segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Os Irmãos Fittipaldi e a Copersucar

Particularmente acho que os irmãos Fittipaldi fizeram muito mais pelo automobilismo brasileiro do que a imprensa mostra, voltando um pouco no tempo, meados do anos 70, para ser mais exato 1975 os irmãos Wilson e Emerson criam a Copersucar, a primeira e única equipe brasileira de Fórmula 1.
Apresentação em Brasília, DF - Outubro de 1974
Apresentação em Brasília, DF – Outubro de 1974
E uma característica, (acredito que muitos compartilham) foram os seus desenhos inigualáveis em um tempo que os bólidos tinham personalidade própria. Projetado inicialmente com a ajuda dos engenheiros da Embraer, passaram pela equipe grandes projetistas : Peter Warr, Harvey PostlethwaitheAdrian Newey e Ricardo Divila.
Modelo FD 01 - 1975
Modelo FD 01 – 1975
Por lá passaram grandes campeões de diversas categorias: Wilson Fittipaldi Jr, Arturo Merzario, Emerson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro, Keke Rosberg e Chico Serra.
O povo brasileiro tem uma característica que me deixa muito triste, é um povo que critica sem ajudar, uma crítica construtiva ajuda na solução de algum problema, mas uma crítica sem fundamento só nos atrasa e muito, somos um dos últimos países no ranking da educação e este projeto era um projeto fantástico, envolvia alta tecnologia, desenhos mais do que arrojados e infelizmente padeceu por falta de patrocínios, os carros foram motivo de chacota entre muitas pessoas o que dificultava a relação com os patrocinadores.
Sem título-3
Propaganda no outdoor
Emerson pilotando o Copersucar
Emerson pilotando o Copersucar
O automobilismo mexe com meu coração de tal forma que fico indignado com o destino desta grande equipe, hoje poderíamos estar muito mais avançado na parte automobilística e esportiva.
Sempre fui “Rato de Autódromo”, mesmo não tendo dinheiro para poder pilotar um kart ou cursinho de pilotagem, mas sempre ficava lá vendo os treinos das infinitas categorias: Stock do Opalas, Marcas e Pilotos, Turismo, Fórmula 3, etc. Sonhando com o dia em que pudesse vestir o macacão e pilotar uma daquelas maravilhosas máquinas.
Sem título-9
FD-04
Copersucar_FD04_1976
1976 – FD -04
copersucar_fittipaldi_fd01_argentina_12.01.1975_secco_dana_dm-1024x730Sem título-6Sem título-16
Caminhão da equipe
Caminhão da equipe
Caminhão da equipe, sediada na Inglaterra
Caminhão da equipe, sediada na Inglaterra
Muito da minha paixão por carros veio desta família que respira automobilismo, hoje temos o Pietro Fittipaldi que já está apavorando nas categorias de acesso da Nascar.
Em tempos que se destroem autódromos para se fazer condomínios em áreas já mais do que povoadas anseio o dia em que possa apertar a mão do Wilson e do Emerson, olhando nos olhos agradecer por tudo que fizeram pelo automobilismo.
Um abraço
Pé na estrada!
Leandro


Nenhum comentário: