sábado, 10 de julho de 2010

Citroën apresenta a versão de corrida do DS3

DS3 R3 foi desenvolvido pela divisão de competição da marca.
Modelo é equipado com motor de quatro cilindros 1.6 turbo de 210 cv.


A Citroën concentra suas apostas na grife DS, uma nova linha de carros criada para ampliar a participação da marca no mercado mundial e trazer modelos com mais apelo na categoria premium. Depois de apresentar o modelo DS3, agora a marca traz a versão elaborada pela Citroën Racing, a DS3 R3. O carro participará de testes no fim da temporada de 2010 do World Rally Championship (WRC). O objetivo da marca é criar uma nova referência em sua categoria.

Construído a partir de componentes da série e de peças específicas para competição, o DS3 R3 é comercializado pela Citroën Racing em kit ou nas versões “ready-to-race” (pronto para competir).

O DS3 R3 retoma a arquitetura e a aparência estrutural do modelo de série. A carroceria original em aço é reforçada por uma gaiola de proteção com aro multiponto soldado, assegurando a rigidez do chassi e a segurança dos passageiros.

Sob o capô, o motor de quatro cilindros 1.6 THP (turbo alta pressão) é desenvolvido a partir do propulsor PSA de série. O uso de peças específicas para competição (admissão de ar, árvores de cames, pistões, bielas, linha de escape e de turbo, gestão eletrônica) permite chegar a uma potência de 210 cv. O motor também ganhou em torque, com 35,6 kgfm.


Como no C4 WRC, o controle da caixa seqüencial de seis velocidades é semi-automático. Este dispositivo assegura as mudanças de marchas duas vezes mais rápidas que em uma caixa mecânica, tudo para garantir maior confiabilidade do grupo moto-propulsor.

As suspensões foram desenvolvidas para a utilização do carro em todos os tipos de terrenos, da terra ao asfalto. As diversas regulagens permitem a adaptação do carro ao estilo de pilotagem.

Para uma melhor distribuição de peso, a bateria e o extintor automático são colocados atrás dos assentos. Uma placa de aço protege a parte de baixo do motor e, também, ajuda a baixar o centro de gravidade do carro. O tanque flexível, homologado pela FIA, conserva sua posição de origem.

Para asfalto e terra

O kit Asfalto do DS3 R3 possui 500 peças. Além da parte mecânica alterada para competição, o pacote oferece estribos de freio dianteiro e traseiro específicos, aros de rodas tipo asfalto 7x17’’, cintas de reboque dianteiro e traseiro, entre outros.

Já o kit de adaptação para terra vem ccom amortecedores, molas, barra anti-rolagem, discos de freio dianteiro, rodas para terra 6 x15", proteções de carroceria, retrovisores Citroën Racing, conjunto de lâmpadas de xênon, cartografias específicas para combustível de competição, ferramenta de montagem do cubo de rodas, dispositivo de drenagem do fluido de freio, calço da cremalheira de direção, entre outras peças.(G1)



 

Nenhum comentário: