sexta-feira, 21 de maio de 2010

FIA prevê modificações no regulamento

Entidade admite falta de clareza nas regras do safety car

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) admitiu, através de um comunicado, que a regra, no que diz respeito ao safety car na pista, é meio confusa e que modificará o regulamento para torná-lo mais claro.
A ideia surgiu após o polêmico episódio da ultrapassagem de Michael Schumacher, da Mercedes, sobre Fernando Alonso, da Ferrari, no GP da Mônaco. A equipe alegou ter interpretado a regra de maneira errada e por isso permitiu a ultrapassagem do piloto alemão.

Visando evitar mais problemas como esse, a entidade fará alterações na regra.

- Os problemas mostrados durante a volta final do GP de Mônaco, que contaram para o campeonato 2010, mostraram uma falta de clareza na aplicação da regra que proíbe ultrapassar com a presença do safety car - disse a FIA, através do documento.

Para que não haja mais problemas de interpretação, a entidade falou da importância da clareza das sinalizações.

- São necessários ajustes nas regras para esclarecer o procedimento que os carros devem respeitar quando a última volta é controlada pelo safety-car, garantindo que a sinalização para equipes e pilotos seja feita de maneira mais clara. Isso evitará que os problemas que ocorreram durante a corrida aconteçam novamente - acrescentou.

A entidade divulgou que a possível alteração do regulamento ocorra em no final do próximo mês.
- A Comissão da Fórmula 1, sob proposta do Grupo de Trabalho Esportivo, vai apresentar uma emenda ao regulamento esportivo para resolver o problema. Estas emendas serão consideradas pelo Conselho Mundial em seu próximo encontro, em Genebra, no dia 23 de junho - encerrou. (Lancenet)

Nenhum comentário: