente estou pensando em trocar por outra marca q respeite mais seu consumidor. Estou indignado.

Fernando Trizolini disse...

Tive problema com a bomba de combustível do meu clio hi flex 2007 tb. Fiquei na mão em plena aguas espraiadas. É um lixo de carro e um lixo de marca, nunca mais compro um carro da renault.

Anônimo disse...

Também sou proprietário deum Clio Flex 1.6 16v 2008 e aos 33000km o carro começou a falhar nas retomadas de velocidade... se aliviar o pé começa a subir o giro porém lentamente... parece que serei um dos próximos a queimar a bomba... O que vale citar é que não se trata de um lote esporádico e sim de um problema existente, não sanado pela montatdora e que é fato de longa data...pois os comentários abrangem modelos de vários anos. Como engenheiro mecânico fico surpreso com a falta de comprometimento já que posso parar no próximo cruzamento ou ultrapassagem...Acho o problema gravíssimo e deveria ser tratado com mais seriedade pela Renault!

Unknown disse...

Tenho um clio sedã 2006/2007 com 60000km e, além da bomba de combustível original, hoje, pela terceira vez, tive de comprar outra bomba. Lendo os comentários fico estarrecido de saber que esse é um problema recorrente na Renault e negligenciado pela mesma. O consumidor realmente encontra-se indefeso!
Péricles

Anônimo disse...

a minha esposa também tem um clio hi-flex 2005/2005, quase a nossa familia é pisada por uma carreta em plena br 101 sergipe por conta dessa maldita bomba de combustível que na hora que vc quer ultrapassar ela falha o motor perde potência e renault não está nem aí, eu mesmo não quero nada dela simplesmente elimine o defeito para que família não venha a ser destruida por conta dessa falta de responssabilidade da renault, vcs que fazem a renault no Brasil tomem providências nesse sentido, se é que vcs tem responssabilidade.

Ferdinand disse...

Comprei um Clio 1.0 Hiflex modelo 10/11 zero km este mês. O carro apresentou o mesmo problema descrito por todos aqui. Só andei 754 km até o momento, estava na BR-135 Maranhão qndo fui efetivar uma ultrapassagem em uma carreta com carros atras de mim fazendo o mesmo. na metade da carreta acendeu uma luz no painel indicando alta temperatura no arrefrecimento e de repente o motor falha, causando uma desaceleração no veículo, a minha reação foi jogar o carro para a esquerda onde havia um posto de combustível que graças a Deus me salvou... o carro ficou todo se tremendo com o cambio balançando. só voltou ao normal depois que desliguei e liguei-o novamente.
O carro está na Concessionária São Luís e não souberam dizer o que aconteceu, desconhecem o problema.
Pelo que vi aqui no blog posso esta passando pelo mesmo problema com a bomba de combustivel!

Gustavo Leite disse...

Meu Clio Sedan Hiflex foi para a concessionaria revisar e voltou com uma conta de 4000 reais, inclundo essa bomba que vou ter que trocar. Conclusão : não compro e não recomendo a Renault !

Anônimo disse...

Outra coisa que ninguém se dá conta é o 0800.... oferecido. como alguém pode oferecer socorro 24 horas com esse tipo de número telefônico? Celular não completa esse tipo de ligação e normalmente as panes não ocorrem em casa ao lado de um telefone convencional! Como já foi comentado, trata-se de segurança pessoal. Com um problema conhecido fica a pergunta do que falta para que uma ação seja tomada para solucionar? Ação judicial? Danos físicos?

paulo disse...

MALDITA BOMBA DE GASOLINAA..MEU CLIO É 2010.. E ESTA COM 40 MIL..ESTOU COM O MESMO DEFEITO...SEMPRE FIZ TODAS REVISÕES NA AUTORIZADA,GASTEI UMA FORTUNA..E SIMPLISMENTE MAIS UMA AGORA COM A BOMBA.!

Anônimo disse...

A bomba de combustivel Clio 1.6 Hiflex é realmente uma "BOMBA", pode detonar o seu humor 4 vezes em 14 meses(agosto 2010 / março 2011 / abril 2011 / e Outubro 2011)
RENAULT..NUNCA MAIS!

Luis Rodrigues disse...

lUIS DISSE:

Comprei um clio sedan 2006 em Dez2011 e ele perdeu a potencia e e começou a tremer tambem, levei na concessionária de Piracicaba-SP para fazer uma revisão de 70000km e apresentou o mesmo problema de bomba queimada, só que eles trocaram para mim e não cobraram, disseram que o combustível era má qualidade, coisa que nossas autoridades não resolvem, gente cuidado com esses postos de gasolina com gasolina barata ou etanol pois voce troca gato por lebre, o preço pode ser grande...

Anônimo disse...

Comprei um clio sedan 2006 em Dez2011 e apresentou
problema na bomba de combustivel e levei na autorizada de Piracicaba e trocaram sem cobrar nada e mandaram tomar cuidado com o combustivel que eu estava usando, gente não procure gasolina ou etanol mais barato pois deve ser adulterado por ser barato de mais.Devemos sempre abastecer no mesmo posto e exigir nota fiscal pois quem deve ser responsabilizado são os postos de gasolina...

David Araujo disse...

Meu Clio 1.0 HiFlex com 21500 ano 2010 deu problema de não pegar, quando coloco no tranco não pega, apos 30 min pega, ja testei bateria e ela esta blz, será que é a bomba? Na segunda levarei em uma concessonaria para avaliação, alguem tem alguma dica, pois ele chega a dar sinal de partida e não pega.

Anônimo disse...

Everton - RJ
Tive os mesmos problemas de bomba de combustivel, um clio 1.6 Hiflex 2005, estou na quarta BOMBA em um ano e quatro meses. Simplesmente vc sai de casa e sem nenhuma explicação a BOMBA para de funcionar detalhe a renault sabe da situação e só trocou os que tava em garantia e quanto ao restante que somos nós nem uma providência tomou.Srs da Renault não é mais facil vocês difulgar na midia um recall e trocar essas bombas do que perder o cliente???

Anônimo disse...

Renault nunca mais, clio sedan 2006 problemas na bomba, problemas nas portas, porta abre sozinha com carro em pleno movimento!

Anônimo disse...

Meu carro é um Clio Sedan Hi-Flex 2006 com 40000km. Apresentou problemas no início do ano quando coloquei álcool, e agora, quando coloquei mais uma vez, parou de pegar por completo. Acabei de voltar da concessionária que me cobraria R$1350 para trocar a bomba. Me disseram que já foi trocada antes. Eles mesmos me sugeriram levar a outro lugar onde poderiam trocar apenas o refill da bomba. Vou pagar em torno de R$400, o que já me desagrada. Várias pessoas, incluindo mecânicos, me disseram que não se dever colocar álcool apenas no tanque.

Isso pra mim é um caso pra recall. Um carro Flex é OBRIGADO a funcionar com qualquer quantidade de álcool ou gasolina sem apresentar nenhum problema. Se não conseguiram desenvolver a tecnologia à altura, então não deviam estar vendendo o carro como Flex. Muito decepcionado e me sentindo lesado pela Renault.

Anônimo disse...

Érico de Santa Rosa/RS disse...
Comprei um clio campus 1.0 16v 0km em setembro de 2010 e já tive este problema na bomba de gasolina,como estava na garantia eles trocaram agora com 37000km voltou a apresentar o mesmo defeito da dificuldade da partida pela manhã.Isto ja vem acontecendo com mais frequencia. Será que estou com o mesmo problema.Resumo: Acionei o PROCOM.

Unknown disse...

inventei de colocar alcool pra testar o rendimento,no outro dia comoeçou a se cortar e engasgar o carro, ate que fui ligar e nao ligou mais. resumindo se foi a bomba.comprei esse carro a uma semana, 1.6

Anônimo disse...

Pôxa vida, fiquei abismado de saber pelos comentários que este problema de falha é generalizado no Clio. Meu sedan 2007 1.6 16v também está falhando e com os mesmos sintomas citados. Já desenbolsei quase R$ 1000,00 e o problema continua. Vou trocar a maldita bomba e ver se resolve. Alguém tem alguma idéia de outra providência a tomar?
Valeu. Acácio de Campinas SP

Anônimo disse...

Ano fabricação 2015
14490 km rodados..
Hoje pela manhã o carro não deu a partida, está na renault, motivo: bomba se foi.

Adem disse...

Já sofri muito com a queima da bomba do meu Clio 1. 16v. Aliás fiquei em panicom pois estava na marginal pinheiros na altura da Cidade universitária,não há acostamentos, fiquei no meio da pista, pois não me deixaram ao menos encostar, mesmo sinalizando. Quem me socorreu foi uma senhora de alma bondosa, dirigindo um caminhão pequeno de feira que me guinchou até um local seguro. Cade o controle de qualidade ou ao menos um recall nesta "Bombas" prestes a explodir nas mãos dos proprietários. Já são duas vezes que troquei a bendita.

Enaldo melo da silva disse...

meu nome é Enaldo melo estou com um problema bem parecido comprei um clio sedan 1.6 16 o mesmo estava uma maravilha o carro é maravilhoso mas enventei de fazer uma besteira misturar gasolina com alcoól direto no tanque antes perguntei ao frentista se timha algum problema tendo envista que ele é flex ele disse que não air começou o problema o carro começou a peder força e ta falhando e tem horas quer ele tá uma beleza ele passa dias sem falha mas quando falha tenho quer passar uns quarenta minutos sem virar a chave se não ele enxarca air é problema pra pegar outra solução é eu desconectar a entrada da flauta dos bicos e tirar o essesso de conbustivel quê fica na manguerinha pronto ele pegar sem problema.isso pode ser um começo pra bomba queimar? obrigado a todos sim e eu passei o escaner e deu o 4 bico entupido.