quinta-feira, 11 de março de 2010

Pagani Zonda F 2007 ainda está à venda


Que tal comprar um carro fabricado há três anos, mas que nunca foi emplacado? Além disso, o veículo é tratado a pão-de-ló e tem 70 quilômetros rodados. Só tem um porém. A loja cobra pelo automóvel o mesmo valor de um 2010: R$ 4.250.000.


O veículo do qual estamos falando ficou conhecido no País inteiro por ser o carro mais caro do Brasil. O Pagani Zonda F Clubsport 2007/2008 na cor amarela chegou em 2008 com preço sugerido de R$ 4 milhões. Dois anos depois, o carro continua à venda, mas por R$ 4,25 milhões, preço de tabela para o Zonda F importado pela Platinuss. Pelo mesmo valor é possível comprar um modelo 2010, mas será necessário esperar cerca de 90 dias para a entrega do pedido.

Mas qual o motivo de o modelo que roda há dois anos entre guinchos e estandes de exposição ter o mesmo preço de um zero-quilômetro? 'Em casos de superesportivos, não há como calcular a depreciação do modelo, pois o cálculo dos preços é feito pela média dos veículos que são vendidos', explica Joel Leite, da agência AutoInforme. 'Se há somente um carro, o preço do veículo é o imposto pelo proprietário'.

Segundo a Platinuss, o Zonda fez uma revisão logo após chegar ao País. Contudo, a loja não informou se o motor V12 de 659 cv de potência teve seu óleo trocado ou se o modelo fica sobre cavaletes. O iCarros passou em frente à loja, em São Paulo, por seis vezes nos últimos dois meses. Em todas as oportunidades o superesportivo estava exposto no chão.

'Se o carro ficar parado sempre na mesma posição por muito tempo por ocorrer a ovalização (deformação) dos pneus', explica Valter Nishimoto, da oficina Frison. 'Caso o motor não seja ligado periodicamente os fluidos podem sofrer decantação de aditivos, além de outros problemas'. Não há estimativa do custo da troca de óleo do Zonda, mas segundo Nishimoto, a conta não sairia por menos de R$ 1 mil.

Contudo, o futuro proprietário do Zonda F não precisará se preocupar com possíveis problemas com o modelo fabricado em 2007. A Platinuss oferece garantia de dois anos para todos os modelos que importa. Além disso, por nunca ter sido emplacado, o modelo não pagará o IPVA retroativo aos anos em que ficou parado. Um alívio para um veículo cujo imposto em São Paulo é de R$ 170 mil anuais.
(icarros)

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