quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Agrale apresenta ônibus híbrido em Santiago do Chile


Empresa volta a tecnologia ao transporte público.
Modelo possui motores a diesel e elétrico.

A Agrale apresentou, nesta quarta-feira (18), seu ônibus híbrido — movido a diesel e a eletricidade — em Santiago do Chile. Segundo a empresa, o veículo reduz o consumo de combustível em aproximadamente 30% e, consequentemente, a emissão de poluentes na mesma proporção. A tecnologia é indicada para sistemas de transporte público de grandes cidades.


“Nosso objetivo é apresentar o veículo às autoridades responsáveis pelo transporte urbano das grandes metrópoles e ao mesmo tempo colher informações e resultados que contribuam para o aperfeiçoamento do produto”, disse em nota o presidente da Agrale, Hugo Zattera.


O veículo utiliza dois motores elétricos como fonte de tração e um motor a diesel como fornecedor de energia. A exemplo dos carros híbridos e elétricos, o sistema de gerenciamento eletrônico garante o reaproveitamento da energia despendida nas frenagens e desacelerações, para ser utilizada na alimentação dos motores elétricos.


O primeiro veículo com a tecnologia é um ônibus urbano “low entry”, que facilita o acesso dos passageiros, encarroçado pela Marcopolo sobre chassi midibus Agrale com motor traseiro Cummins ISBE de 170 cv de potência.

(G1)

Nenhum comentário: