segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Alonso vence na Itália e Webber reassume a liderança do Mundial


Button e Massa vão ao pódio em Monza e Hamilton abandona

Com uma atuação perfeita dos mecânicos da Ferrari no pit stop, Fernando Alonso levou a melhor num acirrado duelo com Jenson Button e venceu neste domingo o GP da Itália, para delírio da torcida da Ferrari em Monza. Com isso, o espanhol renasceu na briga pelo título, pois assumiu o terceiro lugar na tabela com 166 pontos, contra 187 de Mark Webber, sexto colocado e novo líder do Mundial graças ao abandono de Lewis Hamilton, que segue com 182.



O brasileiro Felipe Massa fez uma boa corrida, seguindo Alonso e Button de perto, e subiu ao pódio na terceira posição. Também marcaram pontos Sebastian Vettel (Red Bull), em quarto, Nico Rosberg (Mercedes), em quinto, Nico Hulkenberg (Williams), em sétimo, Robert Kubica (Renault), em oitavo, Michael Schumacher (Mercedes), em nono, e Rubens Barrichello (Williams), em décimo.


Em relação aos demais brasileiros, Lucas di Grassi parou a três voltas da bandeirada e ainda assim ficou classificado em 20º e Bruno Senna outra vez completou poucas voltas no seu frágil Hispania.

A CORRIDA

Button largou bem da segunda posição e, apesar de espremido pelo pole position Alonso, assumiu a liderança na freada para a primeira chicane. Massa também largou bem e chegou a colocar seu carro ao lado do espanhol, mas não conseguiu a ultrapassagem. Hamilton tentou se aproveitar para passar o brasileiro, mas acabou acertando a Ferrari e quebrou a roda dianteira direita, o que causou seu abandono. Já a dupla da Red Bull largou muito mal e ficou para trás.

Button, Alonso e Massa imprimiram de cara um ritmo fortíssimo e se destacaram rapidamente de um pelotão que tinha Rosberg, Kubica, Hulkenberg, Vettel e Webber. Na 21ª volta, Vettel reportou um problema de motor aos boxes e foi ultrapassado facilmente por Webber, que saiu à caça de Hulkenberg sem sucesso inicial.

McLaren e Ferrari fizeram então um jogo de estratégia e espera pelo pit stop do adversário. Na 37ª volta, Button entrou para seu pit stop e Alonso parou na volta seguinte. A Ferrari trabalhou melhor na troca de pneus e o espanhol voltou na liderança após dividir a freada da primeira chicane com Button. Com um desempenho melhor, Alonso abriu uma segura vantagem de três segundos e não foi mais ameaçado, enquanto Massa também não pressionava Button.

Já Webber, que passou Kubica no pit stop, voltou a pressionar Hulkenberg e, após ser seguidamente bloqueado, conseguiu bela ultrapassagem na freada para a segunda chicane, a quatro voltas do fim.

Depois do problema inicial, Vettel conseguiu um ritmo estável e resolveu retardar ao máximo sua parada, já que os pneus macios tinham melhor rendimento do que os duros. Por isso, menos com uma potência um pouco inferior, o alemão conseguiu manter a quarta colocação após o pit stop feito na abertura da última volta, já que Rosberg e Webber já não tinham o mesmo ritmo.

Sem Button nos calcanhares, Alonso apenas administrou a liderança nas últimas voltas e cruzou a linha de chegada confortavelmente, balançando o carro para comemorar a sua terceira vitória na temporada, mas a primeira sem interferência de outros fatores - no Bahrein, o espanhol herdou a ponta após problemas com Vettel e, na Alemanha, recebeu a bandeirada em primeiro, após a Ferrari mandar Massa ceder passagem.

A próxima corrida será daqui a duas semanas, nas ruas de Cingapura.(Lancenet)
RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA ITÁLIA
1º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1h16m24s572
2º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 2s938
3º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 4s223
4º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 28s193
5º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 29s942
6º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 31s276
7º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a 32s812
8º - Robert Kubica (POL) Renault - a 34s028
9º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 44s948
10º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a 1m04s200
11º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 1m05s000
12º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 1m06s100
13º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a 1m18s900
14º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a uma volta
15º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
16º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a uma volta
17º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a duas voltas
18º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a duas voltas
19º - Sakon Yamamoto (JAP) Hispania-Cosworth - a duas voltas
20º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a duas voltas
ABANDONOS
Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a seis voltas (mecânico)
Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a 41 voltas (mecânico)
Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 53 voltas (colisão)
Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 53 voltas (mecânico)
MELHOR VOLTA
Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1m24s139, na 52ª

Nenhum comentário: