sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BMW cria pista em seu estande e coloca nela o conceito Vision


Supercarro alia motores a diesel a elétricos, indo de 0 a 100 km/h em 4,8 s com economia de 26,6 km/l

Para quem gosta de carros, é a visão do paraíso. Imagine ir a um salão de automóveis que tenha uma pista interna onde carros de sonho aceleram, novos e antigos. Foi nesse ambiente que a BMW apresentou sua principal atração em Frankfurt, o conceito Vision EfficientDynamics, que vai de 0 a 100 km/h em 4,8 s, a 250 km/h de máxima (limitada eletronicamente) e consome apenas 26,6 km/l. O segredo é baixo peso e tecnologia híbrida aliada a motores a diesel. Mas deixemos o Vision para mais adiante. Ele foi apenas uma, ainda que a principal, das diversas atrações do estande da marca da Baviera.


A pista, como já dissemos, podia rivalizar com o conceito em termos de atração. Ela fica num patamar superior ao dos visitantes e só pode ser vista ao mesmo nível de uma espécie de mezanino onde um bloco de gelo convida os visitantes a descerem para beber água, se tiverem vontade. Ela dá a volta em praticamente todo o estande e por ela desfilam o conceito, carros atuais e clássicos, como o BMW 507 e o 328 Mille Miglia, com sua bela carroceria de alumínio, que pode ser visto na galeria ao lado.


Do mezanino também se pode ver as estreias mundiais da marca, como o BMW X1, os Série 7 e X6 ActiveHybrid e o Série 5 GT, sem contar todos os outros produtos da marca, incluindo a fantástica linha M, de modelos superesportivos. O executivo que cuida dela, quando nos cumprimentou no estande, até brincou, dizendo que carros com menos de 400 cv não são da alçada dele. Tem gente que realmente tem sorte nesse mundo...


Vision EfficientDynamics


Num primeiro olhar, 1.395 kg pode parecer muita coisa, mas não diante de um veículo de 4,60 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,24 m de altura. Nem diante de um carro que tem de lidar com três motores e um pacote de baterias que nunca é leve.


O motor a diesel, de três cilindros e 1,5-litro (exatamente a metade de um motor de 3 litros e seis cilindros, tradicional da BMW), vai instalado antes do eixo traseiro e produz 163 cv e 290 Nm. Já seria o bastante para fazer qualquer carro brasileiro andar um bocado, mas fica melhor.


Entre o motor a diesel e a transmissão há um motor elétrico, que produz o equivalente a 52 cv em seus momentos de pico. Há outro, na dianteira, que também pode chegar a 141 cv. Somando tudo, o conceito tem 356 cv à disposição. Isso para transportar quatro passageiros, no tradicional conceito 2+2.


A notícia boa para os fãs de veículos “sustentáveis” é que o BWM conta com um pacote de baterias que consegue movê-lo sem a ajuda de combustível fóssil por 50 km. Com diesel (cabem 25 litros no tanque), a autonomia pode chegar a 700 km.


O que é de lamentar é que o Vision EfficientDynamics ainda é apenas um veículo conceitual, mas ele dá pistas sobre o futuro da BMW. Primeiro, que o tal motor 1,5-litro a diesel pode ir parar sob o capô de carros atuais. Há rumores de que BMW e Mercedes-Benz pretendem adotar motores de três cilindros em um futuro próximo.


Em segundo lugar, a tecnologia híbrida da BMW mal chegou ao mercado, com os modelos ActiveHybrid, que serão apresentados em Frankfurt (assim como o Vision EfficientDynamics), e já está ameaçada de substituição. Isso porque a tecnologia atual usa motores a gasolina e tem outra utilização de motores elétricos. O futuro realmente anda chegando mais rápido. Às vezes, como no caso da BMW, com o próprio presente.



(MSN Brasil)

Nenhum comentário: