quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Montadoras apostam em 2010 como o melhor ano da indústria automobilística

Novos investimentos das fabricantes de carros já somam R$ 16,2 bilhões.
Empresas se preparam para atender mercado de 3,4 milhões de veículos.


A expectativa da indústria automobilística nacional para o início de 2010 nada se parece com o que foi visto durante os três primeiros meses de 2009.


Sem a ameaça de demissões, previsão de PDVs (Programa de Demissão Voluntária) para reajuste de produção ou suspensão de trabalhadores, as fabricantes de veículos estão em ritmo acelerado para atender à forte demanda de carros esperada para o próximo ano.


Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 2010 será o melhor ano da história do setor no país, com crescimento de 9,3% nas vendas, o que corresponde ao volume de 3,4 milhões de unidades. A dimensão do mercado é representada pelo grau dos investimentos anunciados nos últimos meses, que somam R$ 16,2 bilhões — montante que subirá com o novo ciclo de investimentos que será anunciado pela Fiat no ano que vem.


A maior parte dos investimentos vem da Volkswagen, R$ 6,2 bilhões. A montadora quer atingir a liderança do mercado brasileiro, título mantido consecutivamente pela Fiat desde 2005. A vantagem que a Volkswagen leva está no trabalho feito em 2009. A montadora cresceu em participação de mercado, porque, quando a crise econômica atingiu o setor, decidiu não colocar o pé no freio. Pelo contrário, chegou até a fazer contratações entre janeiro e fevereiro. Quando o mercado retomou, a Volks tinha produtos à disposição dos clientes e isso fez com que suas vendas subissem.


Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), até novembro a Volkswagen tinha 22,94% do mercado de automóveis e comerciais leves (picapes, utilitários etc).


Já a Fiat lidera com 24,56%. Porém, a Volks encabeça o segmento de automóveis, com 25,46% do mercado, contra 25,05% da italiana. Como a Fiat ainda mantém a liderança pelo volume que vende no segmento de comerciais leves, a marca alemã passou a investir mais em picapes e lançou a nova Saveiro. Para janeiro de 2010, a montadora reserva a nova picape média da marca, a Amarok. Com a investida, a briga ficará mais acirrada.

(G1)

Nenhum comentário: