sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

General Motors vai encerrar a marca de utilitários Hummer

Empresa chinesa Tengzhong não finaliza compra da marca.
Hummer é o símbolo dos carros americanos grandes e 'beberrões'.

A General Motors anunciou nesta quarta-feira (24), em Detroit (EUA), que a venda da marca Hummer ao grupo chinês Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machines Co. Ltd não pôde ser finalizada. O motivo não foi divulgado, mas a GM confirma que irá encerrar as operações da marca.


De acordo com a montadora, 3 mil funcionários serão demitidos. No entanto, a empresa destaca que alguns destes funcionários trabalham com outras marcas, o que deve minimizar o impacto real sobre o emprego.


A Hummer, que já foi fonte de lucro para a companhia norte-americana e ganhou grande destaque na guerra do Iraque, tornou-se um peso após o aumento dos preços dos combustíveis no país. Assim, a demanda por seus veículos utilitários de alto consumo de gasolina caíram drasticamente. 


"Nós consideramos uma série de possibilidades para Hummer durante esse percurso e estamos desapontados que a negociação com Tengzhong não pôde ser completada”, afirmou  o vice-presidente de planejamento corporativo e alianças da GM, John Smith.


A partir de agora, a GM vai diminuir gradativamente as atividades de Hummer, mas continuará oferecendo serviços de suporte e peças de reposição para os proprietários.
(G1)

Nenhum comentário: