quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Iveco Daily 4x4 roda até na água



Com o objetivo de chamar a atenção do mundo para os habitantes de Mali, que, em sua maioria, são privados do direito a água, um Daily 4x4 atravessou o canal da Córsega - ilha entre a França e a Itália.

Projeto - Batizado Terramare, o veículo anfíbio experimental da Iveco continuou sua viagem ao longo do rio Pó, entre Bastia, na França, e o porto de Viareggio, na Itália – trajeto, aliás, feito no ano passado por uma mesma versão do modelo Panda também criada por Zanisi. A uma primeira olhada, o Daily 4x4 especial não difere muito do modelo original. Além de novas partes mecânicas e do casco de aço soldado internamente, ele ganhou sistema de propulsão de jatos d´água e tanques suplementares de combustível com uma capacidade total de 300 litros.

Com as mudanças feitas pelo engenheiro italiano, o Daily 4x4 ganhou velocidades máximas de 100 km/h em terra e de 10 km/h na água. O próprio Zanizi, acompanhado de Roberto Cibrario, vice-presidente Senior da Iveco Veículos Especiais, fez a viagem de aproximadamente 14 horas e 75 milhas náuticas (140 quilômetros) em solidariedade aos habitantes do país africano.

A iniciativa da montadora também apoiou a Ong internacional LVIA (Associazione Internazionale di Volontariato Laico). A entidade promove um projeto de abastecimento de água e saneamento ao longo do rio Níger, que está apoiando 12 mil pessoas e garantindo 25 litros de água potável por habitante ao dia em uma base permanente.



(José Carlos Cabral – DA REDAÇÃO/CANAL DO TRANSPORTE -)

Nenhum comentário: