segunda-feira, 16 de março de 2015

Dicas para evitar roubos e furtos de carro

A violência urbana pode ser evitada seguindo algumas dicas de prevenção. Isso reflete, diretamente, na sua segurança e de quem transita com você sobre as quatro rodas do seu automóvel, portanto, fique de olho e tente praticá-las no dia a dia. Confira-as, logo abaixo:


(Fonte:http://assets0.exame.abril.com.br/assets/images/2012/8/63499/size_810_16_9_carro_roubado.jpg)

Dicas para evitar o roubo do seu veículo

  • Escolha bem os lugares para estacionar: não há problema em estacionar na rua – desde que seja legalmente permitido, claro –, mas é preciso bom senso para parar o carro. Não fique em ruas escuras ou sem movimento freqüente, por exemplo.
  • Pertences no veículo: procure não deixar nada dentro do veículo, ou nada visível, ao menos.
  •  Informações pessoais: adesivos, como o da faculdade que você cursou ou do time de futebol do qual é torcedor, podem ser causas de conseqüências desagradáveis de vândalos e ladrões.
  • Documentos: carregue a documentação do veículo consigo, e não deixe nenhum documento pessoal no interior do seu automóvel. Isso pode facilitar a vida de ladrões e dificultar, muito, a sua.
  • Tranque sempre o carro: embora pareça óbvio, muitos esquecem de trancar, bastando a criação de um hábito de checar, sempre, se o veículo foi trancado.
  • Dispositivos de segurança: aqueles visíveis, como as correntes de direção ou as trancas com a mesma finalidade, costumam a desencorajar a ação de bandidos. Por isso, investir neles é uma boa escolha, principalmente para evitar aquelas ações rápidas de roubo.
  • Dispositivos de segurança modernos: localizadores, rastreadores de veículos e bloqueadores estão em alta, atualmente, e principalmente pela eficiência de cada um deles. Além de bloquear as funcionalidades do veículo, eles costumam ter maneiras de avisa ruma central de atendimento sobre o roubo ou furto, o que coloca as autoridades atrás de quem praticou o crime.
  • Informações a flanelinhas: informar aos manobristas e flanelinhas sobre quanto tempo você ficará ausente do veículo pode não ser uma boa ideia – ou, o mais recomendável é dizer que vai apenas “buscar algo logo ali e estará de volta o quanto antes”. Isso pode desencorajar a ação de furtos sem grande importância que geram mais dores de cabeça do que prejuízos materiais.



(Fonte: http://www.culturallife.com.br/wp-content/uploads/2013/06/ladrao-roubando-carro1.jpg)


  • Evite deixar a chave com estranhos: a todo custo, evite deixar a sua chave nas mãos de quem você não conhece ou confia, como lavadores e vigias de estacionamento, por exemplo. O veículo é uma posse sua, e muito cara, por sinal. Deixe as chaves do seu bem somente com quem você confia plenamente.
  • Não fique no carro mais que o necessário: seja para esperar alguém ou paquerar, o ideal é fazer isso fora do veículo, principalmente à noite. Evite ser mira fácil para a ação de bandidos.
  • Mantenha distância: entre veículos, o ideal é manter certa distância, ainda mais quando o semáforo ficar vermelho, pois esse espaço pode ser significativo caso você necessite realizar uma manobra brusca de fuga, por exemplo.

E você, fica sempre atento a estas dicas para evitar roubos e furtos do seu carro?



Nenhum comentário: