quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Carro da Semana



Ferrari F40

Carros clássicos de 'chefão' da Fórmula 1 vão a leilão

Um leilão de carros clássicos, em Londres, vai ter entre seus mais cobiçados lotes desta quarta-feira vários automóveis saídos da garagem de Bernie Ecclestone, o homem-forte da Fórmula 1.

O item mais caro da coleção de Bernie Ecclestone, o homem-forte da Fórmula 1, é este Mercedes 540K Spezial Roadster de 1937. O carro deve ser arrematado por 4 milhões de libras.


Este Mercedes 500K Spezial Cabriolet de 1935, outro destaque da coleção de Ecclestone, tem valor estimado em 1,5 milhão de libras, o equivalente a R$ 54 milhões.


O leilão de carros clássicos organizado pela RM Auctions e a Sotheby's é o maior da história do Reino Unido e deve bater recordes nesta quarta-feira, em Londres.

Outras máquinas das quais Ecclestone resolveu se desfazer são um Rolls-Royce Phantom II Continental Faux Cabriolet de 1933, estimado em 300 mil libras (R$ 1,1 milhão), uma Ferrari 250 GT Europa de 1954, valendo 400 mil libras (R$ 1,5 milhão), e um Mercedes SS Sports Tourer de 1929, que deve ser arrematado por 900 mil libras (R$ 3,3 milhões).


Além dos carros de Ecclestone, há outras duas grandes coleções à venda. Uma delas pertence ao brasileiro Abraham Kogan e inclui este Delage 15-S-8 Grand Prix de 1927.

A venda de 50 dos carros que Bernie Ecclestone colecionou ao longo da vida - desde os tempos em que era um vendedor de automóveis, nos anos 50 - gerou especulações nos jornais britânicos.

O The Times diz que ele estaria "refinando" sua coleção, mas afirma que, na opinião de especialistas, a venda é uma manobra para não perder dinheiro com uma possível desvalorização dos carros.


Outro colecionador que está limpando a garagem é o italiano Giuseppe Prevosti. Esta Ferrari 275 GTB/4 só teve dois donos e é considerada por muitos uma das melhores Ferraris já fabricadas.


O leilão também terá opções mais humildes, como este Fusca de 1978. O carro foi comprado como item de colecionador por Bernie Ecclestone e deve ser vendido por cerca de 15 mil libras (R$ 54 mil).


Colecionador brasileiro


Além dos automóveis de Ecclestone, estarão à venda outras duas valiosas coleções: uma pertence ao italiano Giuseppe Prevosti e a outra ao colecionador brasileiro Abba Kogan.



Outro destaque do leilão é um BMW 507 Roadster de 1956 recentemente restaurado, um de apenas 253 carros fabricados do modelo. Elvis Presley tinha um.

Alguns items estão sendo vendidos fora das coleções principais, como este Ford GT40 de 1966. Apenas 103 GT40 foram feitos e eles raramente aparecem no mercado.


Kogan nasceu na China, estudou nos Estados Unidos e viveu 20 anos no Brasil, adotando a cidadania brasileira.

Só um dos automóveis de sua coleção, um Delage 15-S-8 Grand Prix de 1927, deve chegar perto da marca dos 2 milhões de libras (R$ 7 milhões). O carro é um exemplo do tipo de máquina que atrai o colecionador.

"Quando mais eu pensava na tecnologia no contexto da época, mais eu me via atraído aos carros (clássicos) de corrida - nos quais elegância e beleza são encontradas nos detalhes, na natureza minimalista da grande engenharia", disse Kogan.


Esta Ferrari 250 GT 'Nembo' Spyder de 1960 é considerada uma das Ferraris mais bonitas de todos os tempos e deve ser vendida por 900 mil libras, o equivalente a R$ 3,2 milhões.


Segundo os organizadores do leilão de carros clássicos, a empresa americana RM Auctions e a britânica Sotheby's, o evento será o maior do tipo na história da Grã-Bretanha.

(BBC Brasil)

McLaren F1 o Carro

O McLaren F1 é com certeza absoluta o carro que mais admiro, para mim foi o carro que mais trouxe a emoção de um carro de corrida para as ruas, toda sua construção e esportividade justificam seu elevado preço, para sorte de apenas alguns.

As linhas claramente inspiradas no Ford GT 40, não por acaso.

As portas abrem em asa, para embarcar no bólido uma solução das "Lambo"


Porta da fábrica, ponto turístico obrigatório para quem visita a Inglaterra e é apaixonado pelos autos, note a McLaren do Senna e Bergher pendurada na faixada.

Linha de montagem, para poucos mecânicos do mundo.

Desenho da máquina

Note os pneus, com aros 17, nada de exagero, só o necessário

Bela foto mostra o brinquedo na pista

Três lugares, uma morena já tenho, falta a loira pro outro banco rsrsrs


Monocoque estremamente rígido

Cobertura de ouro, acabamento que nenhum carro tem

V-12 da BMW

A obra final é no mínimo impressionante. Extremamente compacto (os 600 mm de Murray foram atendidos) e leve, ainda assim desloca 6,1 litros (exatos 6.064 cm3) e gira até 7.500 rpm para gerar a fenomenal potência de 627 cv. Doze cilindros de 86 x 87 mm e o limite de comprimento definiram uma distância mínima entre cilindros de apenas 3 mm! Apesar de girar alto, é um motor bem elástico: generosos 66 m.kgf de torque de 4.000 a 7.000 rpm.

Durante a quebra de Record na época

Placa com alguns recordes

Vencedor da Le Mans de 1995

As linhas aerodinâmicas, na foto em comparação com o Harrier da Marinha Inglesa

Na foto o Gt, o F1 e o LM

Entradas de ar, imitadas pela Ferrari Modena tempos depois

A equipe responsável pela divulgação do bólido com Gordon Murray responsável do projeto

Checklist antes da entrega

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Punto Abarth Essesse, 180 CV

O Punto Abarth é uma versão mais que esportiva do Fiat Punto, para deixar nós brasileiros com água na boca, a empresa Abarth é especialista em preparação dos Fiat.

O modelo custará 17800 Euros na Itália

A versão (fotos abaixo) é a S2000 com 270 CV e tração 4x4, imaginem este brinquedo nas nossas ruas...



Yamaha conquista prêmios no Salão Duas Rodas


Durante a 10° edição do Prêmio Moto do Ano, a Yamaha confirmou o favoritismo como a vencedora da do Moto do Ano 2007 organizada pela revista Duas Rodas, da Sisal Editora. A cerimônia de premiação ocorreu durante o 9° Salão das Duas Rodas onde os produtos Yamaha receberam quatro prêmios.

A grande eleita como Moto do Ano 2007 foi a Yamaha YZF-R1, a motocicleta que é um ícone do mundo esportivo das duas rodas venceu na categoria Esportiva e sagrou-se bicampeã como Moto do Ano. A nova Yamaha Neo CVT, lançada em março de 2007, conquistou o bicampeonato na categoria scooter, enquanto com a Yamaha Lander 250 venceu agora em sua primeira participação.

Estande Duas Rodas - O estande da Yamaha do Brasil, no Salão Duas Rodas 2007 foi escolhido o melhor estande, pelos jornalistas especializados em carros de todo o Brasil, associados à Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. A eleição foi realizada no próprio Salão Duas Rodas

(Yamaha)

Fórmula 1 à noite

“Falta muito?”

A viagem a São Roque, interior de São Paulo, com as filhas de 7 e 11 anos prometia ser inesquecível. Meia hora depois de colocar o cinto de segurança e devorar pacotes de salgadinho, entretanto, Carlos Carreira, coordenador de produtos, sabia que o alto astral acabaria derrotado pelo estresse. Isso porque teria de enfrentar as mesmas perguntas durante todo o percurso, quase cem quilômetros, uma hora de estrada: vai demorar? Falta muito?

A chateação vivida por Carreira é compartilhada por muitas pessoas que viajam de carro com crianças. No mês de férias, em que se costuma fazer passeios mais longos, a impaciência dos ocupantes do veículo tende a inflamar. “Ao mesmo tempo em que penso no roteiro, fico imaginando o que fazer para escapar do ‘tá chegando?’ Haja paciência”, desabafa o coordenador.

Olhar de descoberta

O prazer da viagem deve estar associado não só ao ponto de chegada, mas também ao percurso que leva a ele. Com a correria do cotidiano, o caminho pode ser um momento mágico para aproximação, aprendizado e diversão.

Na viagem a São Roque, Carreira conta que resolveu o problema contando sobre os diferenciais da região. “Expliquei, por exemplo, o que era uma vinícola, como se fazia o vinho. Quando falei sobre a parreira, minha filha mais nova perguntou se era o treinador da seleção”, diz, achando graça da situação. “Agora, encaro as viagens como uma oportunidade de conhecimento para todos nós.”

A dona de casa Antônia Zaninette, que viaja com os filhos de sete e 17 anos nas férias escolares, diz que se desespera com a insistência: “Já experimentei contar o que há de legal na cidade e o que poderemos fazer ao chegar, mas essa tática apenas aumenta a ansiedade do mais novo, que não vê a hora de chegar. Com a demora, ele se irrita e fica agressivo com a irmã. É briga na certa”, reclama Zaninette.

Gritos e confusão não são só desagradáveis, mas também perigosos, já que o condutor pode se assustar ou se virar para acabar com a algazarra, e acabar causando um acidente. O mais indicado é parar o carro em lugar seguro – nunca no acostamento, mas nas baias de descanso ou num posto de gasolina – e resolver o problema com calma.

De olhos bem fechados

A psicóloga Maria Cleuza Castoldi diz que é essencial lançar mão de alguns recursos para reduzir a ansiedade no carro. “Para acalmar os ânimos, uma idéia é propor uma visualização lúdica. Peça para a criança fechar os olhos e imaginar uma luz azul, depois, sugira que ela entre nessa luz. Dê um tempo e peça para a criança contar o que está vendo lá”, recomenda a psicóloga.

Castoldi aconselha também pedir à criança que faça um desenho e depois conte a história dele. “Sempre saem coisas maravilhosas”, diz.

Veja outras dicas bastante úteis para usar com a garotada:

A descoberta do mundo – eis a primeira dica: descubra qual é o principal atrativo do local para onde você vai, os pontos históricos, o tipo de vegetação, pessoas ilustres que passaram por lá, suas próprias história ou a de seus antepassados; se for a primeira vez, o que o(a) atraiu à região. Mesmo nos locais já conhecidos há sempre o que ser revelado. Durante o caminho, vá narrando os fatos. Mas nada de bancar o professor; o segredo aqui é despertar a curiosidade para a descoberta do mundo, dando asas ao imaginário infantil.

Porta-surpresa – Aproveite o porta-treco do carro para causar uma boa surpresa no momento mais tedioso. Um sugestão é esconder nele um livro de charadas (“o que a esfera disse para o cubo?” Resposta no rodapé). Veículos que têm porta-trecos grandes, como Picasso, Zafira e Scénic, merecem ser amplamente explorados.

Despertar o gosto pela leitura pode ser outra vantagem a se tirar do “enquanto isso”. Alguns livros são infalíveis, como os da autora brasileira (premiada no mundo todo) Lygia Bojunga Nunes, ou de Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Ricardo Azevedo, entre outros.

ABC da brincadeira – Escolha a primeira letra de uma placa de carro e sugira que cada um encontre um nome de animal, fruta, país, capital etc. que inicie com ela. O ganhador terá direito de escolher a próxima letra e assunto.

Ainda observando as placas dos carros, escolha uma e peça às crianças que formem frases. Por exemplo: BGV -1112, Borboletas Gostam de Voar.

Conta uma história? – Para o caso de o seu repertório esgotar, leve alguns CDs de história para crianças. Dificilmente elas se cansam dos clássicos contos de fadas.

Com a mão na massa – livros para pintar, desenhar, fazer palavras-cruzadas. Prefira lápis de cor, para não sofrer com riscos no banco depois.

Quem é você – Com essa brincadeira você vai saber mais sobre as pessoas que ama. Ganha a partida quem adivinhar o filme, prato, amigo, cor, animal etc. de que o outro participante mais gosta.

Último recurso – Se a viagem for muito longa, invista também em um DVD para veículos. A instalação da tela para o banco traseiro é permitida (para o motorista não). Nada como um bom desenho ou um filme divertido para acalmar os ânimos.

Vaca amarela – ótima brincadeira para os momentos em que é preciso silêncio absoluto. Para ser seguida à risca, sugira uma boa recompensa.

E se o jeito for responder com precisão à pergunta “quanto tempo falta”, utilize a estratégia de Sandra Regina Carrasco, assistente administrativa. “Tento associar o tempo a uma outra atividade do meu filho. Se faltam três horas para chegar, digo que é o tempo que ele leva na escola, do início da aula até o intervalo”, conta.

Não esgote as dicas de uma única vez. Insira uma delas a cada nova pergunta ou briga entre irmãos. Com essas sugestões, o trajeto de ida e volta ganhará um sabor inesperado. Afinal, como dizia a escritora Clarice Lispector: “O que importa é o caminho e não a velocidade”.


(Resposta da charada: "deixa de ser quadrado").

(Yahoo)

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Maserati MC12 GT1

Em 2005, a Maserati deixou as marcas rivais para trás quando a MC12 GT1 ganhou o mundial de turismo FIA GT deixando marcas como Ferrari, Aston Martin, Saleen, Lamborghini e Chevrolet para trás. Aproveitando o sucesso dentro das pistas, a fábrica italiana lançou uma série especial de apenas 12 unidades, denominada MC12 Corsa que tinha números ainda mais espetaculares que a versão original: 400 kg a menos (1531 para 1150) e755 cv (contra 630).



Se tamanha potência já deixaria os fãs da marca de boca aberta, a empresa alemã Edo Competition, especialista em preparação e customização, resolveu colocar um "algo mais" no supercarro. Uma nova suspensão, equipada com amortecedores independentes, permitem ajustes específicos no conjunto, de acordo coma velocidade do carro. Os 755 cv da MC12 Corsa permanecem intocados, mas o 6.0 V12 conta agora com um novo sistema de exaustão controlado eletronicamente, que, segundo a empresa, promete emitir um ronco de arrepiar os cabelos. O escapamento e a ponteira, feitos em aço inoxidável, contam ainda com um controle remoto para que o volume da sinfonia seja regulada ao gosto do dono.

Para uma frenagem mais eficiente, o veículo incorpora um sistema de freios com discos em cerâmica de 396 mm na frente e 360 mm atrás, com pastilhas especiais em ambos os eixos.

As rodas, em cor preta, também são exclusivas para o Edo MC12 Corsa. Na dianteira tem 19 polegadas e pneus 265/35 ZR 19 enquanto na traseira, 20 polegadas, calçadas com 335/20 ZR 20.
O modelo ainda aguarda por homologado para utilização nas ruas, mas a empresa promete que isso deve acontecer em breve.
(Quatro Rodas)