domingo, 28 de novembro de 2010

Primeiras impressões: Fiat Bravo 1.8 Dualogic e T-Jet

Substituto do Stilo traz novos motores, transmissões e equipamentos.
Ele chega 'atrasado', com missão de passar, pelo menos, o Volks Golf.

Para aposentar o Stilo, a Fiat usou a mesma estratégia adotada no lançamento do hatch premium, em 2002, que aos poucos tirou de cena do mercado nacional o Brava. O carro da vez tem nome parecido com o antigo: é o Bravo, que já está em produção na fábrica nacional da marca em Betim (MG), aproveitando a linha de montagem do Stilo. O novo modelo chegou atrasado – a previsão inicial era 2009 – e entra no final da fila que traz na ponta o Hyundai i30, seguido por Ford Focus e Volkswagen Golf.

A fabricante demorou, inclusive, para revelar os detalhes – a novidade já estava exposta no Salão do Automóvel de SP – mas a Fiat parece ter usado o tempo extra para afinar a sua estratégia. A primeira é o preço. A partir de R$ 55.200, o Bravo só não é mais em conta do que o Focus, que começa em R$ 53.430. No entanto, o concorrente é equipado com motor 1.6 Flex de 115 cv, enquanto o modelo da Fiat traz sob o capô o novo propulsor 1.8 Etor.Q de 132 cv.

Outro “tiro” da montadora foi investir em uma versão mais apimentada, a T-Jet, que por R$ 67.700 traz o mesmo propulsor italiano 1.4 turbo já disponível no Punto e no Linea, mas com um câmbio manual de seis velocidades. Ela ainda pode ser equipada com itens tecnológicos inéditos da marca no país, como sensor de pressão de pneus, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de entretenimento que reúne as funções do MP3 player e GPS, novo teto solar elétrico, rodas de 18 polegadas e airbag para joelho do motorista. Todos disponíveis somente como opcionais.(Auto Esporte)




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