domingo, 18 de abril de 2010

Button vence na China e assume a ponta do Mundial de Fórmula 1

Em mais uma corrida emocionante sob chuva, Hamilton dá show, Schumi vira saco de pancadas e Massa perde posições na tabela após ficar só em nono

O campeão mundial Jenson Button venceu neste domingo o Grande Prêmio da China de Fórmula 1 e assumiu a liderança na classificação geral. Numa corrida emocionante, com chuva, Button acertou na estratégia e superou o companheiro de equipe Lewis Hamilton, que deu show de ultrapassagens e completou a dobradinha da McLaren. Nico Rosberg, da Mercedes, também teve boa atuação e foi o terceiro.

Com o resultado, Button assumiu a liderança do campeonato com 60 pontos, dez a mais do que o novo vice-líder Rosberg. Hamilton subiu para 49 e está empatado no terceiro lugar com o bicampeão Fernando Alonso, que teve boa recuperação após uma punição por queima de largada e acabou em quarto.

O grande derrotado do fim de semana foi Felipe Massa, que teve uma corrida complicada e conseguiu apenas a nona posição. Ele, que liderava o Mundial antes da corrida da Xangai, caiu de primeiro para sexto no campeonato, com 41 pontos, quatro atrás do alemão Sebastian Vettel, que não capitalizou sua pole position e terminou em sexto.

Também marcaram pontos na China o polonês Robert Kubica, que fez mais uma boa prova com seu Renault e foi o quinto, seu companheiro de equipe Vitaly Petrov, que também teve boa atuação e acabou em sétimo, Mark Webber, em oitavo, e Michael Schumacher, décimo após levar várias ultrapassagens em quase toda a corrida.

Em relação aos demais brasileiros, Rubens Barrichello foi o 12º com seu Williams, Bruno Senna, da Hispania, acabou em 16º, e Lucas di Grassi, da Virgin, abandonou na oitava volta.

A CORRIDA

Alonso tomou a liderança após a largada, seguido por Webber, Vettel, Rosberg, Button, Hamilton e Massa. Mais atrás, uma confusão envolvendo Vitantonio Liuzzi e Kamui Kobayashi fez o safety car entrar na pista. Ao mesmo tempo, uma garoa já deixava o asfalto úmido e muitos pilotos optaram por entrar nos boxes. Já Rosberg, Button, Kubica e Petrov ficaram na pista e se deram bem, pois a chuva parou logo e quem pôs pneus intermediários teve de voltar aos boxes pouco depois da relargada.

Quem mais uma vez se deu mal nas estratégias foi a Ferrari, já que seus dois pilotos perderam muitas posições com a troca de pneus equivocada. Alonso, ainda por cima, foi punido por ter queimado a largada. Aos poucos, o espanhol foi se recuperando e, quando a chuva aumentou de novo e todos tiveram de colocar pneus intermediários, ele passou Felipe na entrada dos boxes numa manobra até perigosa - o brasileiro teve de tirar o carro para evitar uma batida.

A manobra de Alonso sobre Massa na entrada dos boxes foi...

A corrida, que já era uma grande e emocionante loteria, mudou de rumo com nova intervenção do safety car na 22ª volta após Alguersuari danificar sua asa dianteira e deixar detritos pela pista. Com isso, o pelotão se reagrupou e a ordem era a seguinte: Button, Rosberg, Kubica, Petrov, Schumacher, Webber, Hamilton, Vettel, Adrian Sutil, Alonso, Barrichello e Massa.

Após a nova relargada, as brigas se sucederam e o grande destaque foi Hamilton, que abriu caminho com lindas manobras até chegar ao terceiro lugar. Alonso também fez belas ultrapassagens até alcançar a quarta posição, enquanto Vettel e (principalmente) Massa ficavam presos no tráfego e perdiam muito tempo em relação aos líderes.

Já Schumacher vinha sendo o saco de pancadas da corrida, sofrendo ultrapassagens por todos os lados: Hamilton, Vettel, Sutil e Petrov foram alguns dos algozes do heptacampeão, que ainda foi superado pelo grande amigo Massa na penúltima volta.

A chuva, que era fraca de início, aumentou gradativamente e os pilotos foram obrigados a colocar novos jogos de pneus intermediários. Hamilton foi o primeiro a parar e se deu bem sobre Rosberg, que entrou nos boxes uma volta depois, assim como Button, que manteve a ponta sem problemas. 

Os dois pilotos da McLaren partiram então para uma briga franca pela vitória e Button começou a abrir vantagem pois, aparentemente, tinha os pneus em melhor estado. Mas, quando já tinha quase dez segundos de frente, o atual campeão deu uma escapada a cinco voltas do fim e perdeu tempo. Hamilton aproveitou para tentar um último ataque mas não conseguiu se aproximar o suficiente para tentar uma ultrapassagem.
A próxima corrida será daqui a três semanas, na Espanha.

RESULTADO FINAL DO GP DA CHINA
1º - Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - 56 voltas em 1h44m42s163
2º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - a 1s530
3º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 9s484
4º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 11s869
5º - Robert Kubica (POL) Renault - a 22s213
6º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 33s310
7º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a 47s600
8º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 52s172
9º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 57s796
10º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 1m01s749
11º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 1m02s874
12º - Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a 1m03s665
13º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 1m11s416
14º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a uma volta
15º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a uma volta
16º - Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a duas voltas
17º - Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth - a quatro voltas
ABANDONOS
Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a 29 voltas/mecânico
Lucas di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a 47 voltas/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a 48 voltas/motor
Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 56 voltas/colisão
Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 56 voltas/colisão
Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 56 voltas/colisão
Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a 56 voltas/colisão
MELHOR VOLTA
Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m42s061, na 13ª
 (Lancenet)

Nenhum comentário: