terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mistura de álcool na gasolina pode ser reduzida

Medida poderá ser adotada caso haja risco de desabastecimento.
Se for necessário, o percentual da mistura cairá de 25% para 20%.

O governo federal está analisando a redução da mistura de álcool anidro na gasolina. A ideia poderá ser posta em prática caso se verifique risco de desabastecimento do combustível durante a entressafra da cana no Centro-Sul do país. " Não há nada que indique ainda risco de desabastecimento ", disse Manoel Vicente Bertone, secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura.



O índice de mistura atual de anidro na gasolina é de 25%. Se houver necessidade, o percentual da mistura será diminuído para 20%, de acordo com a proposta que está em estudo. Isso significaria uma " economia " de 100 milhões de litros de álcool anidro durante a entressafra.


"O governo reúne-se a cada 15 dias com representantes das usinas, distribuidoras e ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para discutir o quadro de oferta e demanda nacional. Por enquanto, não há necessidade de redução da mistura " , disse Bertone.


Há cerca de 15 dias, a paridade entre os preços do álcool produzido nos Estados Unidos, líder mundial na fabricação do combustível, e do Brasil indicava maior vantagem para a importação do etanol americano.


De acordo com o dirigente do Ministério da Agricultura, os preços no começo do mês de outubro mostravam que a importação do álcool produzido pelos americanos estava mais vantajosa que as cotações do combustível no mercado interno. Por enquanto, não houve registros de importação de etanol.

(G1)

Nenhum comentário: