domingo, 7 de março de 2010

Abarth 500C



Carlo Abarth fez história dentro e fora das pistas, tanto competindo quanto construindo carros de corrida. O ex-piloto nascido na Áustria se especializou na preparação de automóveis de passeio e fez tanto sucesso que acabou vendendo sua empresa para a Fiat em 1971. 


Abarth pode não estar mais entre nós, mas deixou um legado de esportividade que é cultuado pela Fiat até hoje. Prova disso é a versão apimentada do 500C, uma das atrações da empresa ao lado do Punto Evo.

O simpático conversível passou por uma transformação geral para ficar com cara de poucos amigos. Desde as rodas de 17 polegadas até a bela combinação de cores na carroceria, todos percebem que há algo de diferente no pequeno Cinquecento.

Os para-choques de desenho agressivo com entradas de ar mais vistosas indicam o temperamento esportivo do carro. Todos os logotipos da Fiat foram substituídos por brasões nas cores amarelo e vermelho, que ostentam um escorpião – o signo de Abarth – no centro. As saias laterais e o para-choque traseiro com duas ponteiras de escape nas extremidades são outros detalhes exclusivos.

A carroceria pode ser pintada em duas combinações de cores: preta e branca ou duas tonalidades distintas de cinza. Já a capota de tecido – que pode ser tingida de preto ou cinza titânio – tem acionamento elétrico e se recolhe rapidamente atrás do banco traseiro.

O interior também não esconde a veia esportiva: os bancos dianteiros do tipo concha entregam as raízes do 500C. Outros detalhes, como o volante esportivo com borboletas para trocas de marcha e o acabamento diferenciado, mostram que este carrinho foi feito para quem gosta de altas emoções.

E é exatamente isso que o 500C entrega na hora de acelerar: o motor 1.4 Turbo de 16 válvulas desenvolve 140 cv, cavalaria suficiente para fazer com que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e atinja a velocidade máxima de 205 km/h. Se você ainda não estiver satisfeito, basta pressionar o botão Sport no console central para modificar o mapeamento do motor e alterar os ajustes da pressão do turbo e até as respostas da direção.

A transmissão manual automatizada de seis velocidades, por sua vez, deriva da caixa Abarth Competizione, projetada para os carros de competição. O condutor ainda conta com o auxílio de uma luz que indica a rotação apropriada para trocar de marcha. Outros sistemas, como o Controle de Transferência de Torque (ou TTC, em inglês), que distribui a força do motor entre os eixos dianteiro e traseiro, e a Unidade de Controle da Transmissão (TCU), responsável por otimizar o tempo das trocas de marcha, também atuam para tornar a experiência de dirigir o 500C inesquecível.

Mas a segurança não foi deixada de lado pela Abarth. O conversível vem com sete airbags (dois frontais, dois laterais, outros dois do tipo cortina e um para proteger os joelhos do motorista), freios com sistema anti-travamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade (ESP), controle de derrapagens (ASR) e assistência de arrancada em aclives.
(Revista Quatro Rodas)

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