segunda-feira, 9 de abril de 2012

Luiz Razia tem otimismo calculado após bom início


Após três temporadas difíceis, finalmente Luiz Razia está colhendo os frutos do trabalho na GP2. Líder do campeonato de acesso mais próximo à Fórmula 1 após a rodada dupla de Sepang, onde conseguiu uma vitória e um quinto lugar, o baiano falou sobre a boa fase e o desejo de finalmente conseguir uma vaga de titular na categoria mais importante do mundo.
"O carro se apresentou muito bem na Malásia, mas isso não quer dizer que será assim em todas as provas. Cabe a nós trabalharmos no carro, sem se preocupar muito com o campeonato", disse o piloto.
Um trunfo para subir o tão sonhado degrau é seu próprio patrão na GP2: dono da equipe Arden, Christian Horner é chefe da poderosa Red Bull. Razia destacou que não tem contrato com o time bicampeão da F-1, mas é fato que uma relação cada vez mais estreita e permeada com vitórias pode ajudar.
"Estou trabalhando muito na fábrica da Red Bull no simulador e nos treinos físicos. O Christian ficou muito feliz, mas quer confirmar no campeonato. É importante ter uma equipe forte na GP2. Meu contrato é atraente para liderar o time", afirmou.
Paradoxalmente, um outro fator para Razia vencer a categoria de base mais importante do momento é a experiência. Apesar de ter feito 23 anos nesta semana, ele faz seu quarto ano na GP2. Outros pilotos rodados, para ele, são os maiores rivais.
"Tem muitos caras. Os experientes como o (Davide) Valsecchi, o (Esteban) Gutierrez e o (Giedo) van der Garde terão vantagem. E novatos como Felipe Nasr e James Calado foram bem e podem lutar", contou.
Razia admitiu que o fato de ter dividido as atenções com a F1 (foi reserva de Virgin e Lotus), atrapalhou na GP2 em 2010 e 2011:
"Nos anos anteriores, tentamos fazer um link direto com a F1, mas, por inúmeras atividades, desviou um pouco a atenção. Não queria o mesmo erro para este ano. Agora estou focado na GP2 e nos treinos físico e mental", falou.
Na semana que vem, na China, Razia tentará manter a ponta do campeonato, que tem outro brasileiro, Felipe Nasr, terceiro na segunda prova na Malásia e quinto na tabela.(Terra)

Nenhum comentário: