segunda-feira, 1 de março de 2010

Koenigsegg Agera

Nova geração do modelo CCX conta com motor V8 e 910 cv de potência



Em comemoração a seus 15 anos no mercado automobilístico, a Koenigsegg exibirá o esportivo chamado Agera no Salão de Genebra, que ocorre entre 4 e 14 de março. O veículo em questão utiliza como base o modelo CCX, porém, com uma série de aperfeiçoamentos para ser mais rápido e estável que a atual geração do esportivo da marca.
 
 
 
De acordo com a empresa sueca o Agera – que significa “ao ato” em sueco – teve a sua frente alargada em relação ao CCX de modo a melhorar seu balanço e minimizar a transferência de peso em curvas. Os freios, que contam com discos de cerâmica, também foram aperfeiçoados para que o conjunto conte com melhor refrigeração, de modo a diminuir o risco de fadigarem durante uso severo. A fábrica também informou que o esportivo recebeu um novo controle de tração auto adaptativo, embora nenhuma informação sobre o sistema tenha sido divulgada.
 
 
 
Já o motor do modelo, um 4.7 V8, recebeu aprimoramentos em seu sistema de admissão e teve a pressão de seus sobrealimentadores aumentada, passando a gerar 910 cavalos de potência e 112,1 kgfm de torque – sendo que 101,9 kgfm de força estão disponíveis entre 2.680 rpm e 6.100 rpm, informou a empresa. Para medidas de comparação o CCX, de acordo com a Koenigsegg, acelera aos 100 km/h em 3s2 e atinge a máxima de 395 km/h com seus 806 cv e 93,8 kgfm de torque. Embora nenhuma informação tenha sido revelada pela empresa, é possível notar a ausência do câmbio manual do modelo nas fotos, enquanto borboletas de troca de marcha surgiram atrás dos volantes.
 
O Interior do Agera foi renovado em relação a seu antecessor e apresenta console central de fibra de carbono, botões de alumínio e todas as funções do veículo como rádio, sistema de navegação, contador de voltas e medidor de força g, entre outros, estão localizados em uma tela de LCD. A iluminação interna do veículo e ao redor dos botões se faz por meio de nanotubos (micro tubulações) e o painel de instrumentos apresenta um desenho futurista e exibe o quanto da potência do motor está sendo utilizada. Conforme foi informado, o novo esportivo a ser exibido em Genebra é uma versão pré-produção.
 
 
 
O Agera ainda passará por seis meses de testes e desenvolvimento, que também está em trabalho em conjunto com a Michelin, responsável por desenvolver pneus exclusivos para o projeto. Confira as fotos da novidade ao lado.
(Carro Online)

Nenhum comentário: