terça-feira, 30 de junho de 2009

Carro da Brawn custou R$ 1,3 bilhão, diz Wurz

Honda investiu pesado em modelo que não seria dela


Ex-piloto de testes da Honda, o austríaco Alexander Wurz revelou que a montadora japonesa gastou cerca de 500 mil euros (aproximadamente R$ 1,3 bilhão) no ano passado durante a concepção do carro que viria a ser usado pela Brawn GP na temporada deste ano da Fórmula 1. Batizado de BGP 001, o modelo venceu seis das oito corridas do Mundial com Jenson Button - a Brawn lidera o Mundial de Construtores com 30,5 pontos de vantagem sobre a segunda colocada Red Bull.



Segundo Wurz, que ficou sem emprego depois que a Honda abandonou a categoria devido à crise financeira mundial, o carro foi testado em cinco túneis de vento diferentes para aprimoramento da parte aerodinâmica.



- O carro foi levado a três diferentes direções no túnel de vento. Duas foram tidas como erradas, então a equipe apenas mudou o caminho. A Brawn tem provavelmente o carro mais caro com o menor orçamento operacional da História - disse o austríaco à revista alemã "Auto Motor und Sport".



Mesmo após anunciar sua saída, em dezembro de 2008, a Honda continuou o desenvolvimento do carro até fechar a venda para Ross Brawn, que manteve a escuderia através do dinheiro de novos patrocinadores, das receitas da FOM (entidade que controla os interesses comerciais da F-1) e de quatro meses de salários dos funcionários pagos pela montadora.


Nenhum comentário: