segunda-feira, 5 de julho de 2010

Morre criador do smart e dos relógios Swatch

Morreu de ataque cardíaco na última segunda (28), aos 82 anos, Nicholas Hayek. Nascido em Beirute (Líbano), o empresário ficou famoso por criar a marca de relógios suíça Swatch. Também é de sua autoria o projeto do smart, o pequenino carro urbano produzido pela Daimler-Benz.


Hayek chegou à Suíça em 1949. Quase 30 anos depois, aceitou o desafio de criar um relógio suíço barato que pudesse fazer frente aos japoneses, que dominavam o mercado mundial dos ponteiros. Para isso, usou plástico colorido, design inovador e 50 peças a menos do que um relógio suíço comum. Estava criado o Swatch, que chegou às prateleiras em 1983 e hoje tem mais de 500 milhões de unidades vendidas.

Com o smart, Hayek seguiu o mesmo conceito. No final da década de 1980, projetou um minicarro com espaço para duas pessoas, traços modernos e alegres, construção modular feita com materiais plásticos. Nascia, então, o Swatchmobile. Para não precisar desenvolver o projeto e criar fábricas e redes de concessionários, Hayek foi procurar montadoras interessadas.

Em 1991, se associou a Volkswagen, que acabou abandonando o Swatchmobile dois anos depois, quando Ferdinand Piëch assumiu a presidência do grupo. Hayek apresentou o carro a outros fabricantes e acabou recusado por BMW, General Motors, Fiat e Renault. Em 1994 a Daimler-Benz, dona da Mercedes, aceitou o desafio e produz o modelo até hoje.
(Interpress Motor)

Nenhum comentário: