quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conama aprova inspeção veicular a estado com frota de 3 milhões de veículos

Órgãos de controle terão 12 meses para elaborar plano de inspeção.
Atualmente, só cidade de São Paulo e estado do Rio fazem fiscalização.

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou na noite desta terça-feira (20) proposta que torna obrigatória a inspeção veicular nos estados e cidades do país com mais de 3 milhões de veículos. Atualmente, a inspeção é obrigatória apenas na cidade de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro.



Pela proposta aprovada, devem passar pela inspeção para controle de poluição “todos os veículos automotores, motociclos e veículos similares, independentemente do tipo de combustível que utilizem”.



A norma começa a valer após publicação no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nos próximos dias. Segundo o Conama, entretanto, a inspeção poderá ser feita em apenas parte da frota de cada região, a critério de cada órgão de fiscalização.


Junto com os municípios, os órgãos responsáveis de cada região terão 12 meses para apresentar um plano de inspeção dos veículos aos órgãos estaduais de meio ambiente. A partir de sua implementação, veículos que não tenham passado pela fiscalização não terão a licença renovada.


Com a ampliação do controle, o Conama pretende reduzir os casos de poluição decorrentes de falhas de manutenção e de alteração nos projetos originais dos veículos.

(G1)

PS>>>>Se fosse um país sério aprovaria esta medida, mas como não é, aqui no Rio de Janeiro, é uma verdadeira bagunça, a começar pelo cargo de presidente do Detran que é político, já deu para se ter uma idéia. Corrupção, pessoas não qualificadas fazem a vistoria, não conhecem o mínimo de automóveis para tal cargo. Acho uma tremenda perda de tempo, só aumenta a burocracia que só faz aumentar a corrupção existente que não é pouca.

Nenhum comentário: