sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Montadora coreana desenvolve trator híbrido com energia elétrica


Fabricado pela LS Tractor, protótipo gera eletricidade a partir do diesel para aumentar a potência; empresa está em fase de implantacao de uma fábrica em Santa Catarina


montadora LS Tractor, principal fabricante de máquinas agrícolas da Coreia do Sul, vem desenvolvendo um trator híbrido, o PS 110, com 100 cavalos-vapor (cv) movidos a diesel e os dez restantes gerados a partir de energia elétrica. O protótipo foi apresentado a um grupo de jornalistas na cidade de Jeonju nesta quinta-feira (22/11). 
O engenheiro chefe da area de projetos da LS, Lee Sung Tae, com o prototipo do trator hibrido

De acordo com Lee Won Woo, diretor de vendas regional da companhia, a partir de março de 2013, quando um piloto será desenvolvido, o veículo deve entrar em fase deprodução em escala.
"Tivemos de esperar pelo timing do consumidor para desenvolver o projeto", diz Won Woo, acrescentando que o modelo vem sendo aperfeiçoado há dois anos, sob a responsabilidade de Lee Sung Tae, engenheiro chefe da área de projetos da LS em Jeonju, onde a empresa tem uma planta com capacidade para fabricar 20 mil tratores. 

A vantagem do PS 110 é que o motor pode ter sua eficiência aumentada em até dez vezes quando o operador ligar a parte elétrica. O trator trabalha com duas engrenagens que podem ser utilizadas em conjunto, a de diesel e a de energia elétrica, gerada pelo próprio motor a explosão. Além da potência, a alternativa representará mais economia, de acordo com Won Woo. "Com a eletricidade, o trator fica mais leve e muito mais amigável", diz. 

De acordo com o vice-presidente executivo da LS, Lee Kwang-Won, a LS investe entre 5 e 7% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Somente em Seul, a capital do país, a divisão  tem cerca de 200 engenheiros. 
Investimento no Brasil

A LS Tractor, empresa do grupo LS Mtron, está em fase de implantação de uma fábrica em Garuva (SC), que deve passar a comercializar tratores fabricados no Brasil a partir de junho de 2013. 

(Revista Globo Rural)

Nenhum comentário: