terça-feira, 6 de outubro de 2009

A3 concilia start-stop com câmbio automático


Transmissão S tronic tornará sistema de desligamento mais eficiente


A Audi anunciou nesta segunda-feira (5) que disponibilizará o modelo A3 com sistema start-stop (que desliga o motor do veículo toda vez que ele para) em conjunto com seu câmbio automático S tronic de dupla embreagem para as versões 1.6 TDI a diesel e 1.4 TFSI. A transmissão, aliada ao sistema de desligamento automático, segundo a alemã, colaborará na redução do consumo de combustível e emissão de poluentes. Além disso, é a primeira vez que esse tipo de caixa é ligada ao dispositivo.


A vantagem do uso do câmbio automático em conjunto com o start-stop, informa a empresa, é que este permite que o modelo possa gerar energia elétrica - que será estocada na bateria - durante as frenagens. No momento em que o veículo for acelerado novamente, a carga elétrica acumulada será utilizada para suprir os sistemas elétricos, evitando que o alternador precise gerar energia, situação que aumenta o consumo de combustível.


Atualmente, no exterior, as únicas versões citadas do A3 que possuem o sistema de desligamento automático do veículo são manuais e têm consumo médio de 24,9 km/l, no caso da 1.6 TDI (movida a diesel), e 19,6 km/l na 1.4 TFSI (a gasolina). As duas variantes com start-stop e caixa S tronic estrearão no hatch em novembro.

Nenhum comentário: