segunda-feira, 19 de abril de 2010

Toyota pagará multa recorde de US$ 16,4 milhões aos EUA

Motivo é não ter informado sobre problemas em aceleradores de veículos.
Ao pagar multa, montadora assumirá responsabilidade por ocultar defeitos.

A montadora Toyota pagará uma multa recorde de US$ 16,4 milhões imposta pelas autoridades dos Estados Unidos. A punição é pelo fato da fabricante japonesa não ter informado a tempo sobre os problemas no acelerador de vários modelos de sua linha, disse neste domingo (18) uma fonte do governo norte-americano.

Ao pagar a multa, a Toyota estará aceitando sua responsabilidade por ocultar o defeito na segurança dos veículos afetados, disse a fonte. Com o problema, o pedal do acelerador fica preso e o motorista não consegue parar o carro.

O governo dos EUA acusou a Toyota de conhecer o defeito dos aceleradores em setembro de 2009 e ter esperado até 21 de janeiro para anunciar o recall. Sem dar detalhes, a fonte governamental anônima disse que a multinacional japonesa aceitou pagar a multa.

Desde outono passado, a Toyota tem feito o recall de oito milhões de veículos, seis milhões nos Estados Unidos, por causa de tapetes que podiam se enroscar nos pedais de aceleração e de pedais que travavam.

E-mail prova que executivo da Toyota sabia de problemas, diz jornal

De acordo com o jornal 'The New York Times', um executivo de operações americanas da Toyota pediu a seus colegas que "esclarecessem" que havia problemas mecânicos com os pedais de aceleração que travavam, três dias antes de a companhia se encontrar com autoridades da NHTSA, agência americana responsável pela segurança no trânsito, para discutir um recall.

Segundo documentos recolhidos na semana passada, em uma mensagem de e-mail a um colega japonês em 16 de janeiro, Irving Miller, o então vice-presidente para assuntos ambientais e públicos da Toyota Motor Sales USA, disse que alguns pedais de aceleração da montadora tinham "uma tendência à falha mecânica".

"Não estamos protegendo nossos consumidores ao manter isso em silêncio", Miller disse a seu colega, Katsuhiko Konagei, coordenador de comunicações para as operações japonesas da Toyota. "O momento de esconder isso acabou. Precisamos esclarecer as coisas", Miller disse.

A resposta de Konagei foi incluída nos documentos. "Não deveríamos mencionar as falhas mecânicas" dos pedais de aceleração, disse Konagei, porque a companhia não havia esclarecido a causa do problema nem encontrado uma solução.

A mensagem de e-mail estava entre as 70 mil páginas de documentos da companhia, requisitados pelo Departamento de Transporte e os comitês congressionais, que estão investigando os recalls da Toyota.
(G1 - Com informações da AFP e da EFE)
 

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