domingo, 25 de maio de 2008

Hamilton vence em Mônaco


McLaren foi melhor na estratégia que a dupla da Ferrari. Massa chega em terceiro e Rubinho encerra jejum


O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, venceu neste domingo o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, sexta etapa do Mundial, e com isto assumiu a liderança da tabela, com 38 pontos. Em segundo lugar ficou o polonês Robert Kubica, da BMW, seguido por Felipe Massa, da Ferrari, que largou da pole acabou se dando mal na estratégia da equipe em relação à rival McLaren.


Hamilton chegou a bater no início da prova, teve de trocar um pneu furado e venceu em parte graças a um safety-car, que reduziu a enorme desvantagem que tinha em relação a Massa no início.


Completaram a zona de pontuação: Mark Webber (Red Bull), Sebastian Vettel (Toro Rosso), Rubens Barrichello (Honda), que quebrou um enorme jejum sem pontuar, Kazuki Nakajima (Williams) e Heikki Kovalainen (McLaren).


Kimi Raikkonen, que perdeu a liderança do Mundial, vinha em quinto quando bateu na traseira do Force India de Adrian Sutil, o quarto, a poucas voltas do fim, e terminou apenas em nono. Sutil, por sua vez, entrou em desespero com o resultado histórico perdido, e chorou nos boxes.


A CORRIDA


Na saída para a volta de apresentação, o finlandês Kovalainen, da McLaren, ficou parado no grid e teve de largar em último. A largada aconteceu sem problemas, mas conforme a chuva foi aumentando, os pilotos começaram a ter problemas. Com apenas cinco voltas, Lewis Hamilton e Fernando Alonso bateram e tiveram seus pneus furados. Com isto, perderam muito tempo. Porém, na nona volta, David Coulthard e Sebastien Bourdais bateram, ocasionando o primeiro safety-car da prova. Felipe, que já tinha 14s de vantagem para Kimi, perdeu tudo.


Aí veio o inacreditável. Raikkonen tomou uma puniçao de drive-thru por não terem sido colocados seus pneus até três minutos antes da largada, o que é contra o regulamento. Enorme vacilo da equipe italiana com o atual campeão. Enquanto isso, Felipe já começava a abrir novamente boa vantagem. Em duas voltas, mais de quatro segundos sobre o companheiro de equipe. Lá atrás, Barrichello vinha em nono e Piquet em décimo, com 11 voltas completadas. Raikkonen entrou nos boxes na 13ª volta para pagar sua punição. Com isto, Robert Kubica assumiu a segunda posição na corrida. Kimi voltou em quarto.


Na mesma 13ª volta, Alonso bateu em Heidfeld ao tentar ultrapassar na Mirabeau, e quebrou o bico do seu Renault. Um pequeno congestionamento se formou atrás da dupla, mas foi rapidamente desfeito. Alonso parou para trocar o bico enquanto Rosberg também entrou nos boxes com o mesmo problema em seu Williams.


Duas voltas depois, Felipe Massa escapou na Saint-Devote, mas por sorte não bateu em nada, pois ali há área de escape. Ele conseguiu voltar sem problemas, porém perdeu a liderança da prova para Kubica, da BMW. Seu companheiro de equipe, Nick Heidfeld, enquanto isso se arrastava com um pneu furado, fruto da batida com Alonso. Ele parou na mesma volta para trocar os pneus.


Com 19 voltas, Felipe colou em Kubica, com rendimento claramente superior. Porém, ultrapassar em Mônaco é um eterno problema. Por outro lado, começava a se aproximar a janela da primeira parada de ambos para reabastecer. Duas voltas depois, porém, Kubica voltou a virar bem e voltou a abrir dois segundos de vantagem. O jogo de gato e rato continuou por mais voltas, pois novamente Massa voltou a reduzir a vantagem de Kubica nas voltas seguintes.


Na 26ª volta, Kubica parou para reabastecer, deixando a pista livre para Felipe Massa tentar acelerar e recuperar a vantagem para voltar na frente. A parada do polonês foi em 8s7, e ele voltou em quarto, atrás de Lewis e Kimi. Só que Kimi passou reto na Saint-Devot, quando vinha ao lado do polonês, que saía dos boxes, e perdeu o bico. O campeão mundial parou nos boxes e perdeu 16s1 para trocar o bico, os pneus e reabastecer. Ele voltou em sexto.


Massa, enquanto isso, fazia uma seqüência de voltas rápidas e tudo indicava que ele recuperaria a ponta quando parasse. Ele, porém, passou a pegar tráfego e com isto teve reduzir um pouco seu ritmo. Os oito primeiros eram: Massa, Hamilton, Kubica, Webber, Sutil, Raikkonen, Trulli e Barrichello.


Finalmente, na volta 32, Felipe parou para reabastecer, porém após pegar muito tráfego. Apesar do prejuízo, ele voltou na frente do Kubica, mas, pelo tempo da parada, 11 segundos, Felipe lotou o tanque de combustível dando a entender que optou por alterar a estratégia para apenas uma parada.


Neste momento, Hamilton liderava o GP, 13 segundos à frente de Massa, que tinha apenas dois de vantagem para Kubica. Raikkonen permanecia em sexto, atrás de Webber e Sutil. A corrida se manteve estável pelas dez voltas seguintes, com Hamilton tentando abrir vantagem para Felipe, que o perseguia, com ambos pegando tráfego. Hamilton, porém, tinha menos carros pela frente e aos poucos construiu uma vantagem de 25 segundos de vantagem sobre Felipe.


Na 46ª volta, Alonso arriscou tudo, por estar em 15º, e colocou pneus para pista seca. Duas voltas depois, foi a vez de Piquet parar para reabastecer, e também colocou pneus para pista seca. Alonso, porém, sofria muito para manter o carro na trajetória, pois após duas voltas, não conseguia aquecer os compostos. Piquet, uma volta depois, passou reto na Saint-Devot e bateu de leve nos pneus. Ele conseguiu retornar para a corrida, mas depois abandonou.


Na frente, Massa perdeu toda a vantagem para Kubica e na volta 49, a vantagem de Felipe, que chegou a ser de 6s8, era de menos de um segundo para o polonês. O polonês vinha há três voltas andando cerca de dois segundos mais rápido que o brasileiro.


Na volta 53, Rubinho pulou para sexto ao ultrapassar Mark Webber, que arriscou colocar pneus para pista seca e se deu mal. Em quinto, vinha o finandês Kimi Raikkonen.


Com 25 voltas para o fim, Kubica arriscou tudo e colocou pneus para pista seca. Ao mesmo tempo, Raikkonen passou Sutil, que parou para reabastecer e assumiu a quarta posição. Na mesma volta, enfim, Hamilton parou, e também colocou pneus para pista seca, saindo dos boxes abanando para todos os lados.


Duas voltas depois, a Ferrari se aprontou para receber Felipe Massa. Kubica, de pneus para pista seca, já virava dois segundos por volta mais rápido que Felipe. Massa voltou para pista com os pneus supermacios, mas foi ultrapassado pelo polonês.


Os primeiros eram, neste momento: Hamilton, Kubica, Massa e Raikkonen, que na volta 58 parou para também colocar pneus supermacios e reabastecer. Com isto, foi ultrapassado pelo alemão Adrian Sutil, da Force India, que vinha fazendo excelente prova.


Na 62ª volta, Nico Rosberg espatifou seu Williams no "s" das piscinas, e com isso o safety-car retornou para a pista. Hamilton perdeu a enorme vantagem que tinha sobre os demais. A corrida foi reiniciada restando 11 voltas para o fim, porém restavam menos de 15 minutos para estourar o limte de duas horas. A ordem dois oito primeiros era: Hamilton, Kubica, Massa, Sutil, Raikkonen, Webber, Vettel e Barrichello.


Aí Raikkonen errou de novo. Perdeu a freada e acertou a traseira de Sutil na saída do túnel. O finlandês arruinou a corrida dos dois, que tiveram de parar nos boxes. Os mecânicos da Force India ficaram desolados com o fim da histórica corrida do alemão. Rubens Barrichello, com isto, pulou para sexto, com Webber em quarto e Vettel em quinto. Kimi voltou em nono, atrás de Nakajima, da Williams e de Kovalainen, da McLaren. A TV mostrou mais tarde Sutil chorando dentro dos boxes da Force India, sendo consolado pela equipe inteira.


E a ordem final da corrida não se alterou até o fim da prova, que se encerrou com duas voltas a menos que o previsto, devido ao limite de duas horas de duração.


1º - K. Raikkonen (FIN)
1
10
8
10
6
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
35
2 º - F. Massa (BRA)
-
-
10
8
10
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
28
-----L. Hamilton (ING)
10
4
-
6
8
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
28
4 º - R. Kubica (POL)
-
8
6
5
5
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
24
5º - N. Heidfeld (ALE)
8
3
5
-
4
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
20
6º - H. Kovalainen (FIN)
4
6
4
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
14
7 º - M. Webber (AUS)
-
2
2
4
2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
10
8 º - J. Trulli (ITA)
-
5
3
1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
9
-----F. Alonso (ESP)
5
1
-
-
3
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
9
10º - N. Rosberg (ALE)
6
-
1
-
1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
8
11º - K. Nakajima (JAP)
3
-
-
2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
5
12º - J. Button (ING)
-
-
-
3
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
3
13º - S. Bourdais (FRA)
2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2
N. A. Piquet (BRA)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
D. Coulthard (ESC)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
T. Glock (ALE)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
S. Vettel (ALE)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
R. Barrichello (BRA)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
A. Sutil (ALE)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
G. Fisichella (ITA)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
T. Sato (JAP)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
A. Davidson (ING)
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Construtores

1º - Ferrari
1
10
18
18
16
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
63
2º - BMW Sauber
8
11
11
5
9
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
44
3 º - McLaren
14
10
4
6
8
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
42
4 º - Williams
9
-
1
2
1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
13
5º - Red Bull
-
2
2
4
2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
10
6º - Toyota
-
5
3
1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
9
-----Renault
5
1
-
-
3
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
9
8º - Honda
-
-
-
3
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
3
9º - Toro Rosso
2
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
2
Force India
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Super Aguri
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-


Nenhum comentário: