quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Tata Nano, o carro mais barato do mundo, nasce na Índia


Parceria entre a montadora indiana e a Fiat pode trazer o carrinho de US$ 2.500 para o Brasil




Foi mostrado hoje, na nona edição do Auto Expo, em Nova Déli, provavelmente o lançamento mais importante de 2008, se não for um dos mais incríveis deste jovem século. Chamado de Nano e fabricado pela Tata, ele deverá ser o primeiro carro a custar US$ 2.500, ou menos de R$ 5.000, na Índia. A boa nova é que este modelo pode chegar ao Brasil por meio da parceria que a fabricante indiana tem com a Fiat.

Ainda que a Fiat não se envolva com isso, o que é muito pouco provável, diante da enorme oportunidade que o Nano representa, a Tata tem planos firmes de começar a vender seus produtos no Brasil. Na Índia, a Fiat está conquistando mercado ao vender seus produtos nas mesmas concessionárias da empresa indiana, a maior montadora daquele país. É de esperar que ela cobre a fatura pedindo à marca italiana reciprocidade por aqui.

Com 3,1 m de comprimento, 1,5 m de largura e 1,6 m de altura, o Nano tem motor traseiro de dois cilindros, todo de alumínio, com 623 cm³ e 33 cv, o que pode parecer bem pouco, mas não é, considerando o tamanho do modelo. Ao contrário do que se dizia inicialmente, ele tem um sistema de câmbio manual convencional, pelo menos pelas fotos que obtivemos. O painel, só com o básico, fica no centro do painel, o que facilita a venda do modelo em países de mão inglesa (com volante à direita, como na Índia) e com volante do lado esquerdo. Não foram divulgados detalhes técnicos mais profundos, a não ser que ele acomoda quatro pessoas, tem quatro portas e posição alta dos bancos, para facilitar o acesso.

Assim como o “carro do povo” mais famoso do mundo, o Volkswagen Sedan, vulgo Fusca, o Tata Nano tem motor traseiro. A refrigeração é que é diferente, a líquido, enquanto a do velho Fusquinha era a ar. Pelo visto, ninguém mais vê vantagem no fato de o ar não ferver, slogan que a marca alemã usava para destacar o motor do Fusca. Até porque, hoje em dia, o ar pode até ferver, mas não deve estar poluído.

O homem que idealizou o Nano, Ratan N. Tata, fez pessoalmente a apresentação do carro na cerimônia de abertura do salão indiano. “Eu observava famílias inteiras andando de moto. O pai dirigia a motoneta, seu filho mais jovem ficava diante dele e a esposa atrás, carregando um bebê no colo. Isso me levou a pensar se não seria possível conceber um carro seguro, acessível e que protegesse em qualquer clima para uma família assim. Os engenheiros e projetistas da Tata Motors fizeram o melhor que puderam nos últimos quatro anos para que chegássemos lá. Hoje, de fato, temos um Carro do Povo, que é acessível e ainda assim construído para atender aos requerimentos de segurança e às normas de emissões, muito econômico e ambientalmente correto. Estamos felizes em apresentar o Carro do Povo para a Índia e esperamos que ele traga a muitas famílias a alegria, o orgulho e a utilidade de possuir um carro”, disse o presidente da fabricante indiana.

Como o Nano só será lançado comercialmente daqui a alguns meses (a empresa ainda não disse exatamente quando), o preço de um Lakh, equivalente na moeda indiana a US$ 2.500, ainda não foi oficialmente confirmado, assim como dezenas de outros detalhes interessantes que traremos assim que eles forem divulgados. O que já se sabe é que o Nano terá a versão de entrada, com pára-choques em plástico, e de luxo, com eles pintados na cor do carro. Aguarde mais informações sobre esse carrinho em breve.



2 comentários:

Unknown disse...

Simplismente LINDO!
Estou disposta a testar.
Tomara que chegue logo ao Brasil.
Já vou juntar o dinheiro tomara que eu realize finalmente o meu sonho!

Anônimo disse...

QUERO SER UMA DAS PRIMEIRAS DO BRASIL TER ESSE CARRO NAO SO NO BRASIL ENTRE AS MULHERES.QUERIA SABER O VALOR EM REAIS.