quinta-feira, 29 de julho de 2010

Campeonato Brasileiro de Regularidade de Veículos Antigos - Juiz de Fora - MG

Segunda etapa acontece em Juiz de Fora, MG

A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade de Veículos Antigos acontece pela primeira vez em Juiz de Fora. O evento será entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, com largada e chegada no Independência Shopping.

Serão aceitos veículos originais, com no mínimo 30 anos de fabricação, para pontuação no campeonato, mas existe uma categoria especial com carros originais fabricados entre 1981 e 1990, que poderão participar premiando somente na prova, não contando pontos para o campeonato.

A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Regularidade será uma oportunidade de valorizar a região. Pilotos e navegadores que quiserem participar do rally, além de competir, terão a oportunidade de conhecer um rico e histórico pedaço do Brasil.

— Este é o 1º Campeonato Brasileiro que tem a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o que traz para nós da FBVA uma responsabilidade muito grande. Estamos felizes e com a expectativa de um ótimo final de semana, com muitas disputas, muitos passeios e revendo muitos amigos — comemora o presidente da FBVA, Henrique Thielmann.

Os organizadores priorizam dois trajetos distintos para os dois dias de competição. No primeiro (sexta-feira, 30 de julho) a competição terá como passagem a cidade de Petrópolis-RJ, onde os participantes visitarão o Museu Imperial (veja box abaixo) e almoçarão no Distrito de Araras.

No segundo dia (31 de julho, sábado), a passagem será por Santos Dumont-MG, percorrendo ainda várias cidades da Zona da Mata, entre elas Bicas, Rochedo de Minas e São João Nepomuceno. Em Santos
Dumont, os participantes farão uma visita e almoçarão no Museu de Cabangu, que está situado a 16 Km do centro da cidade. O museu, que é o sítio onde nasceu Alberto Santos Dumont, possui objetos pessoais, fotos e um grande acervo, onde todos poderão conhecer a sua história, como seu nascimento, sua ida aos 17 anos para a França para completar seus estudos e onde começou a manifestar o seu grande fascínio e interesse pela aviação. Dentre as curiosidades, estão outras invenções como o relógio de pulso, o hangar, as portas de rodinhas, o “salva-vidas” e o hidroavião.

O dia 29 de julho, quinta-feira, será destinado à vistoria e entrega das planilhas. Já o dia 1º de agosto, domingo, é livre para o retorno para casa.

O Rally

O Campeonato Brasileiro de Regularidade de Automóveis Antigos consiste em uma competição de regularidade, onde — considerando trajeto, tempo e velocidades — caberá ao competidor percorrê-la dentro das normas estabelecidas. As velocidades permitidas sempre levarão em conta o trecho percorrido e as regras de trânsito.

Assim como na 1ª etapa, que aconteceu em Águas de Lindóia, a competição será dividida em categorias. Para participar, os veículos precisam passar pela vistoria e aprovação do Veteran Car Club do Brasil – Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora, que estará organizando esta etapa do Campeonato, promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).

Dos 15 primeiros classificados na geral do Campeonato Brasileiro de Regularidade, 13 já confirmaram presença.

— Isso nos traz a certeza de que acertamos “a mão” ao batalhar e lutar por mais esta forma de usarmos os nossos antigos — destaca Thielmann.

Inscrições

As inscrições estão abertas. Conheça o regulamento completo e saiba como inscrever-se acessando o documento em PDF:
No site da Federação Brasileira de Veículos Antigos, você encontra também todo o material sobre o evento, inclusive os Livros de Bordo dos dois dias.
Maiores informações: automovelantigojf.blogspot.com ou www.fbva.com.br

Nenhum comentário: