terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ford recebe prêmios da imprensa especializada no Salão de Detroit

A Ford começou o Salão do Automóvel de Detroit com o pé direito ao receber da imprensa especializada os prêmios de melhor carro do ano e melhor utilitário do ano na América do Norte.

Os modelos vencedores foram o Ford Fusion Hybrid, na primeira categoria, e o Transit Connect, na segunda.

Nos últimos 17 anos, só em outras duas ocasiões os dois prêmios foram entregues a veículos da mesma montadora.

O presidente da Ford para o continente americano, Mark Fields, disse em comunicado que "ganhar os dois prêmios é uma confirmação de que o plano ONE Ford está funcionando, gerando produtos líderes no setor para nossos clientes".

Os dois prêmios foram entregues na abertura do Salão de Detroit por 49 jornalistas especializados dos Estados Unidos e Canadá.

O salão abriu suas portas hoje com o primeiro de dois dias dedicados à imprensa. Depois, recebe o público entre os dias 16 e 24 deste mês.

Após um ano marcado pela pior crise do setor em nível mundial, mas especialmente nos EUA, as principais montadoras chegaram a Detroit claramente com orçamentos reduzidos.

A Ford, a única das três grandes montadoras americanas que não precisou de ajuda pública para sobreviver em 2009, apresentou hoje o Ford Focus 2012, tratado como o primeiro carro global da marca.

A General Motors (GM) também expressou seu interesse em lutar pelo segmento dos veículos menores com os modelos Chevrolet Cruze e Chevrolet Aveo. A montadora se limitou a mostrar hoje dois protótipos (GMC Granite e Buick Regal RS) e a versão Denali do GMC Acadia.

O grupo Chrysler, que atualmente reestrutura toda sua produção de veículos e que se destacou em anos anteriores por suas apresentações espetaculares, não programou nenhuma entrevista coletiva pelo fato de não contar com novos automóveis.

Além de veículos pequenos, os fabricantes se concentraram este ano em modelos híbridos e elétricos.

A Toyota apresentou o protótipo FT-CH, um híbrido menor que o Prius e com o qual marca japonesa quer chamar a atenção dos motoristas mais jovens.

(EFE)

Nenhum comentário: