sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Por identificação, Pirelli quer alterar cores de pneus em 2012

A confusão provocada pelos novos pneus providos pela Pirelli durante a temporada 2011 da Fórmula 1 fez a fábrica pensar não somente nos pilotos e equipes, mas também nos fãs. Visando um melhor entendimento do composto fornecido aos times nas provas, a empresa italiana anunciou a intenção de alterar as cores dos pneus para criar referências para os torcedores. 

A Pirelli até tentou delimitar algumas cores oficiais para seus pneus no início da temporada, com o prateado representando os pneus duros, o branco para os intermediários (estas duas, muito próximas), o amarelo para os macios e o vermelho para os supermacios. A ideia, no entanto, não foi eficaz e deixou as equipes confusas ao longo do ano, principalmente com o uso mais comum de apenas dois dos tipos de pneus - duros e intermediários. 

Por conta disso, a fornecedora oficial de pneus da F1 projeta uma mudança para a próxima temporada, pensando não só nas cores a serem utilizadas no próximo ano, como na forma (desenho) como os pneus serão marcados. 

"Acho que devemos ter uma certa variância aqui, e precisamos melhorar a marcação dos pneus, principalmente nos pneus duros e intermediários com o prateado e o branco", afirmou Paul Hembery, diretor de Esportes a Motor da Pirelli, em entrevista ao diário britânico Autosport

"Nós precisamos diferenciá-los e dar mais cores, para que os pneus sejam reconhecíveis quando estiverem sendo utilizados. Estamos trabalhando nisso. Não temos a solução ainda, e talvez façamos uma votação para que o público decida as cores da Pirelli no próximo ano", anunciou. 


Hembery admitiu que a principal questão a ser resolvida é a maneira como aplicar as cores na parte lateral dos pneus de forma visível. 

"Isso está mais em discussão que as cores, que poderemos decidir depois. Isso parece simples, mas quando você tenta implementar o desenho em uma superfície curva. Não existe muita gente no mundo que faz isso, você tem que inventar (o desenho) sozinho e colocá-lo por si mesmo, mas estamos trabalhando nisso", explicou.

Nenhum comentário: