quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Ford Verve Notchback

Do Auto Show Guangzhou, na China, a Ford anunciou que mostraria mais sobre o futuro de seus carros pequenos com o novo Verve Notchback, sedã do carro-conceito mostrado no Salão de Frankfurt. O novo sedã é o primeiro derivado do sucessor do Ford Fiesta na Europa.



Aparentemente, a força do nome Verve vai suplantar a do Fiesta, que deve deixar de ser usado quando o novo carro chegar ao mercado. É a mesma estratégia que a Ford usou com o Focus, que aposentou o nome Escort por representar uma grande quebra de paradigma e para ter um apelo maior com novos consumidores.



A escolha do salão chinês para a apresentação da versão sedã do novo carro pequeno da marca tem uma explicação muito simples: sedãs derivados de carros pequenos não têm mercado na Europa. Na China, pelo contrário, eles vendem muito bem, o que mostra a importância cada vez maior deste mercado asiático para o Brasil. Temos características de consumo muito parecidas, ainda que numa escala significativamente menor.



O Ford Verve, conhecido internamente com “B” e baseado no Mazda2, ou Demio, será fabricado no Brasil, mais especificamente em Camaçari, e deve ser exportado para outros mercados, como o norte-americano. Isso também faz parte de planos mundiais de expansão da marca, uma vez que, com a produção do carro na China, qualquer gargalo de produção por aqui pode ser sanado com a importação de peças daquele país.



Tenha certeza, portanto, de que o Verve Notchback será nosso futuro Fiesta Sedan, evidentemente com outro nome. E o futuro da família, assim como no hatchback, será de uma esportividade grande, pelo menos pelas promessas do desenho. Note como o Verve, apesar de ser um sedã, tem traços de cupê.

A família, promete a Ford, deve crescer ainda mais, com um terceiro conceito Verve a ser apresentado no Salão de Detroit, em janeiro do ano que vem. Como a empresa mostrou em cada país o conceito que tem mais apelo para o mercado respectivo (um hatch na Europa e um sedã na China), podemos esperar por um utilitário pequeno no evento norte-americano, o futuro EcoSport. Há também a possibilidade de um esportivo pequeno, para encarar o Mini, ou de uma minivan compacta, mas as duas hipóteses são menos prováveis.


“Nosso futuro carro pequeno está sendo desenvolvido como um modelo global. Ele será desenhado na Europa, desenvolvido na Alemanha e fabricado no mundo todo. Estes dois conceitos Verve mostram que a Ford está confiante em seguir esta direção e no apelo que estes carros terão junto aos consumidores chineses”, disse Phil Spender, diretor executivo da Ford na China.

No que se refere ao Verve Notchback, não há informações mais detalhadas sobre tamanho ou motorização, apenas as mesmas rodas de aro 18” que o Verve original já apresentava e que só devem seguir a produção em série, se seguirem, em uma versão topo de linha da nova família.

Quanto à motorização, o mais provável é que ela se mantenha a mesma que já está no Fiesta europeu, ou seja, quatro motores a gasolina (1,25-litro, 1,4-litro, 1,6-litro e 2-litros, da família Duratec, respectivamente com 75 cv, 80 cv, 100 cv e 150 cv) e dois a diesel (1,4 e 1,6-litro, com 68 cv e 90 cv).

No Brasil, o único motor à disposição seria o 1,6-litro, uma vez que o 1-litro deve ser exclusivo do B402, o futuro Ford Ka. Há rumores sobre um motor Zetec Rocam 1,4-litro, mas, considerando que a fábrica de motores da Ford, em Taubaté, está estrangulada, isso deve demorar um pouco.
(Webmotors)

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