terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Álcool combustível segue vantajoso em 17 estados

Preço do álcool caiu em 11 estados, destaque para Bahia e Maranhão.
Gasolina é mais vantajosa no Amapá, Roraima, Pará, Paraíba e Amazonas.

O álcool combustível permanece competitivo no tanque dos carros flex em 17 Estados, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, referentes à semana terminada em 28 de novembro. A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% dos motores à gasolina. O número de Estados em que o álcool permanece competitivo é o mesmo registrado na semana anterior. A gasolina segue vantajosa em 10 Estados.


Segundo o levantamento, os Estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. A gasolina continua mais vantajosa principalmente no Amapá, Roraima, Pará, Paraíba e Amazonas.


Na semana terminada em 28 de novembro, o preço médio do álcool caiu em 11 Estados, e subiu em 16 Estados em relação à semana anterior. As maiores quedas foram registradas na Bahia (-1,33%), Maranhão (-1,17%) e Sergipe (-1,02%). As maiores altas foram registradas em Mato Grosso (4,23%), Rondônia (0,99%) e Amapá (0,89%).


De acordo com Plínio Nastari, da Datagro, se todos os usuários de carros flex seguissem a relação de competitividade, hoje cerca de 87% da frota de flex estaria utilizando etanol.

Nenhum comentário: