segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ford é condenada por abandonar fábrica no RS

A Justiça gaúcha condenou a Ford a pagar uma indenização de R$ 130 milhões por ter rompido o contrato com o Estado do Rio Grande do Sul que previa a construção de uma fábrica no Estado.
A decisão não é definitiva e já houve apelação por parte da empresa.

O contrato do Estado com a multinacional previa a implantação da indústria, com 49 anexos, em data de 21/03/1998. Havia também um contrato de financiamento com o Banrisul, disponibilizando à empresa a quantia de R$ 210 milhões, liberado em três parcelas, de acordo com cronograma acordado entre as partes.

Foi liberada a primeira parcela e as demais seriam condicionadas à comprovação da vinculação dos gastos das parcelas anteriores à execução do projeto. 

A montadora apresentou gastos com o programa Amazon, mas a Auditoria Geral do Estado (CAGE), concluiu que a comprovação era insuficiente. Nessa altura a Ford já tinha abandonado o projeto. E acusou o Estado de descumprimento do contrato.

Enquanto isso, o deputado federal Jose Carlos Aleluia (PFL-BA), conseguiu a prorrogação do Regime Especial do Nordeste, permitindo que a empresa fosse para a Bahia.

Portanto, a história de que o governo de Olívio Dutra seria o responsável pela perda da montadora não tem o menor fundamento, mas foi alardeada pela imprensa na época.(O Mundo em Movimento)

Nenhum comentário: