quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Uirapuru (4200 GT)


O espanhol Rigoberto Soler Gisbert desenhou um esportivo para Willys-Overland, o Capeta. Mas a idéia foi bem-recebida pela Brasinca, que lançou o protótipo Uirapuru em 1964.

Em seguida o carro ganhou as ruas e recebia a nome 4200 GT. Trazia um capô longo, traseira curta com vidro envolvente, grandes rodas. Só os fárois redondos destoavam do conjunto. O interior tinha volante esportivo Walrod de três raios e revestimento de jacarandá.

O motor era o mesmo usado pelos caminhões da Chevrolet. O modelo ainda foi submetido a testes em túnel de vento no ITA. Coincidência ou não, em 1966 a inglesa Jensen lançou seu modelo FF, cujo desenho era idêntico ao do nosso Uirapuru.

Ficha Técnica
Motor: CHEVROLET, 4.2, 6 cilindros em linha, 12 válvulas (2 por cilindro), três carburadores, gasolina
Cilindrada: 4.271 cm³ Potência: 155 cv a 4.000 rpm
Potência Específica: 36,9 cv/litro Torque: 32,7 kgfm a 3.200 rpm
CARROCERIA
Comprimento: 4.350 mm Peso: 1.180 kg
Largura: 1.800 mm Porta-Malas: Não disponível
Altura: 1.260 mm Tração: Traseira
Freios: Tambor nas quatro rodas Câmbio: Manual de 3 marchas
DESEMPENHO
Velocidade Máxima: 200 km/h Aceleração: 10,4 segundos


Nenhum comentário: