quarta-feira, 7 de maio de 2008

Mercedes-Benz GLK



Uma das atrações internacionais da Auto China 2008 foi a apresentação do modelo de produção do utilitário GLK, visto em forma conceitual - pero no mucho - no Salão de Detroit como Townside e Freeside, que já tinham todo o aspecto de modelos de produção. Como visto em janeiro, ele difere dos similares recém-lançados, como Audi Q5 e Renault Koleos por traços mais duros, típicos de um jipe tradicional, como os do Classe G da própria Mercedes, e os Jeep e Hummer americanos. O toque de esportividade fica por conta do vinco que sai dos pára-lamas dianteiros e marca as laterais logo abaixo das maçanetas e o parentesco com o Mercedes de passeio se reconhece pelo desenho dos faróis.

A Mercedes garante que o novo modelo merece o G que leva no nome, fazendo menção à sua capacidade offroad, herdada do jipe maior da marca. A embalagem compacta mede 453 cm da frente à traseira, 275 cm entre os eixos, 184 cm de largura e 169 cm de altura. São 20 cm de vão livre do solo - caso do GLK 280 4MATIC, que pesa 1830 kg -, 23° de ângulo de ataque e 25° de saída. O GLK consegue rebocar até duas toneladas de carga. As rodas de série são de aro 17, mas opcionais de aro 19 ou 20 são oferecidas. Seu sistema de tração nas quatro rodas 4MATIC é controlado eletronicamente. A embreagem é multi-disco e o diferencial central.


Haverá motores de quatro e seis cilindros para o GLK. A linha começa pelo GLK 220 CDI, um quatro-cilindros a diesel com injeção common-rail de 170 cv e 40,8 mkgf (de 1400 a 2800 rpm). Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, chega a 205 km/h e consome um litro de combustível a cada 14,5 km. Ainda a diesel existe o V6 do GLK 320 CDI, de 224 cv e 55 mkgf (0 a 100 km/h em 7,5 segundos e 220 km/h de máxima). Há também os V6 a gasolina: GLK 280 de 231 cv e GLK 350 de 272 cv (0 a 100 km/h em 6,7 segundos e 230 km/h). O câmbio automático é o 7G-TRONIC de sete velocidades, com a possibilidade de trocas manuais por alavanca atrás do volante.


Entre os recursos de tecnologia adotados no modelo estão o controle de estabilidade Agility Control, controle de tração e para declives, aisstência à frenagem, pré-tensionadores de cintos de segurança, direção com assistência eletro-hidráulica progressiva, estabilizador de reboque, faróis de ajuste automático, piloto automático, airbags de joelho e monitoramento da pressão dos pneus.


Para o interior o dono pode escolher entre acabamento de madeira ou alumínio. Recursos como sistema de navegação, Bluetooth, teto panorâmico e climatização de três zonas fazem parte do catálogo de itens de conforto do GLK. Dependendo da configuração dos assentos, há de 450 a 1550 litros de espaço para bagagem. A fabricação na cidade alemã de Bremen é nas mesmas instalações que já foram da Borgward e da Hanomag-Henschel e que a Mercedes adquiriu em 1969. A apresentação do modelo no Salão de Pequim não é aleatória. É uma forma de a Mercedes retribuir os 53% de aumento nas vendas em 2007.




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