quinta-feira, 11 de março de 2010

Bahrein abre F1 com maior número de campeões desde 99

Destaque da temporada, Alonso estreia oficialmente pela Ferrari na corrida do Bahrein, às 9h (de Brasília) de domingo

Uma temporada de campeões. Assim pode ser definido o Campeonato Mundial de Fórmula 1 que começará a partir das 4h (de Brasília) desta sexta-feira, com os treinos livres do Grande Prêmio do Bahrein. Com o retorno de Michael Schumacher, a categoria reunirá quatro pilotos com ao menos um título conquistado pela primeira vez desde 1999. Naquele ano competiam, além do alemão, o finlandês Mika Hakkinen, o britânico Damon Hill e o canadense Jacques Villeneuve. 

Em 2010, Schumacher, dono de sete títulos mundiais, está retornando à pista após três anos de aposentadoria e desafiará outros três nomes já consagrados: o espanhol Fernando Alonso, campeão em 2005 e 2006, e os britânicos Lewis Hamilton (2008) e Jenson Button (2009).

A temporada que está para começar marca ainda o retorno do nome Mercedes-Benz à Fórmula 1. Embora já estivesse ligada ao campeonato como fornecedora de motores de McLaren, Brawn GP e Force India, a montadora alemã não tinha uma equipe de fábrica há 55 anos. Em 1954 e 1955, a marca conduziu o argentino Juan Manuel Fangio a dois dos cinco troféus que detém.

Fora a Mercedes, a Sauber e a Lotus também retornam, porém de ausências bem menores: de respectivamente quatro e 15 anos. As escuderias se juntarão às novatas Virgin, que contará com Lucas di Grassi, e Hispania Racing, que terá Bruno Senna. Ambos os brasileiros também iniciarão suas trajetórias na categoria, assim como o russo Vitaly Petrov, da Renault, o alemão Nico Hulkenberg, da Williams, o indiano Karun Chandhok, da Hispania. Não havia tantos estreantes em uma mesma temporada desde 1994.

As novidades na Fórmula 1 neste ano, no entanto, não param em pilotos e equipes. No regulamento, a principal mudança foi a proibição do reabastecimento, que era permitido durante as corridas desde 1994. Agora, os carros comportam tanques maiores, e os pilotos estão liberados para disputar de forma efetiva a pole position, pois a quantidade de gasolina utilizada nos treinos de definição do grid de largada não precisará mais ser levada à prova. Por outro lado, outra alteração obrigará os dez melhores pilotos da parte final da classificação a começarem os grandes prêmios com os mesmos pneus usados no treino.
(Terra)

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