terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Protótipo da VW antecipa novo Jetta


Cupê híbrido une desempenho com baixo consumo de combustível


A Volkswagen revelou nesta segunda-feira (11), no Salão de Detroit, um novo cupê compacto conceitual que pode antecipar as formas da futura geração do Jetta. O veículo, cujo nome ainda não foi revelado, é um híbrido que utiliza o motor 1.4 TSI, que gera 150 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, em conjunto com um propulsor elétrico, responsável por incluir mais 27 cv no sistema. A fabricante apresentará no próximo mês uma variante 4 portas do modelo, a qual poderá nos dar detalhes ainda mais concretos do futuro sedã médio da fabricante.

A união dos dois sistemas de propulsão permite com que o cupê acelere aos 100 km/h em 8s6 e atinja a velocidade máxima de 227 km/h, sem sacrificar o meio ambiente. De acordo com a VW, o modelo emite apenas 98 g/km de CO2 e possua o consumo médio de 23,8 km/l. Para atingir tal façanha a VW investiu no gerenciamento eletrônico e na atuação dos motores. Em tráfego pesado o motor elétrico assume a função de mover o veículo até que a bateria de 1,1 kWh se descarregue, momento em que o propulsor a gasolina assume a função de mover o modelo e estocar eletricidade para o sistema elétrico. O veículo conceitual da VW também utiliza o sistema Start-Stop (que desliga o motor do veículo quando este se encontra parado).

Além do sistema de freios regenerativos, que aproveitam a velocidade do veículo para gerar eletricidade, há um sistema de embreagem que desacopla o motor elétrico do eixo, de modo a permitir com que o protótipo não perca velocidade exageradamente no momento em que o motorista retirar o pé do acelerador. Quando potência máxima se faz necessária os dois motores trabalham em conjunto.

O conceito, que possui 4,54 m de comprimento, 2,65 m de entreeixos, 1,78 m de largura e 1,41 m de altura possui a capacidade para transportar quatro pessoas e possui porta malas com 380 l de capacidade. Entre os itens de série se destacam o computador de bordo, com tela touch screen de 8”, rodas de aro 19”, faróis de led, volante multi-função e aerofólio traseiro. Confira as fotos ao lado.









(Terra)

Nenhum comentário: