domingo, 4 de abril de 2010

Vettel finalmente vence e Massa lidera Mundial

Alonso quebra quase no fim e campeonato fica embolado


Depois de abandonar por duas vezes quando liderava, Sebastian Vettel finalmente converteu sua superioridade em vitória no GP da Malásia. O piloto da Red Bull assumiu a ponta na largada, liderou de ponta a ponta e terminou 4s8 à frente do companheiro de equipe Mark Webber, que completou a primeira dobradinha da equipe no ano. Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio, em terceiro.

Felipe Massa terminou em sétimo após uma boa corrida largando da 21ª posição e assumiu a liderança do Mundial, graças à quebra do motor Ferrari de Fernando Alonso na penúltima volta. Agora, Massa soma 39 pontos contra 37 de Alonso e Vettel, 35 de Jenson Button (oitavo na corrida) e Rosberg, 31 de Hamilton (sexto) e 30 de Kubica (quarto).

Também somaram pontos Adrian Sutil (Force India), em quinto, o espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso), em nono, e o alemão Nico Hulkenberg (Williams), em décimo - estes dois últimos marcaram pontos pela primeira vez na Fórmula 1.

Os outros três brasileiros também receberam a bandeirada. Rubens Barrichello foi o 12º após ficar quase parado no grid com seu Williams, enquanto Lucas di Grassi (Virgin), em 14º, e Bruno Senna (Hispania), em 16º, terminaram pela primeira vez uma prova na categoria.

A CORRIDA

Vettel fez excelente largada e assumiu a liderança, seguido por Webber e Rosberg. Massa também fez ótima partida e subiu da 21ª para a 14ª colocação, logo à frente de Button e Alonso, enquanto Hamilton ficou na frente do brasileiro. Já Barrichello teve a corrida comprometida ao ficar praticamente parado no grid e cair para último.

Hamilton foi o grande destaque nas primeiras voltas da corrida, com belas ultrapassagens, e chegou rapidamente ao oitavo lugar. Já o trio formado por Massa, Button e Alonso ficou preso atrás do Toro Rosso de Jaime Alguersuari, perdendo muito tempo. 

O inglês, então, decidiu trocar os pneus logo na décima volta para fugir do tráfego. Button voltou no fim do pelotão, mas com a pista livre, o que o proporcionou uma sequência de boas voltas. Já a dupla da Ferrari preferiu retardar o pit stop e subiu de posições conforme os demais entraram nos boxes ou outros que abandonaram como Michael Schumacher.

Na frente, a dupla da Red Bull disparava na frente, seguida à uma grande distância por Rosberg, Kubica e Sutil. Hamilton, que também retardou seu pit stop, chegou a ficar em terceiro e voltou da parada em quinto lugar.

Massa fez sua única parada quase na metade da prova e voltou em nono, mas como o mais rápido da pista, descontando rapidamente a distância para os pilotos à sua frente. Já Alonso, que já vinha com problemas de câmbio, retardou demais sua parada, apostando num rendimento bem superior nas voltas finais.

Já a briga pela vitória ficou praticamente decidida com a rodada de pit stops, já que a Red Bull fez a troca de Webber dois segundos mais lenta do que a de Vettel. Com isso, as atenções se voltaram para a briga pelas posições intermediárias.

Em quinto lugar, Sutil resistia aos ataques de Hamilton. Já Massa, após batalhar por mais de dez voltas, fez a ultrapassagem em cima de Button, ao mesmo tempo em que Alonso, com pneus novos, se aproximava rapidamente.

Alonso insistiu na tentativa de ultrapassagem sobre Button, o que o manteria à frente de Massa na pontuação. Mas, na penúltima volta, talvez por ter forçado o câmbio demais, o motor Ferrari estourou, deixando-o a pé.
Com boa vantagem, Vettel finalmente converteu a superioridade numa corrida em vitória e a Red Bull, que tem realmente o melhor carro deste princípio de campeonato, fez sua primeira dobradinha na temporada.


CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA MALÁSIA
1° - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1h33m48s412 (56 voltas)
2° - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 4s849
3° - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 13s504
4° - Robert Kubica (POL) Renault - a 18s589
5° - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 21s059
6° - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 23s471
7° - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 27s068
8° - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 37s918
9° - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 1m10s602
10° - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a 1m13s399
11° - Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 1m18s938
12° - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a uma volta
13° - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a duas voltas
14° - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a três voltas
15° - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - a três voltas
16° - Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a quatro voltas
17° - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a cinco voltas

ABANDONOS


Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a dez voltas (mecânico)
Vitaly Petrov (RUS) Renault - a 24 voltas (mecânico)
Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 44 voltas (motor)
Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 47 voltas (porca da roda)
Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 48 voltas (motor)
Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a 54 voltas (colisão)
Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - não largou (motor)
VOLTA MAIS RÁPIDA
Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - 1m37s024, na 53ª

Nenhum comentário: