terça-feira, 2 de março de 2010

Mercedes-AMG revela motor 5.5 V8 biturbo

Novo conjunto motriz é 25% mais econômico e emite 28% menos CO2



A Mercedes-AMG divulgou nesta segunda-feira (1) o novo motor 5.5 V8 que utilizará nos esportivos da marca em substituição o atual 6.2 V8. Embora o novo propulsor seja menor, ele contará com o auxílio de dois turbos para gerar torque superior ao da unidade aspirada que sucederá.
 
Chamado de M 157 dentro da fábrica, a unidade produz 544 cavalos de potência e 81,6 kgfm de torque, suficientes para acelerar o S 63 AMG - modelo no qual debutará em setembro -  aos 100 km/h em 4s5 e levá-lo a uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). Quando configurado com um pacote de performance oferecido pela AMG, entretanto, o propulsor passa a gerar 571 cv e 91,8 kgfm de torque, responsáveis por acelerar o S 63 AM aos 100 km/h em 4s4 e atingir uma velocidade máxima de 300 km/h. A principal alteração para o ganho de potência, anunciou a Mercedes, é o aumento da pressão das turbinas de 1,0 bar para 1,3 bar.
 
Apesar do alto rendimento, quando equipado no modelo S 63 AMG o propulsor 5.5 V8 realiza consumo médio de 9,5 km/l, média 25% inferior ao atual sistema motriz, enquanto a emissão de CO2 foi reduzida para 246 g por quilômetro, 28,5% menos que o propulsor atual. Para tanto, o novo motor utiliza injeção direta de combustível, sistema start-stop (que desliga o veículo quando este se encontra parado), comando de válvulas variável tanto na admissão quanto no escape e vai acoplado ao câmbio de 7 marchas Speedshift.
 
“Com o novo motor V8 biturbo AMG e a transmissão de 7 marchas, nós estamos enfrentado desafios do futuro e nos focando em consumo de combustível e emissões de poluentes mais intensamente que antes. Nosso novo motor de alta performance mostra que a AMG ocupa uma posição líder tanto em termos de eficiência quanto em nosso compromisso com performance”, informou Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-AMG.
 
O M 157 também usa a mesma estratégia de recarga da bateria que o atual 6.2, a qual aproveita parte da energia dissipada nas desacelerações. O 5.5 V8 atende à norma de emissão europeia Euro 5. Confira imagem do novo motor ao lado.
(Carro Online)

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