
Palco inaugural da categoria sediará GP inglês pela última vez
Um dos palcos mais tradicionais da Fórmula 1, Silverstone se despedirá da categoria no próximo domingo para tristeza demuitos fãs e dos pilotos – Donington Park será o palco do GP inglês a partir de 2010.
Base aérea do país na II Guerra Mundial, Silverstone também foi uma fazenda com plantações de cereais. Em 1948, o automóvel clube local deu ao fazendeiro JamesWilson Brown a missão de construir uma pista em dois meses. E, no dia 2 de outubro daquele ano, foi realizada a primeira corrida no país após vários anos devido à guerra.
Dois anos depois, Silverstone foi o cenário da primeira corrida da Fórmula 1 e passou a ser adorada por ter curvas de altíssima velocidade e longas retas (veja no gráfico ao lado a evolução do traçado).
– A sensação de voltar a Silverstone é ótima. A pista é veloz, mas muito segura. Para mim, a curva Becketts é uma das melhores do mundo – falou Rubens Barrichello, vencedor da prova em 2003.
A maioria dos 20 pilotos do grid correu em Silverstone antes da F-1.
Muitas categorias de base são disputadas na Inglaterra e eles estão acostumados ao assédio dos fãs, que acampam nas cercanias da pista e sempre buscam autógrafos.
Ironicamente, foi um ídolo inglês, o campeão de 1996 Damon Hill, que perdeu a briga para manter a F-1em Silverstone. Presidente do Clube de Pilotos da Grã-Bretanha, responsável pela pista, Hill não teve grana para resistir à investida de Donington.
– Ninguém é insubstituível, mas a nostalgia é um ingrediente que torna algo mais valioso no futuro, porque é pura história – lamentou Hill.
Nenhum comentário:
Postar um comentário